Política

PRESIDENTE DA CÂMARA garante apoio ao TJ pelos 170 de nascimento RUY

São 170 anos de nascimento de Ruy Barbosa
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/10/2019 às 19:40
Presidente Geraldo Jr com autoridades do TJ
Foto: CMS
O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), recebeu nesta terça-feira (22) uma comitiva do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tendo à frente o desembargador Lidivaldo Britto, presidente da Comissão de Festejos do TJ-BA. O presidente do Legislativo Municipal manifestou apoio para as comemorações pelos 170 anos de nascimento do jurista baiano Ruy Barbosa e 70 anos do Fórum Ruy Barbosa. As celebrações serão realizadas nos dias 4 e 5 de novembro.

Também participaram do encontro com Geraldo Júnior a desembargadora Maria da Purificação, presidente da Comissão de Memória do TJ-BA, a juíza Rita Ramos, assessora especial da presidência, Iramar Viana Martinez, secretária-geral do TJ-BA e a servidora Thaís Felippi. Durante a visita, todos foram ao Memorial e admiraram as obras históricas do local.
O presidente Geraldo Júnior agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa do TJ-BA de resgatar a memória dessa personalidade baiana. “Ruy Barbosa é um dos grandes nomes que tanto orgulham nossa cidade e nosso estado pelo enorme legado que nos deixou. Entre tantos papéis que desempenhou se destacou como advogado, jornalista, diplomata, escritor e também como político”, lembrou.  

“Acreditamos que a Câmara de Salvador tem papel importante na cidade e, considerando que Ruy Barbosa viveu aqui, foi um grande jurista e se elegeu deputado estadual, nós estamos conclamando a Câmara para os 170 de Ruy Barbosa”, disse Lidivaldo Britto.

Programação

A desembargadora Maria da Purificação disse que as comemorações do TJ-BA serão distribuídas em dois momentos. No dia 4, no fórum, será aberta uma exposição sobre Ruy Barbosa, haverá palestra e exibição de filme sobre a vida do jurista. “É importante resgatar a história desse homem que tanto se destacou no Brasil com sua atuação em diversas áreas. Nós temos a grandeza de ter um jurista dessa extirpe nascido em Salvador”, comemorou.

No dia 5, entre outras atividades, haverá a inauguração de uma estátua no Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia. 
“O TJ-BA busca a parceria da Câmara para as atividades, mas a expectativa principal é estarmos juntos nessa comemoração. Por isso, viemos aqui fazer esse convite ao presidente Geraldo Júnior”, pontuou a juíza Rita Ramos.