Política

PROTAGONISMO DO CARNAVAL: Por enquanto, Rui Costa vai dando 1x0 (TF)

As miudinhas de hoje são dedicadas ao reinado de Momo.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/02/2017 às 19:49
Rui está associando sua imagem a massa ao folião e os grupos sem cordas
Foto: Mateus Pereira
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Com o governador Rui Costa (PT) de um lado; e o prefeito ACM Neto (DEM) do outro cada qual querendo ser o protagonista do Carnaval, o mais sensato como diria Marcos Medrado seria 'unir forças', só uma medição de pesquisa pode avaliar quem se saiu melhor aos olhos da população. 

   2. Em princípio, Rui está se saindo melhor, porque optou por aliar sua imagem a massa, ao carnaval do folião sem cordas, e embora esse modelo ainda fique a desejar (o que se viu na Barra, ontem, foram muitos espaços vazios entre um trio e outro) está dando resultado. Sai-se bem.

   3. O prefeito ACM Neto, de certa maneira tolhido pelo Carnaval mercantilista, com o apoio de empresas e espaços demarcados com muito marketing empresarial, teve boa performance no Fuzuê, porém, o Furdunço da terça feira foi um horror, fora de controle, e a abertura do Carnaval com palco e baile na Municipal foi uma imitação barata de Recife.

   4. Tem que se soltar mais. Sua imprensa também perde para a do governo e chegou até a inaugurar uma sala de imprensa 24 h depois de aberto oficialmente o Carnaval e 78 h após o Fuzué.

   5. Essa disputa vai até a quarta-feira de cinzas e é claro que cada qual vai puxar a brasa para a sua sardinha e nós estaremos aqui para avalar. Quem mais lucra nessa disputa entre governador x prefeito são os artistas e as entidades que estão recebendo apoios dos dois lados.
                                                                        ******
   6.  Carnaval acontece e, para cair na folia com muita energia, alguns cuidados com a alimentação e consumo de água são necessários. Afinal de contas, qualquer descuido pode acabar com a festa para o consumidor ou gerar inúmeras consequências quando a folia terminar. 

   7. Para garantir a segurança do público que participa da festa em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta aos foliões para verificar as condições de comércio e preparação de alimentos, além da qualidade da água utilizada durante o período.
 
   8. "O Carnaval é um período no qual as pessoas devem ter cuidados redobrados com a alimentação. É importante verificar as condições de higiene dos estabelecimentos, se os atendentes estão usando luvas, perceber se a forma de manuseio está adequada e se os utensílios utilizados estão limpos. Também é preciso ficar ligado na aparência do produto. Perceber se a coloração e o cheiro estão dentro do padrão normal pode evitar um problema como uma infecção, por exemplo", esclarece o subcoordenador da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), André Luís Pereira.
 
    9. Para garantir a qualidade dos produtos comercializados na folia, equipes da Visa estão atuando em plantão de 24 horas em todos os circuitos até a Quarta-feira de Cinzas (1º) na fiscalização de estabelecimentos do comércio formal e informal. Nos dois primeiros dias da folia, a Vigilância Sanitária já realizou 64 inspeções em estabelecimentos do comércio formal como bares, restaurantes, camarotes e hotéis, além de 49 fiscalizações em balcões de alimentos, baianas de acarajé e ambulantes do comércio informal. No total, foram lavradas 24 notificações e uma apreensão de alimentos vencidos em um restaurante na Avenida Sete de Setembro (Circuito Osmar).

   10. Claudia Leitte puxou seu trio nesta sexta-feira, 24, vestida de salva vidas. Bela homenagem.

   11. O amor é lindo: governdor Rui declara amor à sua esposa e posta nas redes sociais.

   12. Daniela Mer4cury, de novo! Casando-se no trio.

   13. E a Setre/Gov, com tanta propaganda do trabalho descente, permite que uma mulher grávida de 8/9 meses estivesse catando latinhas na Barra. Deu a luz no circuito.

   14. O que passaria na cabeça do governador sobrevoar a região da seca, em Queimadas, pela manhã; e dançar samba regaae no Olodum no final da tarde? Oficios de uma autoridade.

   15. A Secretaria de Saúde do município não está escondendo números e já disse que realizou quase 40 cirurgias de bocas e faces no Momo. São as porradas baianas.

   16. Falando sério, o Leo Santana empolgou mais do que Ivete Sangalo com seus trios sem cordas. Leo tá lacrando.

   17. O Beco do Off tinha tanta gente depois do desfile de Os Mascarados que saiu até tapas.

   18. A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) listou alguns cuidados que os pais e cuidadores de crianças e adolescentes devem ter ao levá-los para os circuitos de Carnaval. As orientações vão desde os riscos no consumo de bebidas alcoólicas, transmissão de doenças respiratórias, segurança e alimentação dos pequenos foliões.

   19. “Brinque o Carnaval à vontade e usufrua da alegria que está dentro de você”, afirma a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, ao pontuar que o contato precoce na experimentação de álcool traz sérios danos ao desenvolvimento da criança e do adolescente.

   20. No início deste mês a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um guia com uma série de recomendações a gestores, médicos, pais e educadores para o estímulo à prevenção ao consumo de álcool e alertando sobre os distúrbios causados por ele entre os mais jovens.

   21. No quesito alimentação, a nutróloga pediatra Junaura Barreto explica que é preciso manter a rotina alimentar e não substituir as principais refeições por lanches. Os pais devem ficar atentos sempre ao estado de hidratação da criança e, preferencialmente, ofertar água e frutas em vez de sucos industrializados ou refrigerantes. 

   22. Se a opção for consumir alimentos vendidos na rua é importante observar antes as condições de higiene no preparo e conservação dos produtos.

  23. Quem for vítima de racismo ou intolerância religiosa durante a folia pode procurar o Centro de Referência Nelson Mandela, equipamento da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) que oferece orientação jurídica gratuita em situações de violação de direitos nesta área. A denúncia pode ser feita na sede do Procon (Rua Carlos Gomes) até a próxima terça-feira (28), das 14h às 22h, ou pelos telefones (71) 3117-7448 e 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado). 

   24. O serviço de enfrentamento ao racismo também inclui campanha de sensibilização nos circuitos da festa, com distribuição de material informativo, e equipes de técnicos especializados, que fazem abordagem qualificada para o monitoramento de casos relacionados. Apenas nesta quinta-feira (23) foram realizadas 52 entrevistas com foliões, ambulantes, cordeiros, turistas e catadores de material reciclável.
 
   25. O posto de atendimento ao foliDeste número, 22 pessoas alegam ter sofrido racismo em algum momento da vida. Já 30 afirmaram ter presenciadoão do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi aberto na quinta-feira (23), na rotatória de acesso ao Zoológico, em Ondina. No espaço, atuam servidores das áreas administrativa, operacional e de comunicação, em regime de plantão 24 horas.

   26. A estrutura foi decorada com peças da campanha educativa "O Detran não deixa você na mão", que fala dos serviços que serão oferecidos pelo órgão durante a festa e faz alertas para a direção perigosa. No local, o folião pode tirar documentos (2° via do CRLV e CNH), consultar o histórico no trânsito e receber orientações sobre mobilidade e a retirada de veículos removidos em blitzes.