Política

BRUNO REIS DESTACA GERAÇÃO EMPREGOS COMO META DA PREFEITURA PARA 2024

Um tripé para gerar empregos com melhor infra, ambiente de negócios desburocratizado e mão de obra qualificada
Tasso Franco ,  Salvador | 02/02/2024 às 14:13
Bruno Reis durante pronunciamento na CMS
Foto: Reginaldo Ipê
   O prefeito Bruno Reis, na abertura da 4ª sessão legislativa da 19ª Legislatura, fez um balanço da gestão. Na leitura da Mensagem do Executivo, na manhã desta sexta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, o chefe do Executivo Municipal pontuou que faltam 332 dias para o término do seu primeiro mandato e aproveitou para agradecer à Casa.

“Quero agradecer à Câmara pelo seu papel de liderança na realização de tantos avanços na vida da cidade. Agradecer a parceria, a confiança”, disse o prefeito. 
Bruno afirmou que, em 2020, quando apresentou, em plena pandemia, seu Programa de Governo “para uma Salvador saudável, educadora e empregadora, teve quem lançasse dúvida sobre sua viabilidade”.

“Mesmo assim, nesse curto e difícil período, vejo também o muito que fizemos juntos. O trabalho da Prefeitura e desta Casa tornou Salvador, reconhecidamente, uma das cidades mais transformadoras do Brasil e do mundo. Um reconhecimento real. Concretizado por premiações nacionais e internacionais”, disse o prefeito, ao citar os prêmios de governança que a cidade recebeu nos últimos anos.

“E iniciamos 2024 com um título há muito perseguido e que nos foi dado por pesquisa do Ministério do Turismo: o de cidade mais desejada pelos brasileiros para visitar”, pontuou o gestor.

O trabalho desenvolvido na área da saúde ganhou destaque na fala do prefeito. “No passado, achavam que a Prefeitura não tinha condições de ter um hospital. Estamos indo para o terceiro”, pontuou. Bruno ressaltou que a Prefeitura perpetuou o legado “de dinamismo e criatividade em saúde que a pandemia nos deixou. Passadas as urgências da Covid, criamos novas respostas para a demanda reprimida por procedimentos. O Saúde nos Bairros é resultado disso”, completou.

“Prometi realizar um governo de inclusão. E inclusão foi a palavra de ordem em todas as áreas”, disse ao dar como exemplo a inauguração do 1º Ambulatório Municipal Especializado para a população LGBT, a ampliação para 160 do número de postos e ambulatórios especializados em Doença Falciforme e o aumento da assistência ao idosos. 

“Outra obra que me emociona, cumpre uma promessa de inclusão que fiz aqui ano passado: um centro educacional para pessoa com espectro autista. Nos próximos dias, vamos entregar, em parceria com a AMA, o Centro de Atendimento Educacional Especializado, para até 1.000 crianças diagnosticadas com espectro autista. Além disso, 31 escolas municipais ganharão novas salas de atendimento especializado”, afirmou Reis.

Geração de emprego

Como maior desafio da gestão, Bruno elegeu a geração de emprego. “É revelador que a empregabilidade esteja tão presente nas nossas políticas sociais. Porque, para mim, o melhor programa social é o desenvolvimento econômico gerador de emprego e renda. E quais são os grandes desafios econômicos de Salvador que estamos enfrentando para gerar emprego? São três: melhorar a infraestrutura, facilitar o ambiente de negócio e qualificar a mão-de-obra”, disse.

Bruno ressaltou que a capital possui autonomia financeira, com as receitas próprias superando as receitas de transferências, 57,5% e 42,5%, respectivamente. O prefeito fez questão de lembrar que os gastos com Educação e Saúde são cerca de R$ 400 milhões maior do que o exigido pela Constituição: “Os gastos com investimentos somaram R$1,5 bilhão, novo marco histórico. Ou seja, em 2023, 14% de toda a receita do município foi aplicada em obras e ações para a população”.

“Temos, portanto, plenas condições de seguir em frente. E se fizemos tanto pegando o pior momento da pandemia, imagine agora que estamos no nosso melhor. De minha parte, continuarei honrando, com meu trabalho, a população que me honra com sua confiança. Seguirei mudando Salvador para melhor. Mas também querendo que uma coisa nunca mude: a alma dessa cidade - feita de luta, liberdade e alegria”, finalizou o prefeito de Salvador