Política

CONTRA-INFORMAÇÃO: Planalto diz que Imbassahy segue no Ministério

Com informações do Globo
Da REdacão , Salvador | 22/11/2017 às 16:39
É pressão pra todos lado: Imbassahy balança mas ainda nãi caiu
Foto:

Oficialmente, o Palácio do Planalto mantém Antonio Imbassahy (PSDB) à frente da Secretaria de Governo. O secretário de imprensa, Márcio de Freitas, convocou jornalistas para informar que Imbassahy segue ministro, e que o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), indicação do PMDB, não assumirá. Contudo, mais cedo, a escolha de Marun pelo Presidente Michel Temer havia sido confirmada por auxiliares e um ministro do presidente.

Os senadores Aécio Neves e Tasso JereissatiAécio Neves destitui Tasso Jereissati da presidência do PSDB
Executiva nacional do PSDB se reúne em Brasília para definir permanência no governo Temer em junho de 2017Temer deve se antecipar à decisão tucana e fazer reforma ministerial sem PSDB

A Secretaria de Governo é o ministério que cuida da articulação política do Poder Executivo com o Congresso. A pasta fica dentro do Palácio do Planalto e tem grande peso político.

Na última terça-feira, Marun disse ao GLOBO que estava "à disposição do Presidente" para assumir a secretaria, mas afirmou que ainda não tinha recebido o convite.

— Não fui convidado, mas fico à disposição do Presidente — afirmou o deputado.

Desde o último dia 13, quando o deputado tucano Bruno Araújo se demitiu do Ministério das Cidades alegando falta de apoio do partido, o governo está em mais um impasse. Em meio à estratégia inicial de fazer uma reforma ministerial ampla, houve reação da base aliada. A linha de corte inaugural, que não prosperou, seria que todos os ministros candidatos em 2018 saíssem já da Esplanada, antecipando em quatro meses a exigência da legislação eleitoral. Por enquanto, só a pasta das Cidades foi substituída. No próximo dia 9, o PSDB, partido de Imbassahy, ministro palaciano responsável pela articulação política, decidirá se sai de vez ou não do governo Temer.

Marun foi a indicação do PMDB, comunicada ao Planalto definitivamente nesta terça-feira. Ele foi da tropa de choque governista na Câmara para barrar duas denúncias criminais contra Temer e também esteve na linha de frente na defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso no âmbito da Lava-Jato.

Partidos da base aliada, especialmente os do centrão, fazem reclamações antigas ao cargo de Imbassahy no Planalto, que, na prática, torna o ministro da pasta um auxiliar direto do Presidente, um andar acima do gabinete presidencial. Essas legendas insatisfeitas argumentam que entregam mais votos e fazem defesa mais fiel do governo, mas que perdem espaço na Esplanada dos Ministérios para o PSDB, que está rachado.

REUNIÃO COM TEMER

Apesar do secretário de imprensa, Márcio de Freitas, ter convocado a imprensa para informar que Imbassahy segue ministro, e que o deputado Carlos Marun não assumirá, o Presidente está reunido, na tarde dessa quarta-feira, com o ainda ministro Imbassahy para resolver o impasse envolvendo sua saída da pasta.

As notícias divulgadas pela imprensa da escolha de Marun para o Ministério fez com que parte dos tucanos, em solidariedade a Imbassahy, ameaçasse boicotar o jantar de hoje no Palácio da Alvorada, onde o assunto principal será a reforma da Previdência. Assim, diante da pressão do PSDB, considerado crucial para a votação da proposta, assessores de Temer negaram a posse de Marun.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/planalto-diz-que-imbassahy-segue-na-secretaria-de-governo-22098856#ixzz4zBvDNyT4 
stest