Política

BAHIA comemora 2 de Julho e Madeira zarpou para Lisboa sem dar 1 tiro

Os historiadores nacionais não dão a mínima importância ao 2 de Julho como fato que tivesse influenciado o 7 de setembro de 1822 ou consolidado o Império
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/06/2016 às 19:38
2 de Julho, festa folclórica
Foto: Jeito Baiano
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. No sábado, comemora-se os 193 anos do 2 de Julho, data da independência da Bahia do jugo português, época do Brasil Colônia quando a sede do governo já tinha sido transferida para o Rio de Janeiro, desde 1763, e o poder central se deslocara para o Sudeste, especialmente a partir de 1808 quando a nata da Coroa Portuguesa à frente dom João VI se instalou por lá.

   2. A Bahia não teve a menor influência na Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, tanto que, os historiadores nacionais e os de Portugal não dão a mínima importância ao 2 de Julho. A Bahia, óbvio, procura enaltecê-la tentando transformá-la num evento nacional, mas, é um feito regional. O brigadeiro Madeira de Melo, o insurreto português, não tinha a menor condição em armas de instalar uma República Bahiense.

   3. nem tinha as armas e os homens necessários para isso, nem Dom João VI o qual já retornara a Portugual para assumir o trono após a Revolta Constitucionalista do Porto, em 1821, tinha muitos problemas em Portugal e faltava-lhe vontade política para ajudar Madeira de Melo e forças militares. Além disso, seria romper com seu filho dom Pedro I, proclamado Imperador do Brasil. Depois, rei de Portugal como Dom Pedro IV.

   4. A Bahia também supervaloriza os seus 'heróis' da independência - o que é natural - mas os feitos heróicos foram limitados durante as 'batalhas' poucas que foram, a mais expressiva a de Pirajá, e atos de heroismo no Recôncavo, em especial, Cachoeira, onde não houve lutas de fato e morreu apenas 1 soldado tambor. A chalupa mandada por Madeira para amedrontar a população de Cachoeira não tinha forças nem armas para tal.

   5. Maria Quitéria - a heroina mais consagrada do 2 de Julho - integrou o Batalhão Periquitos, mas, não lutou. Não deu um tiro. Esse batalhão não chegou a se confrontar em campo de batalha.

   6. As lutas pela Independência constituiram-se numa guerra de cerco, pela linha do Recôncavo graça ao apoio dos homens poderosos da economia do açucar; e a ajuda de Dom Pedro I, com o Exército Libertador, e pelo mar com o almirante lord Chorcane.

   7. Também não houve guerra no mar, nem em Salvador; nem em Itaparica. Essa história de que houve queima de navios em Itaparica comandada por uma certa Maria Filipa é ficção, criada pela pena de Ubaldo Osório, avô de João Ubaldo Ribeiro. Dizer que deram surra de cansanção em portugueses armados de mosquetão é piada.

   8. Madeira ficou cercado em Salvador e quando foi na madrugada de 2 de Julho, sem dar um tiro, embarcou a sua Divisão Auxiliadora em navios que estavam ancorados no caís do Porto, na Cidade Baixa, e na madrugada zarpou para Lisboa. Os navios de Crochane estavam em Morro de São Paulo e ficaram a ver navios.

   9. Essa, em resumo jornalistico, é a história do 2 de Julho que precisa ser contada de forma responsável por historiades, o que até agora, nunca aconteceu. Existe apenas alguns relatos, de formas esparsas, que merecem crédito. E exaltação aos heróis populares, negros anônimos, caboclos, caboclas e vaqueiros do Pedrão. 

   10. Maria Quitéria morreu pobre e cega em Salvador, feita heroina por dom pedro I; Joana Angélica não teve relação direta com o 2 de Julho; e o comandante Lima e Silva entrou na cidade pela Estrada das Boaiadas sem resistência. Chegou ao Terreiro de Jesus e participou de um Te Deum com seus soldados esfarrapados. A essa altua as tropas de Madeira já tinha atravessado o mar em Vilas de Abrantes rumo ao Velho Mundo.
                                                                            *****
   11. As unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) não funcionarão no dia 2 de Julho (sábado), feriado em comemoração à Independência da Bahia. A Rede SAC disponibiliza o endereço eletrônico www.sac.ba.gov.br para consulta de informações sobre serviços disponíveis, agendamento de atendimento, entre outras.

