Política

GOVERNO de Temer começa tímido e distante do que deseja a sociedade

Governo Temer fala em cortar 4.000 servidores comissionados quando deveria corta pelo menos 40.000 e ainda quer criar novo imposto tipo CPMF
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/05/2016 às 18:00
Temer faz governo de coalização e ainda quer criar novo imposto
Foto: PR
   MIUDINHAS GLOBAS:

    1. O presidente em exercício, Michel Temer, começa seu governo de 180 dias e mais prováveis dois anos de forma tímida para o que está a exigir a sociedade. Até agora não houve nada de significativo para compensar o esforço de quem foi às ruas pedir o fora Dilma Rousseff. É claro que fazendo um governo de coalização para agradar a todos os partidos de sua base alidada, até se entende essa postura de Temer e creio que, por sua experiência de vida ele sabe, meis do que ninguém, que se espara mais do governo.

    2. Ora reduzir ministérios para 21 significa pouco na folha de pessoal uma vez que os servidores continuam a existir e são relocados para outros locais. Acabou-se, por exemplo, o Ministério da Cultura , mas segue uma Secretaria ligada ao Ministério da Educação com os mesmos, a mesma panelinha Sul Maravilha por lá. Há uma grita, natural no meio artístico, daqueles que vivem sempre as custas do governo.

   3. O Ministro do Planejamento, Romero Jucá anuncia um corte de 4.000 servidores em cargos comissionados, uma 'titica de galinha' num universo de 22.000 só de níveis superiores e mais 85.000 em níveis médios. Se o ministro dissesse que iria 40.000 ainda era era pouco. Ao falar em 4.000 está zombando com a sociedade brasileira que paga essa conta para gente que pouco ou quase nenhum trabalho realiza.

   4. O pior anúncio veio do ministro da Fazenda, Henrique Meireles, avisando que o governo analisa a possibilidade de criar um imposto temporário (uma nova CPMF) para fazer o ajuste fiscal. Essa, aliás, é a receita mais fácil de ser aplicada em qualquer governo. Mais imposto e menos comprometimento. Se o governo reduzir sua máquina para 10 a 12 ministérios e um corte em 80.000 apaniguados faria o ajuste fiscal numa boa. Ademais poderia também privatizar um monte de estatais que não servem para nada, salvo dar prejuizos.

   5. Pra que o governo quer bancos e empresas de energia? Quando a Bahia privatizou a Coelba dizia-se que seria o fim do mundo. E a Coelba está aí, hoje, prestando melhor serviço do que antes. Quando o governo fechou o Banbeb foi aquele alarme. O que se viu? Só marola. O Baneb era um saco sem fundos e não fez a menor falta, salvo, claro, para aqueles que usufruiam do Baneb. No final de um dos governos baianos flagraram um servidor levando um saco de dinheiro.

   6. A única ação objetiva, boa, segura, firme do governo Temer até agora foi a decisão do ministro das Relações Exteriores, José Serra, de enfrentar as republiquetas bolivarianas - Venezuela, Equador, El Salvador, etc - que ficam fazendo marola pró Dilma, como fizeram pró Lugo, no Paraguai. Serra está certo. O melhor que o Brasil pode fazer é romper relações diplomáticas com a Venezuela. Na época de Lula, Chavez e a petrolifera venezuelana assinaram termos de compromissos de investimentos na Refinaria Abreu de Lima (PE) e o Brasil tomou uma tunga. 

   7. Então, fechando nosso comentário, tá certo que Temer ainda está 'pisando em oovos' tem um mandato inicial de 180 dias, mas a população exige mais do governo. Por enquanto está devendo. Já disse que não vai fazer milagre, porém, pelo menos ser mais contundente.
                                                                                ******
   8. Mais de 100 viaturas serão entregues nesta segunda-feira (16), às 9h, pelo governador Rui Costa à Polícia Militar de Salvador e região metropolitana,  destinadas a promover a renovação da frota locada. O evento ocorrerá no estacionamento no Jardim dos Namorados, na orla atlântica de Salvador, no bairro da Pituba.  

   9. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da “Operação Chuva 2016” neste domingo (15). Até as 15h10 o órgão tinha recebido 10 solicitações de emergência. Foram três alagamentos de imóvel, duas infiltrações, duas ameaça de desabamento de imóvel, dois desabamentos de imóvel e uma ameaça de deslizamento de terra. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone nto de terra gratuito 199.​

    10. A Coelba precisa fazer uma revisão geral no balneário de Vilas do Atlântico. Só neste último final de semana, a energia foi interrompida três vezes. Choveu, falta luz. 

    11. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, esteve reunido no sábado, 14, com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, no Palácio do Planalto. Eles debateram assuntos que dizem respeito à relação do governo federal com o Congresso Nacional, sobre os projetos que o governo deverá encaminhar visando a recuperação da economia, com a volta do crescimento das taxas de emprego, queda da inflação, e outros. 

