Política

Teori manda investigar planilhas da Odebrecht; e Pinheiro na bola sete

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, a partir da última sexta-feira (22), entra em vigor a portaria que dá início ao recadastramento dos táxis.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/04/2016 às 17:49
Senador Pinheiro corre o risco de pisar na bola se aceitar a SEC
Foto: Ag Câmara
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. (VEJA): O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de procedimento para uma apuração da "superplanilha" com a indicação de pagamentos feitos pela empreiteira Odebrecht a centenas de políticos, encontrada no mês passado pela força-tarefa da Operação Lava Jato na casa do ex-presidente de Infraestrutura da empreiteira Benedicto Barbosa Silva Junior, no Rio de Janeiro. 

   2. A partir de agora, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidirá se pede ou não a abertura de inquéritos sobre políticos relacionados na planilha.

   3. A planilha, que contém cerca de 300 nomes ligados a 24 partidos políticos, é a maior relação de políticos e partidos associada a pagamentos de uma empreiteira capturada pela Lava Jato desde o início da operação, há dois anos.

   4. Zavaski também devolveu ao juiz federal Sérgio Moro, que coordena os processos da Lava Jato na primeira instância em Curitiba, as investigações da Operação Acarajé, que mirou os marqueteiros João Santana e Mônica Moura, e da 26ª fase, chamada de Xepa, que investiga a existência de um departamento para o pagamento de propinas na empreiteira Odebrecht.

   5. O ministro entendeu que autoridades com foro privilegiado não foram investigados nessas duas fases da operação e que Moro não violou a competência do STF durante as investigações.

   6.  As planilhas com doeações da Odebrecht foram encontradas nas buscas da 23ª fase, a Acarajé, que teve como alvo principal o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Entre muitos nomes, são citados nas planilhas: o ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), José Serra (PSDB-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Aécio Neves (PSDB-MG) e Humberto Costa (PT-PE), o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ), o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o deputado Paulinho da Força (SD-SP) e a prefeita de Campos e ex-governadora do Rio, Rosinha Garotinho (PR).
                                                                     *****
    7. O convite do governador Rui Costa para que o senador Walter Pinheiro assuma a titularidade da Secretaria de Educação do Estado pode deixá-lo numa tremenda saia justa se aceitar. 

   8. Pinheiro não escondia de ninguém sua insatisfação com o PT, em especial com o ministro Jaques Wagner, o qual o preteriu em ser o candidato a governador, em 2014. Recentemente deixou o partido e ainda não decidiu onde se filiará.

   9. Passa a ser, portanto, uma situação bastante peculiar um possível SIM de Pinheiro para ser secretário de Rui, ou seja, de um governo do PT partido que ele rejeita. 

   10. Na politica tudo é possível, mas, sempre há um preço a ser pago. Pinheiro é senador e seu voto será importante no processo do impeachment de Dilma. Se ele recuar agora passando a bola para o suplente (pode também ser exonerado para votar) ficará muito ruim para ele. Vote SIM  ou NÃO. 

   11. Vamos aguardar os acontecimentos para fazer novo comentário. Desde já, no entanto, fica claro que se Pinheiro for secretário de Rui pisará na bola ou na melhor das hipóteses jogará por uma bola 7 dando sua última cartada na politica.
                                                                                ******
   12. O deputado estadual Alan Sanches (DEM), autor de diversas denúncias sobre a crise que atinge em cheio as maternidades baianas, cujos atendimentos estão sendo reduzidos e unidades referências sendo fechadas, denuncia o que considera como nova atrocidade: o baixo investimento na rede de assistência Materno Infantil por parte do governo do estado.     

   13. De acordo com o deputado na média, pelos dados apresentados pela própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a execução orçamentária ficou em 56% do compromisso 7 da Programação Anual de Saúde de 2015. 

    14. “O que, sem dúvida, predispõe ainda mais para o caos no atendimento. E muito pior, é constar no documento que a ação "Construção de Unidade da Rede Materno‐Infantil" teve sua meta 100% alcançada, quando não se tem notícia de inauguração de nova maternidade no estado em 2015, bem como da ampliação das unidades existentes que consta meta objetivada em 50%.

