Política

JERÔNIMO FOI O DESTAQUE NAS CRITICAS DO BLOCO MUDANÇA DO GARCIA

Bloco demorou de entrar no Circuito Osmar diante barreira da PM, o que exigiu negociações
Tasso Franco , Salvador | 12/02/2024 às 19:34
Placa com recado ao governador Jerônimo
Foto: BJÁ
     O Bloco Carnavalesco Mudança do Garcia - o mais antigo de Salvador, 94 anos de existência - sofreu para chegar ao Circuito Osmar (Campo Grande) na tarde desta segunda-feira, 12. A Policia colocou uma barreira na rua Leovigildo Filgueiras próximo a lateral do TCA e houve uma demora enorme para a turma passar precisando de negociações com a PM e o pessoal da Coordenação do Carnaval. 

   A exigência de "revista" a todos os integrantes era um problema uma vez que havia bandas, um minitrio e alegorias. O Bloco do Galo não desfilou e o número de participantes diminiu bastante diante da desorganização do Circuito Riachão (nome oficial deste circuito que nasce na Fazenda Garcia). O certo, no entanto, é que quando a maioria do grupo passou fez bonito.

   O grande "homenageado" foi o governador Jerônimo Rodrigues com várias placas exigindo reajuste dos servidores públicos que vivem arrocho salaria há muitos anos, a não privatização do Planserv e basta ao assassinato do povo negro e indigena.

  Neste Carnaval o tema foi "Patrimônio Imaterial da Bahia". Na última sexta-feira (9), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) publicou uma notificação que visa a patrimonialização da Mudança do Garcia.  Em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (12), Rodney Martins, coordenador falou sobre a proposta.

   "A gente está caminhando devagarzinho. Já conseguimos a aprovação do Circuito Riachão, é lei. E a patrimonialização agora com a documentação de que a Mudança com certeza tem mais de 90 anos, porque temos um jornal de 1930 publicitando já a saída da Mudança", disse.

   Apesar da lei, o coordenador ressalta que a patrimonialização pode ajudar o bloco a ser mais respeitado pelos governantes. Segundo ele, a lei não é cumprida. "Mais respeito dos governantes no tocante, a poda das árvores, segurança de trânsito que não tem. A gente tem um circuito só no nome, é lei, mas a lei não é respeitada, porque as ruas não são fechadas, não tem o acesso só de moradores, então a gente é invadido por ambulantes, então tem que ter uma certa ordem", disse.

  NO OSMAR

  A turma da Mudança mesmo com um número reduzido de participantes arrasou. Destaques para a banca e grupo de percussão Chupe Bico, o Nano Trio Dudendê, as baianas, o microtrio Se plante, as bailarinas e os foliões de uma forma feral.