Política

PESQUISA A TARDE/POTENCIAL: BRUNO LIDERA E PODE VENCER NO 1º TURNO

Excluidos os brancos e nulos Bruno atinge a marca de 40% dos votos. COM INFORMAÇÕES DE A TARDE
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/09/2020 às 06:50
Montagem de A Tarde
Foto: A TARDE
Na corrida eleitoral pela prefeitura de Salvador, o candidato do DEM, Bruno Reis, lidera com 35%, enquanto seus principais adversários aparecem empatados tecnicamente, conforme a margem de erro de aproximadamente 3,5%, de acordo com levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 16 e 22 de setembro.

A pesquisa foi a primeira realizada na cidade de Salvador após o período das convenções partidárias, nas quais foram oficializadas as candidaturas à prefeitura.

Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) têm 10% cada, enquanto a Major Denice (PT) aparece com 7%, seguida por Bacelar (Podemos) e Hilton Coelho – cada um deles com 3%. Fecham a lista Cezar Leite (PRTB), com 2%, e Celso Cotrim (PROS), com 1%, enquanto Rodrigo Pereira (PCO) não pontuou. Entre os 800 entrevistados, 15% disseram não saber em quem votar e 1% não quis responder. Brancos e nulos somaram 13%.

Excluídos votos brancos e nulos, o vice-prefeito tem 40% das intenções de voto. Com tais números na largada da corrida eleitoral, aliados ao fato de Bruno ter a menor rejeição entre os postulantes, há possibilidade de a eleição na capital baiana ser resolvida no primeiro turno, afirma Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa.

BEM AVALIADOS

Principais cabos eleitorais do pleito municipal em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) continuam com altas taxas de aprovação na capital baiana.

Segundo a pesquisa A TARDE/Potencial Pesquisa, 34% dos entrevistados consideraram a gestão de Neto ótima e 38% a avaliaram como boa. Outros 20% afirmaram que a administração municipal é regular, enquanto 2% disseram que é ruim e 4%, péssima.

O governo Rui, por sua vez, foi classificado como ótimo por 28% e bom por 35%. Para 27% dos entrevistados, a gestão estadual é regular, ao passo que 3% consideraram ruim e 5% avaliaram como péssimo.

Neto tenta fazer Bruno Reis (DEM) seu sucessor. Já a base de Rui Costa tem quatro candidaturas em sua base, embora o governador tenha como candidata a Major Denice Santiago (PT).

O chefe do Executivo baiano foi o responsável por indicá-la no começo do ano para disputar a eleição, enfrentando, inclusive, a insatisfação de aliados e correligionários na época.

Em situação inversa à de Neto e Rui com o eleitorado soteropolitano está o presidente Jair Bolsonaro, conforme a pesquisa, já que 51% dos entrevistados definiram o seu governo como péssimo, e 11% como ruim. O trabalho de Bolsonaro foi considerado regular por 20%, bom por 9% e ótimo por 8% dos ouvidos pelo instituto.