Política

ACM NETO MUDA PARA DIA 10 ABERTURA DE BARES, RESTAURANTES E ACADEMIAS

Nova data para reabertura de bares, restaurantes, academias e salões de beleza: 10 de agosto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/08/2020 às 11:38
Neto descartou abrir restaurantes para Dia dos Pais
Foto: SECOM
   O prefeito ACM Neto aunciou nesta terça-feira (04) durante solenidade em que estabeleceu medidas de estímulo ao setor do turismo nesse momento de pandemia que, adiou para o dia 10 de agosto a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza na capital, e não mais dia 7 como originalmente previsto.

   Neto destacou que, na manhã de hoje, a taxa de ocupação de leitos em UTI adultos na capital é de 70% e está confiante de que vai cair ainda mais esse percentual. Não comentou sobre pacientes que veem do interior para Salvador o que prejudica a queda da taxa.
    
   Caso isso aconteça - disse o prefeito - serão reabertos os salões de beleza, bares, restaurantes e academias dias 10 de agosto e que os técnicos da PMS em saúde estão acompanhando as oscilações das taxas.

    O prefeito destacou que, na quarta feira e na quinta feira próximas vai apresentar os protocolos a serem seguidos no segundo faseamento e também um pacote tributário "agressivo"  e de ajuda aos setores produtivos". Neto diz que pesquisou no Brasil sobre esse tipo de iniciativa e não viu em lugar nenhum nada igual.
  
    A dúvida do prefeito é se vai falar do pacote tributário ou dos protocolos do faseamento, na quarta. Dependendo das taxas de ocupação de leitos UTI Covid, o anúncio do fasemento ficará para quinta-feira. O prefeito descartou abrir os restaurantes para o dia dos país, domingo, 9, temendo aglomerações.
    
   Diz que tudo está sendo feito "com responsabilidade, transparência e conversando com esses segmentos da sociedade, os proprietários de salões de beleza, academias e donos de bares e restaurantes.
   
    Disse, ainda, que vai garantir para a hotelaria abatimentodo IPTU em 45% dentro do Pró turismo.
 
   O prefeito não comentou em sua fala sobre a vinda de pacientes do interior para Salvador o que está inflando as taxas.

   No Centro de Recuperação do Turismo (CRT) vai funcionar no HUB Salvador, no Comércio. As medidas fazem parte do plano municipal de aquecimento da economia neste momento de crise sanitária.

No CRT, serão fornecidos serviços de con.sultoria técnica e financeira, em parceria com bancos públicos e privados, Sebrae, Senac e associações empresariais do turismo. Além dos serviços, os profissionais do setor ainda contarão com um espaço de co-working, onde poderão agendar turnos com duração de até cinco horas para execução do trabalho.