Política

Dias do outdoor e do tradutor de Libras são lembrados na Câmara de SSA

O da propaganda está marcado para o próximo dia 1º. O segundo será celebrado em julho
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 27/08/2015 às 19:10
Geraldo Jr. e Luiz Carlos Suíca
Foto: LB

Uma sessão especial, marcada para a próxima terça-feira, 1º, às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias, vai comemorar o Dia Municipal do Outdoor na Câmara de Salvador, por iniciativa do vereador Geraldo Júnior (SD). A data foi instituída em 2009 e é comemorada em 31 da agosto em referência ao dia de fundação da Central de Outdoor, entidade que reúne os empresários do setor.

Segundo Geraldo “a capital baiana é a primeira cidade do país a homenagear este veículo de comunicação com uma data específica. É uma justa celebração da Câmara, pois o outdoor faz parte da comunicação visual das cidades”.

Dia da Libras

Outra data que passará a ser festejada pela CMS será o Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais - Libras), em julho, depois que foi sancionado projeto nesse sentido de Luiz Carlos Suíca (PT). Segundo ele “a presença destes profissionais em escolas e instituições públicas e privadas auxilia cidadãos nas suas formas de comunicação e, mais que isso, aproxima a pessoa humana do seu convívio social”.

Com mais de 10 anos de atuação na área a pedagoga Lijiane Souza Rogaciano avalia que a sociedade ainda tem muitos tabus para lidar com pessoas que possuem deficiências: “Cheguei a receber um aluno surdo que era de outra turma, até avançada, para uma que ensinava, porque as outras professoras não sabiam como lidar com a situação”.

Em 2013, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5) teve iniciativa pioneira no Judiciário brasileiro ao contratar 18 pessoas com deficiência auditiva para digitalizar processos. “No começo foi difícil conviver com pessoas que não te escutam ou que você não escuta. Mas, a intérprete nos ajudou a criar formas alternativas de comunicação e foi com essa profissional que nos aproximamos mais da equipe”, relata o diretor da Coordenação Judicial do TRT5 (setor de digitalização de processos), Tiago Peixoto.