Política

6 MESES DE TRUMP: Briga com a imprensa, mas é adorado pelos caipiras

Sua aprovação caiu de 42% para 36% entre abril e julho
NF , da redação em Salvador | 20/07/2017 às 19:31
Donald Trump e suas ações e trapalhadas
Foto:
     Se a política anda complicada no Brasil, pode ser um consolo mirar nos EUA e ver que por lá as coisas também não vão muito bem. Hoje, dia 20, Donald Trump completa seis meses à frente do cargo mais importante do mundo. O balanço que se faz, no entanto, mostra que ele está mais para trapalhão que presidente. 

   Ele briga com a imprensa, é amigo do Putin, trata mal as mulheres, mas ainda é adorado pelos caipiras americanos, os únicos que vêem qualidades em seu governo. Trump é o presidente mais impopular no início de seu mandato da história recente. 

   E convenhamos que é bem difícil simpatizar com um cidadão que tem os modos dele. A cada aparição pública uma chuva de memes mostrando o jeito rude do presidente invade a Internet. Trumo é suspeito de coordenar manobras eleitorais com os russos, não consegue derrubar o Obamacare e manda menos no legislativo que Michel Temer.

   Entre abril e julho, a aprovação de Trump caiu de 42% a 36%, segundo uma pesquisa recente do The Washington Post e da ABC News. Mas entre os republicanos, quase não variou: de 84% a 82%. Povo estranho. 

   Os mais simples acha que Trump peita o sistema e não liga para as convenções de Washington. Até aí nada demais. O problema é que Trump que ser dono de empresa quando na verdade está sentado na Casa Branca. Declara guerra a Coréia do Norte como se estivesse à frente de um video-game. Culpa a imprensa por tudo e nem tem vergonha em defender o filho que publicamente afirmou ter tido conversa com russos que manipularam as eleições. 

   Difícil entender o rumo de Trump. Em seis meses mostrou ser um trapalhão, um perdido nas entranhas do capitólio. Na moda dos políticos não político, é bom mirar nos vizinhos para termos aqui o mesmo tipo de erro. Por enquanto, só em São Paulo.