Política

CRISE DA VENEZUELA: Guaidó convoca militares e Trump fala com Putin

Com informações do El Diário de Caracas
Da Redacion , Salvador | 03/05/2019 às 17:44
Tiroteio na ponte entre a Colombia e a Venezuela
Foto: EFE
"Em todos os estados vamos voltar para o quartel, para entregar uma mensagem, para adicionar mais do que precisamos hoje", disse Guaidó durante uma conferência de imprensa em Caracas, e apenas três dias depois liderar uma revolta militar efêmera, juntamente com uma pontuação de militares.

Segundo o líder da oposição, neste dia, será desenvolvido a partir das 10h00 (14h00 em Brasília), os cidadãos entregarão ao Exército um documento cujo conteúdo ainda não é conhecido.

"Se encontrarmos um -bloco piquete não police- tentar passá-lo, é conversar com aqueles que estão lá, é entregar o documento, convidando-os a participar da luta, porque sabemos que há muitos que querem incorporar, porque sabemos que há muitos descontentes ", acrescentou.

Guaidó também disse que a divisão nas Forças Armadas é "óbvio", uma tese que mantém desde que começou a chamar o uniformizado no início deste ano para acompanhá-lo em uma transição.

No geral, as Forças Armadas permaneceram leais a Maduro e na última terça-feira, quando Guaidó tentou tomar uma base aérea com cerca de vinte militares e o líder da oposição Leopoldo López, eles não atenderam ao seu pedido de rebelião.

A Venezuela vem experimentando uma grande tensão política desde janeiro passado, quando Maduro fez um novo mandato de 6 anos que não é reconhecido pela oposição e parte da comunidade internacional, e o chefe do Parlamento, Juan Guaidó, proclamou um governo interino que tem a Suporte de mais de 50 países.

Paralelamente, o país sofre a pior crise econômica de sua história, que gera protestos diários para denunciar a grave escassez de alimentos e medicamentos e a terrível prestação de serviços públicos. 
TIROTEIO EM PONTE

Forte tiroteio na ponte internacional Simón Bolívar
A causa desse confronto não foi especificada, mas foi possível verificar por meio de um vídeo como os cidadãos que estavam na localidade entraram em pânico ao ouvir as detonações.

Pessoas que enfrentam a incerteza e a situação de risco, tomam a decisão de se esconder na estrutura da ponte, e muitas outras, se protegem jogando-se no chão.

TRUMP E PUTIN

O presidente dos EUA, Donald Trump, falou na sexta-feira por mais de uma hora com seu colega russo, Vladimir Putin, sobre a situação na Venezuela, bem como sobre a Ucrânia, a Coréia do Norte e um possível novo "acordo nuclear". que potencialmente incluiria a China.

Trump fala com Putin da Venezuela e pede para permitir uma "transição pacífica"
"O presidente reiterou a necessidade de uma transição pacífica" na Venezuela, disse a porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders, falando aos repórteres.

O telefonema veio no momento em que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, visitaram o Pentágono para estudar possíveis opções militares na Venezuela.