   12. Temas de interesse da Bahia também constaram da pauta do encontro. Imbassahy se disse satisfeito com os resul tados da conversa: “Estamos confiantes quanto às expectativas de um país melhor a partir de agora. Realista, o governo Temer vai tomando mais conhecimento da situação dramática em que se encontram as finanças públicas, como está sendo revelado à população, medida que é de fundamental importância nesse momento. 

   13. Também começa a elaborar um conjunto de propostas, direcionadas a setores prioritários, apontando os rumos para o país sair da dessa profunda crise", concluiu.  

   14. “A ausência do representante da Câmara Federal na posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, retratou o calcanhar de aquiles para o funcionamento dos poderes da República: a casa legislativa nacional está há 10 dias sem presidente”, observa o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), que defende a imediata eleição para a presidência da Casa. 

   15. Amparado em parecer encomendado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Osmar Serraglio, que, recomenda a realização de novas eleições para a presidência da Câmara Federal imediatamente por haver vacância no cargo, contrariando o entendimento da atual Secretaria-Geral da Casa, Aleluia ergue sua voz pelo preenchimento do posto daquele que hoje seria o primeiro nome na linha de sucessão do presidente Michel Temer. 

   16. Dois adolescentes [um rapaz e uma moça] foram apreendidos em flagrante durante tentativa de assalto a uma jovem no bairro Zabelê, Zona Oeste de Vitória da Conquista. De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, o fato aconteceu ao meio dia deste sábado (14) em via pública da Vila Serrana.

   17. A vítima, que é filha de um policial, vivenciou momentos de terror promovido pela dupla que estava com um revólver em punhos.  Em poucos instantes uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste Baiano (CIPE-Sudoeste), conhecida pela antiga sigla Caesg, chegou ao local realizado a operação de apreensão. Os infratores e a arma foram apresentados à Policial Civil no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).

   18. A Central de Outdoor Seccional Bahia apoia nesta bi-semana o Projeto Canarinho, uma parceria do Instituto IRIS com o Esporte Clube Ypiranga e patrocínio da Petrobrás, que promove a inclusão social, a interação entre família, escola e sociedade no bairro Vila Canária, na capital baiana.
 
   19. O projeto que já acontece há três anos, é realizado na sede do Clube Ypiranga, com palestras de diversos temas, atividades esportivas e recreativas, e atua diretamente com 360 crianças e adolescentes, moradores do local, na faixa etária de 07 a 18 anos, estudantes de escola pública.

   20. A Ambev  está contratando pessoas para fazer parte do quadro de colaboradores da Companhia. Desta vez, as vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD´s).

   21. Os cargos são para jovem aprendiz, técnico administrativo, operador e auxiliar de produção. As vagas são para trabalhar na fábrica da da Ambev, no Polo industrial de Camaçari. Os candidatos podem ter qualquer tipo de deficiência, idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. 

   22. Os interessados devem se inscrever exclusivamente através do site www.queroserambev.com.br ou enviar o currículo para  cmcurriculos@ambev.com.br. Não serão  recebidos currículos na recepção da unidade. 

   23. No próximo dia 19 de maio, às 9h, será realizada uma Sessão Especial no Centro de Cultura da Câmara para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Na oportunidade, o evento irá homenagear o professor Marcus Vinícius Matraga, assassinado no início do ano e reconhecido ativista pela reforma psiquiátrica no Brasil.

   24. A Sessão, promovida pela vereadora Aladilce, tem o objetivo de avaliar a situação da assistência à saúde mental no município de Salvador. "Vamos fazer um balanço dos avanços e retrocessos da Lei da Reforma Psiquiátrica na cidade e homenagear o professor Matraga, que foi de extrema importância na luta antimanicomial em todo o país.

   25. A iniciativa serve para frisar que ainda buscamos esclarecimentos dos órgãos públicos e da justiça sobre o seu assassinato e punição para os criminosos", afirma Aladilce.

   26. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado em Salvador, reduziu em 76% o número de óbitos na urgência e emergência da unidade na comparação entre 2015 e 2014. A diminuição do índice é resultado da adoção de estratégias de redimensionamento da força  de trabalho e retomada do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCRpela direção da unidade em março de 2015.

   27. Um ano após a utilização de novos critérios de atendimento, os números relativos às mortes na urgência e emergência continuam diminuindo. A média diária de mortes, nos três primeiros meses de 2015 ficou em 1,25 contra 1,82 de todo o ano passado. 

   28. Em 2014, a  média de óbitos por dia, após 24 horas na emergência, era de 5,25, conforme o levantamento feito pela direção do hospital, ou seja, quase três vezes maior que a registrada em 2015.

   29. As mudanças no desempenho assistencial do Hospital Roberto Santos são implementadas pensando, primordialmente, na garantia de saúde à população baiana, que agora aguarda menos tempo pelo atendimento emergencial. Além do Acolhimento com Classificação de Risco,  o fortalecimento do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o ordenamento dos procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais (consulta pré-operatória e anestésica) foram instrumentos para efetivar o acesso aos usuários que necessitam de tratamento de média e  alta complexidade disponível no hospital.