Política

Vereadores propõem vacinação nas escolas e prioridade para diabéticos

Moisés pede prioridade nos exames para diabéticos e hipertensos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 18/09/2018 às 19:14
Euvaldo Jorge e Mosés Rocha
Foto: LB

Vacinação itinerante nas escolas e creches de Salvador e prioridade para diabéticos e hipertensos na realização de exames nas unidades de saúde da capital baiana estão sendo propostas pelos vereadores Euvaldo Jorge (PPS) e Moisés Rocha (PP), respectivamente, através de projetos de lei.

O pepessita aponta a diminuição da cobertura vacinal no Brasil como fator de preocupação, pois ao contrário da tendência mundial, no País as doenças anteriormente controladas estão provocando a morte de crianças e adultos. “Somente este ano já foram confirmados mais de mil casos de sarampo no Brasil, doença que estava extinta”, afirmou.

A seu ver, a vacinação nas escolas e creches da rede pública municipal é uma ação de enfrentamento a essa tendência e tem o objetivo de garantir o acesso de todas as crianças às vacinas. “Para atingir tal finalidade sugeri que equipes de saúde se desloquem até escolas e creches do município durante o ano letivo”, explicou o legislador.

Prioridade nos exames

O petista quer que portadores de diabetes e hipertensão possam ter atendimento prioritário em exames nos hospitais, clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e laboratórios de coleta de sangue públicos e privados. Ele argumentou que essas pessoas estão sujeitos a mais riscos, devido às suas patologias.

Segundo ele, esse atendimento prioritário em unidades de saúde já é concedido a idosos, pessoas com deficiência e gestantes. Uma condicionante para o cidadão estar apto ao benefício é a apresentação de documento que comprove que o paciente é portador de diabetes ou hipertensão.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Em 2006, a doença atingia 5,5% da população e em 2016 8,9% das pessoas eram portadoras. De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em 2016, mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no país. Em 2015 a hipertensão afetava 24,9 % dos brasileiros.