   12. A decisão de soltar o ex-ministro Paulo Bernardo não foi o STF e sim de um dos ministros do STF, Dias Toffoli.
 
  13. Só no Correio, hoje, a Prefeitura de Salvador colocou 8 páginas de propaganda. E o pessoal do DEM na Assembleia ainda fica criticando Rui Costa e sua propaganda.

   14. Nesta sexta-feira tem o II Encontro de Jornalistas numa mesa de Botequim, no Boteco do Jonas, Costa Azul, a partir do meio dia.

   15. A Avenida 2 de Julho, nova via de ligação entre os bairros de Cajazeiras, Águas Claras e Valéria com a BR-324, foi aberta ao tráfego no final da tarde de hoje (30) pelo prefeito ACM Neto. A obra, uma das maiores da área de mobilidade que a cidade já viu, foi conduzida pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), beneficiando mais de um milhão de pessoas. A estimativa de fluxo na Avenida 2 de Julho é de aproximadamente quatro mil veículos por dia. 
 
   16. Com investimento de aproximadamente R$ 60 milhões, esta é a maior intervenção viária realizada pela Prefeitura da capital baiana e, além de desafogar o trânsito na região, vai reduzir o tempo final de viagem até a região central de 50 para 10 minutos. 

   17. A nova via é composta por duas pistas com 7,8 km de extensão nos sentidos de ida e volta, sendo intercaladas por duas rotatórias e dois viadutos com 30 metros de extensão - entrada e saída - dispostos sobre a avenida, garantindo o acesso direto ao bairro de Valéria e permitindo o desafogo do trafego na localidade e nas comunidades adjacentes. 

   18. A partir desta sexta-feira (1º de julho), todos os novos processos autuados no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) irão tramitar, exclusivamente, por meio eletrônico, o que permite maior facilidade do acesso à informação, redução do tempo de tramitação do processo, redução de custos com papel, suprimento para impressão e otimização do ambiente de trabalho. 

   19. O novo procedimento começou ainda em 2015, tendo sido iniciado pelos processos de aposentadoria estendido progressivamente até atingir os autos de todas as naturezas.

   20. Os autos dos processos tramitam através do Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos (PROInfo), por meio do qual gestores públicos, cidadãos e procuradores podem ter acesso on-line ao conteúdo de todos os documentos e processos eletrônicos, podendo ainda protocolar, peticionar, responder a notificações e acompanhar o andamento dos autos sem precisar se deslocar para a sede da Corte de Contas. 

   21. Os interessados devem providenciar o credenciamento prévio e a emissão de certificado digital para pessoa física junto ao TCE/BA, nos termos estabelecidos na Resolução nº 124/2015 e no Ato da Presidência nº 236/2015.

   22. Foi publicada hoje (30) à tarde edição extra do Diário Oficial do Município com a sanção por parte do prefeito ACM Neto do novo PDDU. O relator do PDDU na Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates (DEM), informa que “nenhuma das 133 emendas apresentadas pelos foram vetadas pelo prefeito. Foram 52 emendas de movimentos sociais e comunitários e 81 de vereadores. 

   23. Isso demonstra o respeito do chefe do Executivo Municipal ao Legislativo e também à construção coletiva do novo PDDU”. O PDDU estava em tramitação desde novembro de 2015 no Legislativo Municipal e foi aprovado em plenário no último dia 13. “Para construção desse relatório, foram realizadas 19 audiências públicas, sendo as duas últimas destinadas a lida do relatório; e acolhidas 132 emendas, sendo 52 de participação popular e 80 emendas de vereadores. 

   24. Todas as audiências foram transmitidas ao vivo pela TV Câmara e contaram com a presença de intérpretes em Libras para que fossem acessíveis a todos”, explicou o democrata.

   25. A primeira unidade do inovador projeto Escolab – modelo de escola-laboratório pioneira na capital baiana, que é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed), o Google e a SmartLab -, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30) na Rua da Lagoa, região de Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A solenidade contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da secretária de Educação, Joelice Braga, comunidade escolar, lideranças locais e diversas autoridades municipais.

   26. A unidade atenderá no contra-turno quatro escolas do entorno: Colina do Mar, Alto de Coutos, Oito de Maio e Cid Passos, beneficiando no total 600 crianças. Trata-se de uma escola com foco na utilização da experimentação, ludicidade, tecnologia da informação e comunicação, bem como na colaboração entre os educandos e educadores. A Escolab do Subúrbio começa a funcionar ainda neste semestre, após o processo de treinamento dos professores.