Política

BOLIVIA: Possível fraude nas eleições presidenciais gera conflitos

Com informações do El Diario. Evo Morales quer se perpetuar no poder
Da Redação , Salvador | 22/10/2019 às 12:56
Apoiadores de Meza criticam mudanças de resultados
Foto: rEUTERS

A Missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) disse ontem "sua profunda preocupação e surpresa com a mudança drástica e difícil de justificar a tendência dos resultados preliminares conhecidos após o fechamento das pesquisas", diz parte do comunicado divulgado pela agência. organização internacional, que detalha como o procedimento controverso foi desenvolvido.

“Existe uma profunda preocupação e surpresa com a drástica e difícil justificativa mudança na tendência dos resultados preliminares conhecidos após o fechamento das pesquisas (…) O Supremo Tribunal Eleitoral divulgou os dados do TREP, esses números indicaram uma segunda rodada, uma tendência que coincidiu com a única contagem rápida autorizada e com o exercício estatístico da missão de observação ”, explica.

"Às 20.10 horas, por decisão do plenário, o TSE decidiu emitir resultados preliminares, 24 horas depois o TSE apresentou resultados com uma mudança inexplicável que modifica drasticamente o destino da eleição e gera perda de confiança no processo eleitoral", afirmou. Ontem, o chefe da missão de observação da OEA, Manuel González.

Desde ontem, quando a contagem do TREP ficou 83% paralisada e o TSE não conseguiu explicar por que a violação do compromisso de notificar 100% dos resultados até às 22h do dia das eleições, muitas alegações de irregularidades começaram a surgir. transferência de ânforas, substituição de votos e até minutos.
A população de todo o país divulgou essas anomalias por meio de redes sociais, meios pelos quais eles também se autodenominavam para "impor seus votos". Esse movimento foi massivo, nos locais onde foi realizada a contagem.

O clima despertou quando o Corpo Eleitoral anunciou repentinamente que, com 95% da contagem de TREP, a diferença entre o MAS e o CC era superior a 10 pontos e deduziu-se que Evo Morales era o vencedor virtual das eleições em um primeiro turno. .

Em La Paz, houve confrontos, na Praça Bolívia, próximo ao local onde a contagem foi feita. A polícia começou a gaseificar e o reitor da Universidade de San Andrés e o líder do Conade, Waldo Albarracín, ficaram feridos após um ataque.

Em Santa Cruz, as pessoas se mudaram massivamente para as instalações da Fexpocruz, onde o cálculo foi realizado e exigiu respeito pelo voto. O grito de "fraude, fraude" foi ouvido, o que motivou a polícia a proteger a propriedade.

Em Potosí, os ativistas do Comitê Cívico Potosinista (Comcipo) protestaram e houve confrontos com a Polícia. À noite, o Red Uno relatou que uma pessoa se jogou do segundo andar do TED em chamas.