Política

Sociedade deve defender serviço público, afirma deputado Hilton Coelho

Hilton diz que estão massacrando os servidores públios
Da Redação , Salvador | 12/09/2019 às 16:45
Hilton Coelho é deputado estadual pelo PSOL/BA
Foto: BJÁ

O deputado Hilton Coelho (PSOL) afirma que a sociedade deve realizar uma grande campanha em defesa do serviço público. “Os servidores públicos estão sendo atacados pelos Executivos federal, estadual e municipais. Querem jogar sobre o serviço público os problemas de recursos que atingem a sociedade. É uma inverdade que precisa ser combatida. Levantamento da Auditoria Cidadã da Dívida, cerca de 52% de tudo que se arrecada no Orçamento da União está direcionado aos interesses dos especuladores do sistema financeiro. O responsável não é o serviço público pelos problemas orçamentários e sim a especulação financeira”, afirma.

O legislador afirma ser contra as medidas do presidente Bolsonaro e dos anteriores que atingem os servidores públicos. “Vivemos um momento de intensificação dos ataques ao serviço público. Há um verdadeiro desmonte do serviço público, com impactos profundos na execução das políticas públicas e sociais e retirando os poucos direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. 

A lógica imposta com a redução de políticas públicas é a ação necessária para a ampliação do processo de privatização dos serviços e equipamentos públicos, reduziu os direitos sociais a mercadoria, ou seja, só tem acesso a determinados serviços quem por eles puder pagar. E assim, cada vez mais, parcelas da população, ficam mais marginalizadas”.

Hilton Coelho lembra o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello “ele afirmou que ‘o serviço público é o patrimônio dos que não têm patrimônio’. Sem serviço público eficaz, a população em geral, e os mais pobre em especial, perdem direitos. Atacar o servidor público significa atacar, reduzir os atendimentos em serviços básicos como saúde, educação, previdência social e justiça. Sem servidor público e sem estrutura para a realização dos serviços públicos, a população necessitada tem suas condições de vida ainda mais afetada. A sociedade precisa partir para a ofensiva, em especial os servidores públicos, para que o Estado valorize os servidores e ofereça políticas públicas gratuita e de qualidade para toda a população”, conclui.