Política

AUTORIDADES DA RÚSSIA AINDA NÃO ENTREGARAM CORPO DE ALEXEI À FAMILIA

Esposa do opositor de Putin morto em prisão segue a luta para "libertar" a Rússia pelo canal YouTube (Com The Sun e Le Monde)
Tasso Franco , Salvador | 19/02/2024 às 11:51
Yulia Navalnaia, esposa de Alexei Navalni
Foto: Capture D'Ecran
  Segundo o portal do The Sun (Londres) Surgiu agora um clipe que mostra uma van - supostamente carregando seu corpo machucado - em um comboio de veículos prisionais e dois carros de patrulha da polícia à noite.

Um carro não estava identificado, possivelmente uma escolta do serviço de segurança do FSB.

A corrida de 35 milhas à meia-noite em temperaturas de -30 ° C começou no dia em que Navalny teria morrido em sua prisão no Ártico e continuou na manhã de sábado.

Aconteceu poucas horas antes de a mãe de Navalny, Lyudmila, 69, e o advogado chegarem à prisão infernal na tentativa de recolher seu corpo.
A van do Serviço Penitenciário Federal de design soviético que supostamente transportava Navalny é apelidada de ‘Buhan ka’ – ou pão.

Depois de deixar a prisão, a carreata seguiu para Labytnangi antes de cruzar o congelado Ob, o sétimo maior rio do mundo, até Salekhard, segundo o meio de comunicação independente Mediazona.

Na manhã de sábado, temia-se que o corpo de Navalny tivesse desaparecido quando não estava no necrotério para onde sua mãe foi enviada pelos funcionários da prisão.

Mais tarde, foi revelado que estava em um necrotério diferente, vigiado de perto pela polícia - gerando rumores de um encobrimento.
“A pessoa está convulsionando, estão tentando contê-la, mas as convulsões podem ser muito fortes e por isso aparecem os hematomas”.

Também houve sinais de que os médicos da prisão tentaram ressuscitar Navalny, porque havia sinais de “compressões torácicas”.

A mãe e os advogados de Navalny foram impedidos de entrar no necrotério depois que o Kremlin rapidamente declarou a causa oficial da morte como “síndrome da morte súbita”.

Nenhuma autópsia oficial foi realizada.

A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, disse: “De manhã cedo, a mãe e os advogados de Alexei chegaram ao necrotério.

"Eles não podem entrar.

“Um dos advogados foi literalmente empurrado para fora. Quando questionados se o corpo de Alexei estava lá, os funcionários não responderam.”

A família foi informada que ainda estão em andamento verificações para estabelecer a causa da morte, embora tenham dito que ele morreu de “coágulo sanguíneo” ou “síndrome de morte súbita”.

A hora prevista para a morte de Navalny – 14h17, hora local, de sexta-feira – também foi questionada.

A evidência de um preso sugere que ele morreu na noite anterior.

CANAL YOUTUBE DE ALEXI USADO POR ESPOSA

Yulia Navalnaïa usou o canal do marido no YouTube para enviar esta mensagem aos seus mais de 6 milhões de assinantes na segunda-feira, 19 de fevereiro, três dias após a morte do prisioneiro. “Eu não deveria estar neste lugar. Eu não deveria ter gravado esse vídeo, diz ela, com a garganta apertada e os olhos vermelhos. Este lugar pertence a outro homem. Mas este homem foi morto por Vladimir Putin. Putin matou meu marido. Putin matou o pai dos meus filhos. (…) E, com ele, Putin quis matar a nossa esperança, a nossa liberdade, o nosso futuro. »