Política

NETO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA A GOV DA BAHIA COM FORTES CRITICAS AO PT

ACM Neto diz que lugar de bandido é a cadeia e cuidará da segurança dos baianos
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 02/12/2021 às 17:30
ACM Neto com Bruno Reis
Foto: NJÁ
   Agora é oficial.  O ex-prefeito de Salvador ACM Neto lançou oficialmente sua pré-candidatura ao governo da Bahia em evento político no Centro de Convenções de Salvador, nesta quinta-feira, 2. "Se Deus permitir e os baianos confiarem em mim,  não me contentarei com nada menos do que ser o melhor governador de todo o Brasil" disse Neto aproveitando o espaço para fazer duras críticas ao governo petista no Estado.

   Declarou, também, que está preparado para governar a Bahia, independente de quem seja eleito presidente da república. 

  “Eu digo com muita clareza que nós estamos discutindo o projeto para a Bahia, estamos tratando da perspectiva futura do nosso estado e eu lamento que algumas pessoas na política, eu não quero fulanizar, não estou me dirigindo a ninguém, mas que estas pessoas subestimem a inteligência do cidadão e do eleitor baiano e fiquem com a cabeça no passado", frisou em sua fala.

   "Não há retrato mais claro do passado do que achar que alguém vai vir de fora e vai resolver a eleição na Bahia e isso vale para qualquer um, para Bolsonaro, Lula, ou qualquer um. Quem vai resolver a eleição na Bahia são os baianos e ninguém vai substituir a vontade e o livre direito de escolha de milhões de baianos, que vão a partir de agora, acompanhar um debate franco. Se tem alguém que pode com muita tranquilidade falar, que sabe respeitar o posicionamento institucional, esse alguém sou eu porque passei oito anos na prefeitura de Salvador, governei a cidade com dois governadores do PT, com três presidentes da república de partidos inteiramente distintos e não houve nenhum prejuízo para a nossa cidade”, disse.

   Para o prefeito de Salvador, Bruno Reis, "Não existe ninguém mais preparado, dedicado e com amor pela Bahia do que ACM Neto para o desafio de fazer nosso estado avançar. Ele é sinônimo de diálogo, trabalho e garra para nossa terra voltar a ser exemplo para todo Brasil. As transformações dos últimos anos em Salvador são uma referência para os avanços necessários na educação e no social em nosso estado. A Bahia merece e pode muito mais com ACM Neto", comentou.

   ALTERNÂNCIA DE PODER

Para Neto, o estado precisa de alternância de poder. “Faz quinze anos que a Bahia caminha os mesmos caminhos. Houve avanço nesses 15 anos? Temos que ter honestidade e humildade intelectual de dizer que sim, mas poderíamos avançar muito mais”.

Mesmo sem dar detalhes sobre uma conjuntura nacional, o pré-candidato a governador da Bahia pelo União Brasil falou dos seus dois mandatos como prefeito e deu dados sobre saúde, educação e obras, além de outros temas. “É preciso ter coragem para tomar medidas impopulares, mas necessárias. Coragem para fazer o que nunca foi feito, até para fazer o que disseram ser impossível”.

Também no discurso, ACM Neto citou uma fala de Albert Einstein, de que “insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultado diferente”, criticou a esquerda e ouviu o coro da plateia de “Fora PT”.

“Os governos de esquerda gostam de se gabar, ou como dizemos na Bahia, ‘tirar onda’, de que só eles e apenas eles são capazes de tocar ações eficazes para a nossa população”, disse ACM Neto. “Lugar de bandido será na cadeia ou fora de Bahia”, completou ao final.

 COMPROMISSOS DE NETO

  "O compromisso que assumimos com a Bahia hoje é o de desenhar um plano para o futuro. Um plano ambicioso de crescimento econômico, geração de emprego e duro enfrentamento às desigualdades sociais e regionais. O compromisso de transformar nosso estado num exemplo de segurança pública para o país; o compromisso de recuperar o tempo perdido na educação e disputar os primeiro lugares do Ideb; o compromisso de trabalhar sem descanso para dar mais dignidade ao atendimento à saúde, evitando a cruel espera por exames, consultas e cirurgias, assim como os penosos deslocamentos dos doentes para a capital", disse Neto.

"Somos campeões da violência e lanterninhas na educação. Vejam que absurda inversão de valores. Não é mera coincidência que a Bahia seja campeã nacional dos homicídios e esteja na rabeira do ranking da Educação. Estas duas realidades estão obviamente conectadas. Também não é coincidência que as greves de policiais e de professores tenham ficado gravadas em nossa memória como marcas dos governos de Jaques Wagner", afirmou. 

Ele destacou também o que classificou de descaso com a cultura e o turismo e perdas para indústria no estado, com a saída da Ford e a não vinda, prometida, da JAC Motors. "Infelizmente não se trata só da Ford. É extensa a lista de indústrias fechadas em nosso estado nos últimos anos. A verdade é que a nossa decadência econômica estava acontecendo muito antes da pandemia. O PIB baiano já chegou a representar 38% do PIB da região Nordeste. Hoje representa apenas 28%. Uma queda de 10 pontos percentuais. Cada ponto percentual significa milhares de postos de trabalho perdidos. Significa menos empregos para a nossa gente", avaliou.