Política

ZEMA: "HOMENS BRANCOS HETEROSSEXUAIS SÃO ROTULADOS DE CARRASCOS"

Declaração ocorreu durante o lançamento de um programa que prestará apoio às mulheres vítimas de violência durante o Carnaval
Da Redação ,  Salvador | 31/01/2024 às 09:27
Governador de Minas Gerais
Foto: AG BRASIL
  O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) afirmou nesta terça-feira que cidadãos que se encaixam nos rótulos de "homem", "branco", "heterossexual" e "bem-sucedido" são automaticamente rotulados como carrasco. A declaração, inicialmente divulgada pela rádio Itatiaia, foi dada no lançamento do "Plantão Integrado Acolhe Minas", uma iniciativa voltada à violência de gênero durante os dias do feriado de carnaval.

— A empresa que presidi, desde os anos 2000, está entre as melhores para se trabalhar no Brasil e entre as dez melhores de Minas porque lá as pessoas são tratadas com respeito. Tem um percentual de mulheres trabalhando, continua lá ainda operando mais de cinco mil funcionários. Muito maior que a média de Brasil e de Minas. Tem negros e LGBTs trabalhando, e respeitados — iniciou o governador sobre as lojas de departamento Zema.

Em seguida, o chefe do Executivo mineiro afirmou que, apesar da empresa em questão ter dados positivos, seria "perigoso" rotular as pessoas.

— No Brasil, a coisa mais comum que acontece é rotular. Se alguém é homem, é branco, é heterossexual é bem-sucedido: pronto, é rotulado de carrasco. Parece que não pode ser humano, mas dá sim. Dá para ser humano. Qualquer rótulo é perigoso.

Como exemplo desse risco proveniente dos rótulos, o governador citou a existência de políticos e empresários honestos e desonestos.

— Temos que começar a ver cada caso como um caso. Perigosíssimo essa coisa de rotular — finalizou.