Política

"Dendês no Sangue" prometem voltar em 2017 com novas juras de amor

A parceria entre o Governo do Estado e a Ford em benefício dos servidores estaduais baianos continua. Até o dia 29 de fevereiro, os servidores poderão adquirir veículos da montadora com descontos especiais.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/02/2016 às 19:54
Carnaval no Subúrbio onde os "Dendês" não montam camarotes
Foto: AGECOM
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As tendas e camarotes chiques dos "Dendês no Sangue"  - pessoas e instituições que só amam Salvador no Carnaval e parte da temporada de verão - já foram desmontadas e esses apaniguados já retornaram ao eixo Rio/São Paulo prometendo juras de amor à cidade e ao seu povo, garantindo retornar em 2017.

   2. Óbvio: são eles que ganham uma boa grana durante o Carnaval, que aparecem na midia, que ditam moda, que trazem globais à mancheia, mas, ressalva, o amor à cidade só no Carnaval.

   3. Passada essa fase, alguns chegam a visitar terreiros de candomblés e usam fitinhas do Senhor do Bonfim nos pulsos - "Salvador meu amor"; "A terra mais linha que há"; "Maravilha de cidade"; "Que povo fantástico" - isso, essas declarações que pululam durante o Momo, depois dele nem pensar. 

   4. Na temporada das chuvas que começa em abril e dura até junho, Salvador só de fotos. Nada de solidariedade, de participar de campanhas, de ajudar a gente mais humilde da cidade. Glamour não combina com pobreza, há de se dizer. Muito menos, sapato Loubatin com sandálias de pés-rapados.

   5. O que é mais sintomático que uma parte da baianada adora os "dendês", louvam-os, bajula-os, fazem selfies com eles e aparecem em revistas consideradas 'poderosas' do 'hight-society'. Baiano é hospitaleiro, segundo a nossa vã tradição. Paciência, vamos encerrar a temporada de verão nesse tom. Até 2017, com los "dendês" de volta.

   6. Como diria o saudoso Valmir Palma, ex-repórter de Policia de A Tarde, "eta Bahia porreta".
                                                                        *****
   7. A Internacional Travessia Salvador informa que o incidente envolvendo um passageiro na manhã desta sexta-feira (12), quando o mesmo jogou-se no mar, foi rapidamente controlada. A tripulação do Agenor Gordilho, apta a prestar os primeiros-socorros, o resgatou, trazendo-o novamente para a embarcação, que continuou a viagem para o terminal São Joaquim. 

   8. A empresa acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém o passageiro não permaneceu no terminal para esta continuidade de atendimento.

   9. A Embasa informa que o serviço de manutenção na adutora principal foi concluído por volta das 17 horas de hoje (12). O abastecimento das áreas de Salvador e demais cidades afetadas pela interrupção
 já foi retomado e deve ser regularizado, gradativamente, nas próximas 24 horas.

   10. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até o dia 02 de abril, a matrícula da 9ª Etapa do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa). Para realizar a matrícula,  os interessados devem procurar a Secretaria de Educação dos municípios ou o Núcleo Regional de Educação (NRE) da sua região. NO ato da matrícula é preciso apresentar o documento de identidade e o CPF. 

   11. O programa é destinado a jovens, adultos e idosos que não  tiveram a oportunidade de estudar no período regular. As aulas estão previstas para começar no dia 04 de abril.

   12 “Este ano estamos com algumas estratégias diferenciadas. Entre elas, tentar obter 80% dos matriculados oriundos do campo, atingir municípios que tenham, de acordo  com o censo, mais de 2 mil analfabetos, além de chegar às populações de etnia cigana, moradores de rua e travestis, transexuais e transgêneros”, destacou a coordenadora geral do Topa, Elenir Alves.         

   13. Pré-campanha eleitoral é uma miséria: Luiz Caetano diz que o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, está engordando os mosquitos da dengue.

   14. As aulas na rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira (15), para mais de 835 mil estudantes matriculados, em 1.320 escolas em toda a Bahiam e onde atuam mais de 38 mil professores.  O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, acompanha a abertura do ano letivo, às 08h30, em visita ao Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí. 

   15. Na quarta (17/2), às 8h30, acontece a aula inaugural, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Na aula inaugural serão apresentadas ações de combate ao Aedes Aegypti. 

   16. Serão distribuídas cartilhas informativas com orientações sobre a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. Oficinas também serão realizadas nas escolas para que professores e, principalmente, os estudantes atuem na escola, em suas casas e nas comunidades onde moram, contribuindo com a prevenção e combate ao mosquito.

   17. Governador Rui Costa esteve nesta sexta em Valença participando de solenidade de entrega de habitações do Minha Casa, Minha Vida.

   18. A parceria entre o Governo do Estado e a Ford em benefício dos servidores estaduais baianos continua. Até o dia 29 de fevereiro, os servidores poderão adquirir veículos da montadora com descontos especiais, através do Clube de Desconto, da Secretaria da Administração (Saeb). Firmada em novembro do ano passado, a parceria alcançou grande sucesso, resultando na sua prorrogação em dezembro e seu retorno durante o mês de fevereiro. Entre os veículos mais vendidos estão o EcoSport e o Ka Hatch.

   19. Para o supervisor de venda direta da Ford, Flávio Meira, a parceria com o Governo do Estado superou as expectativas. “Em novembro de 2015 iniciamos o projeto piloto para venda de veículos para os servidores do Estado da Bahia, e, em dois meses de parceria,  superamos as nossas expectativas de vendas. Este resultado extremamente positivo mostra que esta é uma parceria assertiva, que se estenderá durante o mês de fevereiro de 2016 mantendo condições comerciais especiais”.

   20. Adeptos do candomblé são esperados neste domingo (14), a partir das 7h30min, em Cajazeiras X, na 7ª Caminhada  da Pedra de Xangô. A manifestação pacífica de resistência aos atos de intolerância no monumento, considerado sagrado pelos religiosos de matriz africana, conta com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi).

   21. Localizada na Avenida Assis Valente, a pedra também é símbolo da luta dos escravizados pela libertação, pois ali se reuniam  os negros no período colonial para organização do quilombo conhecido como Buraco do Tatu. 

   22. A construção da via valorizou comercialmente a região e, desde a inauguração em 2010, os rumores de destruição do rochedo crescem junto  com a especulação imobiliária e deixando a pedra exposta a atentados de intolerância religiosa. Na madrugada do dia 10 de novembro de 2015, por exemplo, foram destruídas oferendas e encontrada uma grande quantidade de sal grosso, além de pichações.

   23. “A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública”, afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais. 

   24. Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika.  Depois de insistentes
cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima.