Política

PRESIDENTE ALBA DESTACA RESISTÊNCIA DO STF NA DEFESA DA CONSTITUIÇÃO

Fala de Adolfo também teve viéis mais destacado a política nacional
Tasso Franco , Salvador | 01/02/2024 às 19:44
Mesa com autoridades e politicos
Foto: BJÁ

Uma sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (1º) no Plenário Orlando Spínola marcou a reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O início da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que fez a apresentação da tradicional mensagem ao Parlamento baiano informando as ações e programas que o Poder Executivo pretende implementar nos próximos meses.

Conduzida pelo presidente Adolfo Menezes, a solenidade teve presença de autoridades civis e militares. Em seu discurso, o chefe do Legislativo enfatizou a defesa da democracia e da liberdade e recordou os atos violentos que tentaram enfraquecer a República em 8 de janeiro de 2023, na Capital Federal. “Em um momento muito delicado da nossa jovem democracia, o Supremo Tribunal Federal foi vital para comandar a resistência e levar a termo a sua missão de guardião da nossa Constituição Cidadã”, rememorou Adolfo Menezes.

A presença do governador na abertura dos trabalhos da Casa, contextualizou o presidente, é um exemplo claro de que a democracia é sólida e vigorosa. Ele acrescentou que as metas e objetivos apresentados pelo chefe do Executivo frente aos parlamentares sinalizam para a continuidade do trabalho e do desenvolvimento para a Bahia. “O discurso do governador sinaliza que estamos em um tempo de trabalho, de planejamento e, sobretudo, de ações de gente que gosta de gente. A superação das nossas dificuldades somente se dará pelo trabalho, com muito trabalho”, reiterou.

Ao defender a indústria como vetor de desenvolvimento para a Bahia, o presidente da ALBA mencionou a chegada da empresa BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, e o anúncio do Parque Tecnológico Aeroespacial do Estado, no espaço da Base Aérea da capital baiana. Adolfo Menezes também destacou o empenho e a dedicação do Legislativo no debate de assuntos importantes para a população baiana. “Nós, os 63 deputados estaduais eleitos pelo povo, estaremos sempre imbuídos da responsabilidade de bem representar 15 milhões de pessoas nos quatro cantos desse imenso território baiano”, arrematou.

SOLIDARIEDADE

O governador Jerônimo Rodrigues, em seu pronunciamento, também enalteceu o caráter democrático que reveste a solenidade de reabertura dos trabalhos do Legislativo. “É um ato que engrandece a harmonia entre os poderes, um dos pilares da democracia”, disse. Dentre os assuntos abordados em sua mensagem, o chefe do Executivo estadual lembrou que 209 municípios atualmente enfrentam os efeitos da estiagem, e que ainda há alguns que estão lidando com problemas decorrentes das chuvas que ocorreram no interior nos últimos dias. “Essa é a hora de darmos as mãos, independentemente da bandeira política. Precisamos sair o mais rápido possível desta situação para que as pessoas retomem suas rotinas”, frisou o gestor, que se solidarizou com as famílias afetadas.

Jerônimo também mencionou o restabelecimento do diálogo do Governo Federal com a Bahia, parceria que possibilitou investimentos na ordem de R$ 67 bilhões em diversas áreas do Estado. Ao falar da valorização do funcionalismo público, o governador afirmou que no primeiro ano da sua gestão foram realizadas 3.913 nomeações de servidoras e servidores públicos Para 2024, a estimativa é de convocar mais 2.775 candidatos que estão em processo de formação.

No campo da educação, o gestor destacou a entrega dos novos colégios estaduais, equipamentos que representam a intenção política da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade. “São espaços dignos para proporcionar educação integral aos estudantes da Bahia, extrapolando os limites da sala de aula, fomentando cultura, lazer, experimentação científica e esporte”, detalhou.

Após relatar as realizações do setor da saúde, o governador informou que Salvador ganhará, ainda no primeiro semestre, o novo Centro de Atendimento Psicossocial em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a reforma completa do Hospital Octávio Mangabeira, o Hospital de Cuidados Paliativos e o Hospital Ortopédico. “Em Teixeira de Freitas, entregaremos o Hospital da Costa das Baleias, com perfil de média e alta complexidade e atendimento de urgência e emergência”, contou.

Na segurança pública, Jerônimo Rodrigues disse que o governo trabalha na elaboração de um projeto de lei para criação do programa Bahia pela Paz, em substituição ao Pacto Pela Vida. “Será um programa de prevenção à violência e garantia de direitos voltado promover o desenvolvimento social e humano de jovens em situação de vulnerabilidade e suas famílias para redução das taxas de criminalidade nessas áreas, sobretudo entre a população jovem entre 15 e 29 anos”, descreveu.

Na área da infraestrutura, o governador relatou que será retomada a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), contribuindo para a estruturação da logística ferroviária baiana.