Política

SECOM PMS DA SUPORTE AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA NA SALA BARRETINHO

Trabalho da SECOM PMSA tem sido fantástico
Tasso Franco ,  Salvador | 12/02/2024 às 20:34
Cabines para radialistas
Foto: bRUNO cONCHA
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os profissionais de imprensa que atuam no Carnaval no Campo Grande contam com suporte de diversas estruturas montadas pela Prefeitura, entre cabines para transmissão de rádio, sala com computadores, conexão w-fi gratuita e pontos fixos de internet. Este ano, cerca de 3 mil trabalhadores de comunicação foram credenciados.

 2. No total, 22 cabines dão suporte às equipes de radiodifusão, localizadas num praticável ao lado do palco Varanda da Folia, onde 100 profissionais levam para a população de Salvador e interior do estado as notícias da maior festa de rua do planeta. Diariamente, o local também recebe a presença de artistas e autoridades públicas envolvidas com a organização dos festejos.

  3. Para o radialista Almir Santana, da Rádio Excelsior, o espaço dá condições necessárias para desenvolver as atividades. “A cada ano percebemos um aperfeiçoamento. A Prefeitura está de parabéns. Nós, da imprensa, agradecemos”, disse o comunicador.

  4. O jornalista Ramon Margiolle, do site Informe Baiano, pontuou que a gestão municipal “tem oferecido uma estrutura diferenciada”, o que, para ele, “impacta positivamente no trabalho da imprensa”.

  5. "A gente precisa realmente de um espaço confortável, estruturado, porque a gente não tem condições, muitas das vezes, de trazer equipamentos como computador. Então isso realmente faz a diferença e facilita o nosso trabalho”, acrescentou.

  6. Neste Carnaval, a sala de imprensa recebe o nome do jornalista e escritor soteropolitano José de Jesus Barreto, conhecido como Barretinho. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
                                                                ****
  7. A Prefeitura de Salvador apresenta nesta terça-feira (13) uma avaliação do Carnaval em coletiva na sala de imprensa do Campo Grande, a partir das 12h30. O prefeito Bruno Reis falará sobre o funcionamento dos serviços e sobre dados da folia de 2024. A coletiva será realizada após reunião do prefeito com secretários e dirigentes municipais para discutir a operação dos serviços no Carnaval.

   8. A esposa do brother Davi, do BBB 24, Mani Reggo, visitou, nesta segunda-feira (12), o Camarote Expresso 2222. Ela falou sobre a participação do marido no reality e a perseguição que ele vem sofrendo no jogo. "Ele está se sentindo rejeitado e isso fez com que ele pedisse para sair do programa", desabafou.

  7. De acordo com Mani, Davi está pagando um preço alto por ser quem ele é. "A família assiste e vê que ele não é uma pessoa ruim lá dentro, ele não faz estratégias de jogo ou destrata os outros. Ele está sendo verdadeiro e essa verdade incomoda", falou.

   8. Sobre o Carnaval, ela revelou que sempre curtiu a festa em Salvador, mas que essa foi a primeira vez que entrou em um camarote. "A gente que vem da periferia e que luta todos os dias nunca imagina que vai estar em um lugar grandioso como esse. Sempre fui pro Carnaval, mas sempre na pipoca. Nem em bloco eu saí", disse.

   9. Aproveite porque para o ano não lhe convidam mais.

   9. Os módulos do Fique Sabendo registraram baixa na procura de testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no terceiro dia oficial de folia em Salvador, no sábado (10). Foram realizados 816 procedimentos para 204 usuários, redução de 23% comparado ao mesmo dia em 2023.

   10. No total, oito testes foram positivos para HIV, 29 reagentes para sífilis e três para hepatites. Dos positivados para sífilis, apenas cinco pessoas aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina ainda no módulo de saúde.

  11. A vice-prefeita de Salvador e titular da SMS, Ana Paula Matos, alerta a população sobre a relevância da ação. “Estamos prestando um serviço de extrema importância. Uma vez conhecendo a condição de saúde, conseguimos frear a barreira de transmissão. Nos procurem, façam seu exame, pois isso é um ato de autocuidado e também de cuidado coletivo. Importante também o uso da medicação de imediato – quanto mais rápido o início do tratamento, melhor para a saúde”, destaca.

   12. Demais casos – Os módulos de saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador prestaram assistência a 819 foliões no sábado (10), terceiro dia do Carnaval. Na comparação com o último ano, houve um aumento de 9,8% das ocorrências.

   13. Uma situação que tem chamado a atenção são os casos de conjuntivite durante a folia. “Em anos anteriores eram mais comuns no pós-Carnaval. Os episódios podem estar associados a reações alérgicas, agentes irritantes ou até mesmo mãos sujas em contato com os olhos. Chamamos atenção da população para os cuidados necessários de prevenção”, alerta Ana Paula.

   14. A gestora da Saúde pontua ainda sobre a procura por atendimentos decorrentes de diarreia. “A adoção de cuidados e hábitos de higiene durante o consumo de bebidas e comidas são de suma importância no enfrentamento desses episódios, bem como uma boa hidratação do corpo. Tudo isso pode contribuir para evitar o mal-estar. 

   15. No geral, os principais sinais e sintomas de um quadro de inflamação no estômago e no intestino são além da diarreia, náusea, vômito, cólica abdominal, mal-estar, dores pelo corpo e abdômen sensível e/ou distendido”, declara.

   16. Trabalhador – O Centro de Referência Em Saúde do Trabalhador (Cerest) assistiu mais de 7 mil ambulantes, cordeiros e catadores de materiais recicláveis nos três primeiros dias de Carnaval. Também foram inspecionados 46 estabelecimentos para verificação das conformidades em relação às condições de trabalho dos profissionais temporários da festa.

  17. Vigilância Sanitária e Ambiental – Para prevenir os riscos advindos do uso e do consumo de produtos e serviços, a Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) já realizou mais de 2,8 mil ações de fiscalização durante quinta (8), sexta (9) e sábado (10), três primeiros dias oficiais de Carnaval. A maior parte das vistorias foi em comércios informais (2.416), como baianas e baianos de acarajé, ambulantes e barracas de comercialização de alimentos, seguida por camarotes (261) e comércio formal (146), incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e transporte de gelo. Além disso, carros de apoio (26) e trios (9) também foram inspecionados.

  18. A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB) já realizou 78 coletas de amostras de água nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho) e Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), totalizando cerca de 390 análises de parâmetros de potabilidade da água consumida no circuito do Carnaval. Apenas dois estabelecimentos foram notificados para correção dos padrões da qualidade da água.

  19. Salvador Acolhe – Desde a sexta-feira (9), 143 crianças já foram assistidas pelas equipes médica e de enfermagem nas Casas de Acolhimento aos filhos dos trabalhadores informais, além da realização de mais de 525 procedimentos odontológicos. Todos os casos foram de condições clínicas leves, como sintomas gripais e pequenos ferimentos.

   20. CataFolia – Nas Casas de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis, cerca de 110 pessoas receberam acolhimento para avaliação clínica e aferição de pressão arterial e glicemia, desde a sexta-feira de Carnaval (9). Foram realizados ainda procedimentos curativos, prescrição de medicamentos e testes para IST, totalizando até o momento 59 exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.

   21. Balanço acumulado – Até o momento, os Módulos Assistenciais registram 2.070 atendimentos nos três dias oficiais da folia. Foram realizadas 115 transferências, o que representa 5,6% dos atendimentos.