Política

Ministro da Justiça aciona PF para apurar atentado ao Instituto Lula

Taí uma sugestão para as autoridades esportivas da Bahia diante da calamidade em sujeira que está a Baía da Guanabara. Trazer as competições náuticas dos Jogos Olímpicos para a Baía de Todos os Santos.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/07/2015 às 17:13
SSP vai dar curso aos porteiros do Corredor da Vitória depois de furto no prédio de Wagner
Foto: SSP
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acionou a Policia Federal (PF) para colaborar nas investigações do atentado sofrido pelo Instituto Lula, em Sao Paulo, na noite de ontem (30). Disse que foi informado sobre o caso e comunicou logo o diretor-geral da Policia Federal, Leandro Daiello, para "ver se cabe à Policia Federal fazer alguma coisa". 

   2. Ele quer que a instituição dialogue com autoridades paulistas para, "dentro das nossas competências, analisarmos o que aconteceu e tomarmos decisões", disse o ministro, no Rio de Janeiro.

   3. Cardozo confirmou que podem ser necessárias medidas protetivas para o instituto, diante da hipótese de atentado político, onde atua o ex-presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva.

   4. Uma bomba de fabricação caseira foi arremessada contra o Instituto Lula, no Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 22h da quinta-feira (30) e um buraco e uma fissura foram abertos na garagem do imóvel. Não houve feridos. Para o Instituto, trata-se de um "ataque político".

   5. De acordo com o Instituto, uma câmera de segurança registrou que o artefato foi arremessado de dentro de um veículo que diminuiu a velocidade ao passar pela sede do Instituto. A princípio, não é possível identificar os responsáveis pelo ataque.

   6. O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, conversou pela manhã desta sexta (31) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o ataque.

   7. Segundo a secretaria, a perícia foi determinada e as investigações policiais já começaram. O G1 acompanhou o trabalho de policiais civis e policiais militares na porta do Instituto no início da tarde desta sexta-feira (31).

   8. "Bomba foi, com certeza", disse o perito Ivan Ribeira Candeias, do Instituto de Criminalística da Polícia Tecnico-Científica. "Coletamos o que parece ter pólvora para análise".

   10. Em nota, o Instituto também disse que “espera que os responsáveis sejam identificados e punidos”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utiliza o Instituto como escritório e fica no prédio das 9h às 21h.


   11. Segundo Celso Marcondes, diretor do Instituto, um pequeno grupo se manifestou contra o presidente Lula às 15h desta quinta-feira em frente à sede do Instituto. Depois, às 9h desta sexta-feira, nova manifestação ocorreu e funcionários do Instituto tiraram fotos dos participantes do ato e encaminharam à polícia.
                                                                                  *****
   12. É cada teoria que se vê e se lê. Salvador será dividida entre o Oriente e o Ocidedente com o metrô na Paralela, segundo a ótica de João Quadros, do IMIC.

   13. Ex-alunos da UFBA criam uma entidade (ALEXA) para debater a instituição. A UFBA não precisa de mais debates - tem até demais - e sim de verbas.

   14. A 'inteligência' da SSP não está atuando bem. Ontem, aconteceram três assaltos a bancos no interior da Bahia em três regiões diferentes: Ruy Barbosa (Chapada), Nazaré (Recôncavo) e Jeremoabo (Norte) e até agora ninguém foi preso. Estima-se, por depoimentos de moradores dessas cidades que algo em torno de 60 homens (bandidos) participaram dos ataques, todos bem armados.

   15. Era de se supor que diante de investida tão espacial a Policia tivesse informação de alguma coisa. Mas, segue em diligências.

   16. A presidente Dilma fez apelo aos governadores para que gastem menos, que ajudem a conter a inflação, mas, enquanto isso, o Planalto não dá sinais de fazer quaiquer contenções. A máquina continua inchada e em alguns setores improdutiva. Pero, imexível. 

   17. Assim fica dificil. O deficit das contas do governo federal chegou a R$8.2 bilhões em apenas um mês.

   18. O bom senso diz que se o prefeito Ademar Delgado (PT), de fato, perder a legenda na disputa à reeleição para o deputado Luiz Caetano, também do PT, o melhor seria retirar-se da política. Avaliam alguns politicos de Camaçari que, se ele se aliar ao PSB, sua derrota ainda vai ser pior.

   19. Os aposentados sempre levam a pior. Com reajuste 'melhorzinho' vetado pela presidente Dilma, o 'capilé' mal tá dando pra comprar remédios.

