Política

EX-PRESIDENTE CHILE, SEBASTIÁN PIÑERA, MORRE EM ACIDENTE HELICÓPTERO

Com informações do El Mostrador
Tasso Franco ,  Salvador | 06/02/2024 às 18:17
Sebastian Piñera teria sofrido infarto
Foto: Miguel Bustos
   Após a queda de um avião em pleno Lago Ranco e sob más condições climáticas, foi confirmada a morte do ex-presidente Sebastián Piñera, que estava com um grupo de pessoas a bordo de seu helicóptero quando saía da casa de seu amigo empresário José Cox.

Uma grande operação policial é implantada no local do incidente para realizar as investigações correspondentes. Por enquanto, notou-se que a fuselagem da aeronave tem entre 40 a 45 metros de profundidade. Os motivos da queda da aeronave serão objeto de investigação.

Fontes próximas do ex-presidente apontam que três familiares estiveram com o bicampeão Presidente da República: uma irmã, o cunhado e um neto, que conseguiu sair do helicóptero e chegar à costa. Sebastián Piñera teria sofrido um ataque cardíaco e caído no lago, e não conseguiram tirá-lo nem afrouxar o cinto de segurança.

Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique, político, engenheiro comercial e empresário, foi presidente da República do Chile em dois períodos não consecutivos entre 2010-2014 e 2018-2022. Foi o primeiro presidente de centro-direita a governar após o retorno à democracia . Foi também, entre 2011 e 2013, o primeiro presidente pro tempore da CELAC, e entre 2019 e 2020 o primeiro presidente pro tempore do Prosur.


Na tarde desta terça-feira, um helicóptero Robinson, pertencente ao ex-presidente Sebastián Piñera, caiu na água na área de Ilihue, localizada no Lago Ranco, região de Los Ríos.

O ex-presidente estava a bordo da aeronave no momento do acidente. Embora três pessoas tenham conseguido sobreviver e escapar nadando, o ex-presidente Piñera – de 74 anos – não conseguiu sair do lago.

Do gabinete do ex-presidente confirmaram a morte. “Iremos informá-los sobre seus funerais no devido tempo. “Agradecemos as enormes expressões de carinho e preocupação que recebemos durante estas horas amargas”, expressaram.

O acidente ocorreu após uma reunião na residência do empresário José Cox, amigo próximo de Piñera, em meio a condições climáticas adversas, caracterizadas por chuvas na região.

Do La Moneda, a ministra do Interior, Carolina Tohá, também confirmou a notícia e expressou seu choque com a tragédia. “Ele terá todas as honras republicanas que merece”, disse o secretário de Estado. E acrescentou que o presidente Boric instruiu a realização de um funeral de estado e a declaração de luto nacional.
Após a morte do ex-presidente Sebastián Piñera, a Procuradoria Regional de Los Ríos confirmou esta terça-feira a abertura de uma investigação após o acidente do helicóptero que caiu no Lago Ranco, comuna de Futrono.

“Queremos informar que a Procuradoria Regional de Los Ríos abriu uma investigação sobre o acidente de um helicóptero que caiu esta tarde no Lago Ranco”, indicam.

Nessa linha, acrescentaram que “foram realizadas diligências investigativas pela Brigada de Homicídios do PDI, além do trabalho dos Carabineros GOPE, para esclarecimento dos fatos. No local está o promotor de Río Bueno (Rodrigo San Martín) e a promotora regional de Los Ríos, Tatiana Esquivel López, a caminho do local do ocorrido”.

Segundo as primeiras informações, a aeronave em que viajavam Piñera e sua família era particular e pertencia a sua família.

Do Governo confirmaram que o ex-presidente Piñera receberá um funeral de estado.