Política

PCdoB É PRETERIDO MAIS UMA VEZ QUANDO PRETENDE SER PROTAGONISTA (TF

O protagonista geralmente é o personagem principal de uma história e na Bahia esse é um atributo para petistas
Tasso Franco , Salvador | 16/02/2024 às 10:36
Deputado estadual Fabricio Falcão (PCdoB) vetado para vaga do TCM
Foto: DIV
  A direção do PCdoB na Bhia - imagina-se - teria um juízo de valor mais apropriado, hoje, de que é um ótimo e servil integrante da base governista controlado pelo PT há 17 anos no estado, e que deve se limitar a esse status. 

   Toda vez que tenta almejar um "plus" a mais não consegue. O fato recente ainda em curso do veto a pretensão do deputado estadual Fabrício Falcão, com base polícia de maior densidade em Vitória da Conquista, em integrar o TCM como conselheiro vitalicio mais uma vez mostrou que o PT, com mão de ferro, controla a situação e ele sequer conseguiu as 13 assinaturas de parlamentares para inscreve-se na Mesa da Assembleia.

  A vaga aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Fernando Vita Souza será decidida pelo plenário da Casa Legislativa, em votação dos 63 parlamentares. Como o governo tem Maioria absoluta (43 votos) o eleito será o deputado Paulo Rangel (PT).

  Esta não é a primeira vez que Fabrício tenta chegar ao TCM. De outra ocasião, com nome bem encaminhado, foi atropolado por decisão do ex-governador Rui Costa, o qual decidiu que a vaga seria de sua esposa Aline Peixot e assim foi. Agora, com a decisão do governador Jerônimo em apoiar o petista deputado Paulo Rangel, o mesm que em tempos idos ameaçou fechar o TCM, Fabrício terá que esperar um pouco mais a sua vez. 

  Haveria a possibilidade remota do PCdoB deixar a base governista mostrando sua insatisfação e partindo para uma posição de independência na Assembleia. O PCdoB, no entanto, tem cargos no governo, o ex-deputado Davidson Magalhães é o titular da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, já esteve na Bahia Gás e tentou ser prefeito de Itabuna, duas vezes, ambas sem sucesso, e o partido tem dois aliados fidedignos na base federal, os deputado Daniel Almeida e Alice Portugal.

  Vale lembra que, também recentemente, o Comitê Politico da Base aliada presidido pelo governador Jerônimo Rodrigues decidiu escolher o vice-governador Geraldo Jr pré-candidato a prefeito de capital preterindo a deputada Olivia Santana (PCdoB), a qual tem muito mais tempo integrando a base e possuiu densidade eleitoral muito maior do que a de Geraldo, este do MDB, um recém adesista à base. 

  E o que aconteceu? Nada. Olivia se manteve fiel aos princípios partidários do seu partido e seguiu na base como aliada. Poderia ter um comportamento "rebelde", como pregava Alice Portugal (rebele-se era um dos seus slogans)? Sim. Mas isso contrariaria o partido e Olivia já disse e documentou isso em livro que é uma politica que mantém a fidelidade partidária como norma. Suas decisões nunca serão isoladas e sim de acordo com a direção do seu partido.

  Em sendo assim, como o PCdoB não dá sinais de que vai se rebelar contra o PT, fica-se como está servindo a base como fiel cordeiro.

  O prazo de inscrições termina em 27 de fevereiro, apenas o deputado Paulo Rangel (PT) e o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos) tiveram os nomes formalizados pela Casa. Qualquer pessoas pode se inscrever. Na época do lançamento, o jornalista Levi Vasconcelos até brincou com o presidente Adolfo Menezes dizenro que iria concorrer. Mas, para tal, precisa-se de 13 assinaturas de deputados na formulação da indicação do nome.