   20. Na foto em que Dilma aparece junto aos governadores, Rui Costa (sobe) para 2ª posição e Fernando Pimente, governador de MG (desce) para a 6ª posição na primeira fila, o último a direita. Nem precisa dizer nada.

   21. Agora vai! CBF apoia Zico para presidente da FIFA. Sai dessa 'galinho' pra tudo não se queimar.

   22. Um dos humoristas da TV Bahia do quadro 'Jair e Vicentino', o que representa o Vitória, gravou uma cena em pé em cima de um banco de cimento, na parte reservada ao encosto. Pegou mal.

   23. Duas pessoas foram baleadas durante o show da dupla Simone e Simaria, na praça da Matriz, em Lauro de Freitas, por volta da 0h30min desta sexta-feira, 31. A festa era em comemoração aos 53 anos de emancipação da cidade, que fica na Região Metropolitana de Salvador. Hoje tem mais festa.

   24. Três dias depois de um homem enganar o porteiro do prédio no Corredor da Vitória onde mora o ministro da Defesa, Jaques Wagner, e furtar um apartamento, a Polícia Militar (PM) anuncia que vai realizar um curso para porteiros que atuam na Barra, Graça e Vitória. De acordo com a instituição, a capacitação será realizada na próxima terça, 4, no Grande Hotel da Barra, no Porto da Barra.

   25. Sessenta profissionais já se inscreveram, mas ainda há vagas disponíveis. Interessados devem ligar para o comando da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar, através do telefone (71) 3116-6000.
Essa não é a primeira vez que a instituição promove o curso. Porteiros do Imbuí, Pituba, Rio Vermelho e Ondina também já foram capacitados pela PM.

   26. Os 'cururus' agora estão questionando sobre as obras no beco do França, no Rio Vermelho, onde a PMS retirou as pedras portuguesas. Falta do que fazer dá nisso.

   27. A crise tá braba no Rio Grande do Sul. O governo está sem dinheiro para pagar salários dos servidores, quer parcelar e tá o maior furdunço. A PM pede para as pessoas não sairem de casa.

   28. A Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou nesta sexta-feira (31), dois projetos considerados estratégicos para o município. Um deles, o de número 32/2015, redefine a política local de atração de empreendimentos, visando a geração de empregos. Uma das empresas beneficiadas já se instalou na cidade com um serviço de call center que gera 200 empregos diretos.

   29. O projeto, de autoria do Executivo, permite que empresas utilizem áreas doadas pelo município como garantia na contratação de financiamentos. Emendas incorporadas à proposta durante a tramitação na Câmara estabelecem condicionantes como a demonstração de regularidade fiscal e idoneidade financeira, exigindo-se inclusive a apresentação de balanço patrimonial.

   30. “Com a perspectiva de instalação do Porto Sul e da Fiol, muitos empreendimentos de logística virão para Itabuna e é positivo demonstrar que a cidade tem uma boa política de incentivo aos investimentos”, afirma o vereador Júnior Brandão (PT), que apresentou emendas ao texto do Executivo.

   31. Única cidade do Nordeste a sediar os torneios de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Salvador participa até esta sexta-feira (31), através do Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), do Workshop Cidades do Futebol, promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Aqui serão realizadas cerca de 10 partidas, na Arena Fonte Nova.

   32. Na pauta do evento, que foi iniciado na quarta-feira (29) no Rio de Janeiro, estão assuntos como limpeza e gestão de resíduos; credenciamento; segurança; proteção de marcas; sustentabilidade, acessibilidade e legado; entre outros. Hoje, por exemplo, o dia será voltado para discussões sobre protocolos; city operations; transporte; estádio e campos de treinamento; hospitalidade e serviços médicos, entre outros itens importantes.

   33. Na avaliação de Jorge Khoury, gestor do Escritório Salvador Cidade Global e diretor geral do Comitê Gestor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos das Olimpíadas - RIO - 2016, em Salvador, a atividade é uma oportunidade para apresentar o andamento dos trabalhos. “E também para tomarmos conhecimento mais detalhado do planejamento do Comitê Organizador, esclarecendo dúvidas e fazendo trocas com outras cidades sedes”, disse o gestor. 

   34. As autoridades baianas deveriam pleitar que as competições náuticas a serem realizadas na Baía da Guanabara sejam transferidas para a Baía de Todos os Santos.