Política

DOMINGO COMEÇAM AS CAMPANHAS ELEITORAIS NAS RUAS DE TODO BRASIL

Candidatos têm que seguir os protocolos no combate a pandemia do coronavirus
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/09/2020 às 09:50
Isidório diz que fará uma live com sua presença no Subúrbio Ferroviário
Foto: DIV
   As campanhas dos candidatos às eleições municipais se iniciam neste domingo (27) em todo o Brasil e se estenderão, para algumas modalidades, até a véspera do pleito, que ocorrerá, em primeiro turno, em 15 de novembro. Os candidatos a prefeito e vereador estarão autorizados a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita. A propaganda gratuita em rádio e televisão só terá início em 9 de outubro. No interior da Bahia, no entanto, as campanhas de rua já começaram faz tempo.

 A internet será ferramenta indispensável para as campanhas, que terão que se adaptar às recomendações de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19. No ambiente virtual, a publicidade eleitoral poderá ser feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.
 
  Em Salvador, a largada da campanha de Isidório (Avante) e Eleusa (PSD) será dada no Subúrbio Ferroviário, neste domingo (27), com live que será transmitida pelas redes sociais dos candidatos e para não gerar aglomeração, não divulgaremos o local exato. A Live de lançamento da campanha começa a partir das 9 horas da manhã. Além dos Prefeituráveis (Isidório e Eleusa), participarão o Senador Ângelo Coronel (Coordenador da campanha) e outras lideranças. 

  A candidata do PCdoB, Olivia Santana, anuncia uma caminha de mulhere e diz que vai respeitar os protocolos em realção à pandemia do coronavirus. 

  O prefeito ACM Neto (DEM) prometeu tolerância zero contra os empolgados que não entenderam que o país ainda está passando por um período de pandemia e tentarem realizar arrastões e caminhadas com o público acima do permitido.

   O governador Rui Costa (PT) já havia criticado essas manifestações pelo interior e chegou a acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que, na última terça-feira, 22, estabeleceu um protocolo de Segurança Sanitária para os pleitos em 2020, que prevê punição e até uso da força policial para encerrar atos que violem as medidas sanitárias.

  Diante do cenário e inflexão para atos que possam provocar risco à saúde pública, os partidos que disputarão a eleição para à Prefeitura de Salvador se movimentaram e estabeleceram protocolos sanitários que deverão ser seguidos por todos os seus candidatos.

  O Democratas estabeleceu, por exemplo, que em 2020 não haverá caminhadas e nem comícios, como medida para evitar aglomerações. A campanha vai optar por realizar carreatas ao invés de eventos de rua. Não informou a agenda do domingo, 27.
  A 'Coligação que Cuida de Gente', formado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), não deve abrir mão dos eventos, mas ressaltou em nota que “seguirá todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, que inclui o uso de máscaras, álcool em gel e a manutenção do distanciamento social e que seguirá o decreto do Governo da Bahia que estabeleceu o limite de 100 pessoas em eventos e atividades públicas.

   Informações das candidaturas para o Bahia Já fineza enviar para tasso.franco@terra.com.br