Política

2 DE JULHO: Movimentos sociais protestaram contra o governo Bolsonaro

Muitos protestos contra Jair Bolsonaro e Sérgio Moro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/07/2019 às 14:10
Privatizar faz mal ao país foi o grupo mais organizado
Foto: BJÁ
   As manifestações populares mais fortes do 2 de Julho foram de movimentos sociais e partidos políticos de esquerda contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. O tema da festa "Patrimônio do Povo" ninguém deu muita atenção até porque foi mal divulgado, mas, ainda assim as ruas da Lapinha ao Pelourinho foram tomadas hoje (02) por cidadãos que celebraram a luta dos baianos e homenagearam os heróis do movimento de libertação da Coroa Portuguesa. 

Este ano, a celebração pelo Dois de Julho completou 196 anos de história e tradição, sendo considerada a data mais importante do estado. A festividade é organizada pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Diversos grupos culturais participaram da festividade, a exemplo da Associação Brasileira de Capoeira Angola, que reuniu mais de trinta integrantes em uma bonita roda de capoeira. Grupos de baianas e caboclos, além de civis caracterizados em meio à multidão, abrilhantaram o festejo. 

Concurso - Participante do concurso de fachadas, Maísa Menezes Oliveira, instrutora do Lar Santa Bárbara, destacou a a importância da festa e a motivação extra que ela tem em participar do concurso promovido pela Prefeitura. 

"Os colégios não ensinam mais o que nós aprendemos sobre a nossa história. Eu tento passar estes ensinamentos para os meus netos. Este ano fizemos uma decoração com palha simples, porém bonita. Aqui no abrigo cuidamos gratuitamente de 19 idosos e, caso a gente ganhe esse prêmio, ele vai ajudar na manutenção do espaço", finalizou.