Política

PROGRAMA PÁTRIA VOLUNTÁRIA foi lançado para unir esforços no país

Governo lança Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/07/2019 às 18:17
Presidente Bolsonaro e a primeira dama Michelle
Foto: Marcos Corrêa
Uma iniciativa que veio da sociedade e que conta com apoio do setor público faz a diferença na vida de milhares de crianças com câncer em Brasília. É o Hospital da Criança que realiza, atualmente, de forma gratuita, mais de sete mil consultas por mês, além de oferecer serviços como fisioterapia e nutrição.

O local foi escolhido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para lançar, nesta terça-feira (09), o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária. “Nós, juntos, podemos fazer muito pelo nosso país”, destacou Bolsonaro.

O objetivo do programa, coordenado pelo Ministério da Cidadania, é promover e valorizar o voluntariado estimulando a participação da sociedade, instituições públicas e privadas em ações transformadoras, como é o caso do Hospital da Criança de Brasília. “É um hospital modelo. Mostra como pode funcionar bem a parceria público-privada”, explicou o ministro Osmar Terra.

 A ideia do Pátria Voluntária também é incentivar projetos de cooperação nacional e internacional, integrar bases de dados e estatísticas e dar visibilidade a projetos e pesquisas.

Conselho Nacional de Incentivo ao Voluntário
 
O programa contará com um Conselho Consultivo composto por 24 integrantes, sendo 12 representantes de ministérios e outros 12 da sociedade civil. O colegiado será presidido pela primeira-dama Michelle Bolsonaro. “Lutaremos incansavelmente para que o voluntariado seja uma marca do novo governo”, ressaltou. 

Segundo ela, a ideia é identificar prioridades e realizações concretas que estimulem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e tornar o país uma nação solidária. “Nossa missão como conselho no programa não é substituir o Estado, mas somar forças para melhorar a qualidade de vida da população. Somente através da participação ativa do cidadão, do governo e do setor privado é que podermos implementar ações verdadeiramente transformadoras no Brasil”.

Voluntários
 
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, 7,2 milhões de pessoas no Brasil realizaram trabalho voluntário em 2018.

Henrique Andrade é um deles. Ele perdeu a filha de 26 anos e a neta em um acidente de carro. O sonho da filha formada em nutrição era acabar com a fome de crianças carentes. Sonho que passou a ser de seus pais que criaram o Instituto Doando Vida Rafaela e Clara. Hoje, junto com outros voluntários e doações, alimentam sessenta crianças por dia, além de terem atividades de educação e cuidados de saúde.

Henrique definiu o voluntário como “um guerreiro silencioso que não busca a fama. É ser feliz fazendo o outro feliz. Me torna uma pessoa realizada”.