   15.  Ao contrário, o que existiu foram maternidades fechando as portas”, frisou, relembrando que  a Maternidade José Maria Magalhães, a maior da Bahia, teve os leitos reduzidos em 20%, o atendimento emergencial de obstetrícia do Hospital Santo Amaro foi fechado e a Maternidade da Sagrada Família, que prestava serviço à Sesab, locado dentro do Hospital Salvador em três andares, com centro obstétrico, 10 leitos de UTI e quatro de UCI Neonatal, com media de 300 partos por mês, também está desativada.

   16.  “Em suma, quando você fecha unidades, seja ela pública ou privada e, por tabela, reduz os investimentos, você coloca a mulher e o bebê que vai procurar um atendimento qualificado ao parto sob risco. E o executivo estadual precisa se posicionar sobre tamanho descaso”, concluiu, reforçando que fará moção de repúdio na Assembleia Legislativa. 

   17. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), manteve a campanha de imunização contra a Influenza (H1N1no feriado prolongado, sendo destaque entre os municípios da Região Metropolitana e capital.  

   18. Na última quinta-feira (21), foram registrados 328 munícipes imunizados contra a Gripe A. Já na sexta-feira (22), 368 laurofreitenses receberam a vacina e neste sábado (23), um aumento considerável na procura, com 678 pessoas imunizadas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Espaço Cidadão, localizada em Itinga.

   19. O município de Candeal, que fica na área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana, comemora 54 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (23/4). E para homenagear a população candealense, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia.

   20. “Na data maior em que Candeal comemora a sua emancipação, a Assembleia Legislativa da Bahia aplaude a população de Candeal por se manter firme diante das adversidades e lutar sempre pelo melhor para esse município tão agradável do interior baiano”, frisou Geilson.

   21. O Polo de Ensino a Distância do campus Gilberto Gil do Centro Universitário Estácio da Bahia realiza na próxima segunda-feira (25) o projeto Saber Pensar Universitário.  O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até as 16h do dia do evento através do e-mail eventospoloeadgg@gmail.com. Os interessados devem informar o nome, CPF e a palestra que desejam assistir.

   22. O evento inicia às 19h com a palestra “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”, ministrada pela coordenadora do Espaço Estágio e Emprego da instituição de ensino (E3), Vanessa Santana.  Às 20h30 acontece a palestra da professora mestra Naiara Jesus, que terá como tema “Aprendizado Virtual e os seus paradigmas”.

   23. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, a partir da última sexta-feira (22), entra em vigor a portaria que dá início ao recadastramento dos táxis. Com isso, os detentores de outorga para exploração e prestação do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (Setax) no Município do Salvador, assim como os respectivos condutores auxiliares, ou seja, taxista auxiliar de condutor autônomo, taxista empregado e taxista locatário, devem se recadastrar junto à Semob, no prazo de até 180 dias.

    24. O recadastramento é uma exigência estabelecida no novo Regulamento Operacional do Setax, assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, em 14 de março deste ano. O novo documento esclarece que o Setax é um serviço prestado por pessoas físicas ou jurídicas nacionais, mediante a outorga de autorização pelo Executivo municipal, através da Semob. Qualquer outro transporte individual de passageiros que não siga esta norma é considerado ilegal.

   25. A secretaria vai divulgar, dentro do prazo de 30 dias, as normas e orientações complementares à execução do recadastramento, tais como o local, horário e documentos necessário

   26. O medo de falar em público pode dificultar a ascensão profissional de quem não consegue se expressar de forma adequada e com segurança. Em qualquer cargo ou área de atuação é necessário
saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar e convencer as pessoas. Comunicar-se com confiança, eficiência e estratégia é a principal vantagem competitiva dos líderes da atualidade.

   27. Pensando nisso, dentre os dias 26 de abril e 08 de maio, o filósofo Erick Barcelos, que também é coach –  treinador que assessora o cliente – vai dar dicas importantes para quem deseja aprender a se expressar diante do publico, mas que ainda tem receio e timidez. 

   28. O curso Coaching de Oratória, vai ser em dois turnos – vespertino e noturno, com carga horária de 16 horas. Para inscrições e outras informações, os interessados devem entrar em contato pelos
telefones (71) 99256-0804/3452-7571/99207-4459.