Política

ASSEMBLEIA ACABA TURNÃO E VOLTA AO NORMAL COM REABERTURA DOS TRABALHOS

Governador lê mensagem neste tarde de quinta-feira, 1
Tasso Franco , Salvador | 01/02/2024 às 09:30
ASSEMBLEIA NO CAB
Foto: ALBA

Com a reabertura dos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (1º), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) finaliza o regime de turnão, que vigorou durante todo o período de recesso parlamentar. Desta forma, o expediente administrativo da ALBA volta a ser durante todo o dia, exceto às sextas-feiras, quando o regime de funcionamento tradicional é das 8h30min às 12h.

No turnão, que ocorreu entre os dias 2 e 31 de janeiro, o Legislativo baiano funcionou das 13h às 18h30. A estimativa é que a ALBA tenha tido uma economia de 70% no período, quando comparado a um mês de atividade legislativa ordinária, especialmente com diminuição de custo com refeições, energia elétrica, água e mesmo despesas como água mineral, café, copos plásticos e os demais serviços de manutenção. A estimativa é de uma economia próxima a R$1 milhão no período.

Além dos diversos setores da Casa, em janeiro, alguns serviços do Legislativo sofreram modificações, a exemplo do refeitório e o restaurante a La Carte que não funcionaram, mas voltam a servir refeições a partir desta quinta-feira. A lanchonete e o salão de beleza, administrados pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba), também retornam aos horários normais, assim como o transporte dos servidores feito por ônibus.

Apesar do turnão, alguns setores da ALBA seguiram funcionando em dois turnos no mês de janeiro, a exemplo da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), TV ALBA, serviços de segurança, cerimonial e Assessoria de Comunicação Social. A agência do banco Bradesco e o posto dos Correios também não tiveram os horários alterados. Já os gabinetes dos deputados operaram conforme a necessidade de cada mandato.

A reabertura dos trabalhos legislativos nesta quinta acontece a partir das 16h30 e terá a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que fará a leitura da tradicional mensagem ao Parlamento apontando ações e programas que serão realizados no decorrer do atual exercício. Antes o presidente Adolfo Menezes fará uma rápida saudação ao chefe do Executivo em nome do conjunto de deputados estaduais.