Política

NÚMERO DE INFECTADOS NA BAHIA VOLTA A CRESCER PARA 4.670 E ÓBITOS 58

Bahia: Dos 198.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 180.488 já são considerados curados, 14.212
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/08/2020 às 19:03
Banho de mar em Salvador está proibido mas algumas pessoas burlam a lei
Foto: BJÁ
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. (BRASIL): Segundo novo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (11), o Brasil registrou 1.274 novas  mortes causadas pela Covid-19 em 24 horas. São 103.026 vítimas perdidas desde o início da pandemia. A taxa de letalidade se mantém em 3,3%.

  2. Já o número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foi para 3.109.630. Desse total, 52.160 casos só de ontem para hoje.

  3. A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.

   4. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.670 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,4%), 56 óbitos (+1,4%) e 3.540 curados (+2,0%). Dos 198.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 180.488 já são considerados curados, 14.212 encontram-se ativos e 4.067 tiveram óbito confirmado para coronavírus.

   5. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   6. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Dário Meira (4.407,10), Almadina (4.282,58), Gandu (3.866,93), Itapé (3.698,21) e Itajuípe (3.674,78).

   7. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza, para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página.

   8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 384.491 casos descartados e 80.621 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (11).

   9. Na Bahia, 17.084 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

   10. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 4.067 mortes pelo novo coronavírus.
Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo. Esclarecemos que a data de ocorrência dos óbitos, ou seja, o dia da morte de um paciente, geralmente não é o dia da notificação nos sistemas oficiais.

  11.  Esta divergência é evidenciada, quando ocorre, no banco de dados que está disponível para download no link https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
                                                       ****
   12. Postos da rede SAC retomaram a emissão de passaporte. O serviço está disponível nos postos SAC Barra e Salvador Shopping, na capital, além de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista, no interior do Estado. O procedimento para solicitar o documento continua o mesmo. É preciso acessar o site da Polícia Federal (PF) (www.gov.br/pf) e preencher o cadastro. 

   13. A entrega do documento em um dos postos SAC disponíveis deve ser previamente agendada através do SAC Digital. 

  14. Para ter acesso à plataforma, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.  

  15. Para auxiliar e reforçar a importância na luta contra a violência, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) criou um novo canal de denúncias de violações de direitos humanos. Agora, além de registrar as denúncias gratuitamente, através do telefone 180, o denunciante também pode realizar o procedimento pelo aplicativo Telegram. 

  16. Para utilizar o canal, o cidadão deve digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo. Em seguida, receberá uma mensagem automática, onde será atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços. Após fazer o registro, a denúncia recebida será analisada e encaminhada para os órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. 

   17. “É sempre importante termos cada vez mais meios e formas de realizar a denúncia. Isso facilita o processo e dá maiores condições para que possamos ser agentes que atuam para proteger os direitos das mulheres, crianças e adolescentes, fazendo a denúncia a qualquer hora e momento, de forma segura e anônima”, destaca a titular da SPMJ, Rogéria Santos. 

   18. Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realiza nesta quarta-feira (12), às 16h, a primeira edição do Protagoniza Jovem. A live será transmitida na página do órgão no YouTube, no endereço www. youtube. com/ channel/ UCJdh-OfJuEVQkC0vvSoPzeQ) , a fim de incentivar e oportunizar a participação dos jovens na construção de políticas públicas na cidade.

   19. Na oportunidade, também será abordado o edital do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), previsto para ser divulgado no Diário Oficial da quinta-feira (13), com o chamamento público para as entidades de jovens que atuam em Salvador. O documento trará todas as regras e cronograma para eleição dos representantes da sociedade civil.

    20. Durante o Protagoniza Jovem acontecerão três debates virtuais. Os encontros abordarão os temas “Mundo Acadêmico”, às 16h25; “Esporte e Cultura”, às 16h45; e “Ciências, Tecnologia e Inclusão Jovem”, às 17h05.

   21. Neste dia 11 de agosto celebramos no Brasil o Dia do Advogado, data em que homenageamos os operadores do Direito, grupo ao qual orgulhosamente me incluo como bacharel. Contudo, muito mais do que um momento de fazermos esta justa e merecida homenagem aos profissionais do Direito, é também uma oportunidade de valorizarmos a nossa história, uma vez que o dia 11 de agosto marca, também, o início dos cursos jurídicos no Brasil, no ano de 1827. 

   22. Antes, entretanto, precisamos relembrar do contexto da época e voltar no tempo, mais especificamente a 1822, quando o Brasil declarou sua independência de Portugal. Isso é importante para entendermos a necessidade de criação de cursos de Direito no Brasil, pois, com a independência declarada, os estudantes brasileiros que estudavam na Universidade de Coimbra já não eram bem vindos na antiga metrópole. 

   23. Os testes rápidos realizados nesta terça-feira (11) em cinco localidades de Salvador com medidas restritivas regionalizadas detectaram 253 pessoas com o novo coronavírus. Foram aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 746 testes rápidos em moradores Mata Escura, Pirajá, Pernambués e Santa Cruz, além Nordeste de Amaralina.

  24. Em Mata Escura, foram aplicados 150 testes, com 49 casos positivos. Em Santa Cruz, foram 149 procedimentos, com 54 confirmações. Em Pirajá, aconteceram 147, e 45 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19. Já em Pernambués, a SMS fez 150 testagens, com 50 moradores infectados. No Nordeste de Amaralina, dos 150 procedimentos, 55 deram positivo.

   25. Nessas localidades com medidas restritivas, além dos testes rápidos, a Prefeitura também realiza medição de temperatura, higienização das ruas, distribuição de cestas básicas a ambulantes e feirantes, entrega de máscaras, combate ao mosquito Aedes Aegypti e o projeto Cras Itinerante. 

   26. Vale lembrar que todo o comércio formal e informal deve permanecer fechado nesses bairros, mesmo aqueles autorizados a abrir nas fases um e dois da retomada, com exceção dos estabelecimentos essenciais, a exemplo de farmácias, padarias, açougues e supermercados.