Política

Saúde, meio ambiente, trânsito e educação são temas de projetos na CMS

José Trindade quer a proibição do uso de canudos plásticos em bares e restaurantes
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 20/07/2018 às 20:31
Quando acabar o recesso muitos projetos serão analisados
Foto: LB

Vacina gratuita contra a Hepatite A para garis, proibição do uso de canudos plásticos e postos de coleta de sangue nas estações de metrô estão entre as propostas feitas pelos vereadores de Salvador recentemente. A imunização dos trabalhadores da coleta de lixo do município é ideia de Fábio Souza (PHS) e torna obrigatória a medida, reforçando a prevenção e promoção da saúde da categoria.

“Silencioso e letal, o vírus da Hepatite A pode permanecer vivo por até 20 anos no organismo do hospedeiro e de forma assintomática. Esse tipo de hepatite provoca cirrose hepática e câncer de fígado e a coleta de lixo pode ser uma das formas de contaminação”, afirmou o humanista.

Não aos canudos

José Trindade (PSL) quer proibir a utilização de canudos plásticos em restaurantes, bares e lanchonetes da cidade. Segundo ele, o utensílio leva 500 anos para se decompor na natureza, mas são perfeitamente dispensáveis: “O acúmulo desse material, nos mares e oceanos, ocasiona o desconforto ambiental daqueles que visitam as faixas litorâneas, além da asfixia e morte de mais da metade da população das tartarugas marinhas”.

O edil afirma que a proibição objetiva conscientizar as pessoas em relação ao uso e impacto do canudo plástico, e sugere versões reutilizáveis, feitas de inox, vidro ou silicone. Em caso de descumprimento da lei a instituição será multada no valor de R$3 mil, podendo ser dobrado em caso de reincidência.

Coleta de sangue no metrô

Já a perrebista Rogéria Santos (PRB) está sugerindo ao ao Governo do Estado, a criação de postos fixos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) nas estações de metrô de Mussurunga, Pirajá e Lapa. A intenção é promover a mobilização de novos doadores de sangue.

“Muitas pessoas encontram dificuldades para ir aos postos de coleta devido à rotina do dia a dia. Considerando que essas estações possuem integração de ônibus e metrô, é possível criar ações de mobilização, aproveitando a diuturna e intensa circulação de passageiros que esperam muitos minutos pelo transporte”, afirmou.

Uniforme padrão

Euvaldo Jorge apresentou indicação, dirigida ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que os agentes de trânsito do País tenham fardamento padronizado. De acordo com o pepessista, “a proposta já havia sido enviada e agora foi acatada em convenção da categoria, podendo tornar-se resolução a ser aplicada em todo o território nacional”.

“Fico satisfeito em poder contribuir com uma proposição que irá agregar melhoria ao trânsito brasileiro. A possível incorporação da matéria pelo Contran, a partir desse debate da categoria, demonstra a qualidade da produção legislativa da nossa Casa”, declarou.

A matéria foi apresentada no primeiro mandato do vereador na Câmara de Salvador (2013-2016), quando presidiu a Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Municipais. “O Executivo Municipal já editou decreto regulamentando o uso do novo padrão nacional de fardamento dos agentes de trânsito”, informou.

Sugestões ao Plano de Educação

Lorena Brandão (PSC) apresentou projeto de lei defendendo a alteração da lei sobre o Plano Municipal de Educação. Ela pede a inclusão da promoção da educação ambiental como um processo que deve envolver o poder público, indivíduos e a coletividade na busca pela construção de valores sociais, de conhecimentos, de habilidades e de atitudes para a conservação do meio ambiente e para a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade em todos níveis.

Além disso, sugere a inserção dos valores da soberania e da individualidade, do autogoverno, do caráter, do relacionamento, do serviço e da relação de causa e efeito no mundo e na natureza; o oferecimento do ensina da religião de livre opção dos educandos ou de seus responsáveis legais, com observância do ensino da visão história dos fatos e a inclusão de atividade e conteúdos relativos à educação financeira com noções de economia monetária, fiscal e de capital, noções ainda de planejamento financeiro e dos princípios contábeis, especialmente débito e crédito.