Política

Arena do Corinthians foi presente para Lula diz patriarca da Odebrecht

Com informações publicadas na Folha de SP
Da Redação , Salvador | 23/10/2016 às 08:40
Lula com Emilio Odebrecht
Foto: FP
Orçado inicialmente em 820 milhões de reais, o Itaquerão – estádio do Corinthians sede da abertura da Copa da Fifa de 2014 -, custou ao final das obras, 1 bilhão 200 milhões de reais. O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva é corintiano. E o Itaquerão foi um presente da Odebrecht (a empreiteira mais enrolada na Lava Jato), para Lula.

A reportagem vai ser publicada na edição deste domingo, 23, pela Folha de S.Paulo, segundo antecipou pouco depois das 19 horas deste sábado, 22, o site O Antagonista.

A matéria da Folha, conforme revela a equipe d’O Antagonista, é baseada na pré-delação de Emílio Odebrecht, presidente da empreiteira, e pai de Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba desde o ano passado, e que também estaria negociando uma delação premiada com o juiz Sérgio Moro. “O estádio do Corinthians foi um presente para o ex-presidente”, garante o site, com informações supostamente vazadas pela redação da Folha.

Ainda segundo O Antagonista, “Lula seria preso por causa do esquema no Itaquerão”.

A construção do Itaquerão começou três meses antes de o contrato ser assinado. Lula lembra esse fato no dia da assinatura do acordo de construção. O pronunciamento de Lula foi gravado em vídeo. Ele agradece a muitas pessoas pela construção do Itaquerão. E quase chega a comparar pai e filho Odebrecht a deuses do Olimpo.

O discurso – Leia a seguir a degravação do discurso de Lula:

“Eu ainda Presidente da República, fui com o Governador à época, o Serra, o prefeito Kassab… nós fomos visitar junto com o presidente da CBF, o Morumbi… o meu querido Andres estava junto…

Porque nós achávamos que o Morumbi seria o estádio da Copa do Mundo… e a gente já estava decidido a trabalhar a construção do estádio do Corinthians.

Não sei porque, só quem pode responder é o Juvenal (Juvêncio)… só quem pode responder é o presidenta da FIFA ou o presidente da CBF… eu não sei porque, não quiseram (o Morumbi), e nós, graças a Deus, arrumamos um grupo de empresários (Odebrecht) que assinaram o contrato agora, e finalmente, além de ter um estádio, ele irá fazer a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Eu quero agradecer ao presidente do Corinthians, à diretoria do Corinthians, o conselheiro do Corinthians, mas quero agradecer, sobretudo, ao Dr. Emílio Odebrecht, presidente do Conselho da ODEBRECHT, e ao Marcelo, presidente do grupo ODEBRECHT… porque foram duas pessoas que começaram a construir essa obra ainda sem o contrato assinado… eles já estão trabalhando há 90 dias, e o contrato foi assinado hoje…”