quinta-feira, 24 de setembro de 2020
Política

LIDICE DA MATA RECEDE COMENDA NA ALBA E CRITICA BOLSONARO

Em seu discurso, Lídice exaltou o Dois de Julho e lembrou da onda de retrocessos pela qual o País passa.
Da Redação , Salvador | 20/09/2019 às 13:38
Deputada recebe comenda 2 de Julho
Foto: Roberto Viana
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) recebeu, nesta quinta-feira (19), a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB-BA).

a cerimônia contou com a presença de políticos, amigos, artistas, intelectuais, representantes de movimentos populares, feministas e sociais, além de familiares da parlamentar. Lídice foi conduzida pelo plenário por integrantes do Grupo Cortejo Afro, o que mostra a sua relação com o povo negro e o movimento cultural baiano.

“Se o 2 de Julho há quase 200 anos significou a conquista da integridade territorial do Brasil, um fator importante da Soberania Nacional, hoje essa soberania para ser exercida na nova economia globalizada depende da pesquisa, da ciência e da tecnologia, da preservação de nosso patrimônio ambiental e da nossa adaptação proativa na economia do conhecimento, na economia Criativa. E são justamente esses setores os mais ameaçados pela utra-direita brasileira, através do seu representante máximo, o Presidente Jair Bolsonaro”, disse.

A sessão especial em homenagem a Lídice foi presidida pelo mandatário da Alba, deputado Nelson Leal (PP), que destacou a importância de Lidice para a política baiana e nacional. Também presente no evento, o ex-deputado federal Domingos Leonelli lembrou das grandes vitórias de Lidice em eleições como o pleito para prefeita e também para senadora. Também ressaltou a campanha de 1990 ao governo estadual, em que ela estrelou um chapa formada apenas por mulheres.
 
Proponente da sessão, Fabíola Mansur destacou que Lidice foi quase tudo na vida pública e ressaltou que a deputada foi a mulher que chegou mais longe na política baiana.

Ex-presidente da Assembleia, Marcelo Nilo sempre caminhou com Lídice na oposição ao Carlismo e, agora mais recentemente, ao Governo Bolsonaro.
 
Deputados do PSB como Marcelo Veiga, Marquinho Viana e Alex Lima disseram que a ex-senadora é inspiração para os mais jovens.