Política

Lula diz que Dilma 'tem que ir para a rua conversar com o povo'

Lula está com uma posição confusa: critica Dilma e ao mesmo tempo tenta retirá-la da situação que se meteu sugerindo amparar-se no povo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/07/2015 às 21:24
Lula faz novas criticas a presidente Dilma e sugestões
Foto: Ricardo Stuckert Instit Lula
   MIUDINHAS GLOBAIS:
 
   1. (G1) O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (3) que a presidente Dilma Rousseff "tem que ir para a rua conversar com o povo" em vez de "ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela". O petista, que também defendeu que ela bote "o pé na estrada", deu conselhos para sua sucessora durante fala para petroleiros.

   2. Lula participou da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em Guararema (SP). Recebido ao som de “Olê, olê, olá, Lula, Lula”, o ex-presidente vestia um macacão laranja, idêntico aos dos sindicalistas, com o nome “Lula” bordado em branco no canto esquerdo.

   3. "Eu penso que ela [Dilma] tem que priorizar andar por esse país. Ela tem que botar o pé na estrada. Ao invés de ficar na televisão ou na internet ouvindo os que falam mal dela, ela tem que ir para a rua conversar com o povo, que está torcendo e querendo que ela governe esse país da melhor maneira possível", afirmou Lula.

   4. Nas horas mais difíceis não tem outra alternativa a não ser encostar a cabeça no ombro do povo e conversar com ele. Mostrar quais são as dificuldades e mostrar quais são as perspectivas [...]. Estou convencido que a presidenta Dilma vai ser motivo de orgulho até o final do mandato dela"
Luiz Inácio Lula da Silva

   5. Lula também saiu em defesa do governo Dilma Rousseff e listou uma série de medidas recentemente anunciadas da chamada “agenda positiva” do governo federal, como programas de investimento na agricultura.

   6. O ex-presidente justificou o “pequeno aperto” na economia agora para garantir o crescimento e pediu tolerância com a petista. “Ser exigente não é xingar a presidente”, declarou, criticando quem se vale do anonimato nas redes sociais para falar mal do governo. “Em 2003, não sei quantos de vocês me xingaram, mas, naquele tempo, a internet não tinha tanta força. Então, me xingaram em silêncio”, disse.

   7. Lula disse, ainda, haver um “mau humor” contra o governo, e reiterou suas críticas à imprensa, que, para ele, só ressalta aspectos negativos. “Acho que tem gente que dá a notícia a mais negativa possível para desestabilizar o governo e criminalizar o PT”, afirmou.

   8. O ex-presidente petista também admitiu que a situação no país não é boa, mas afirmou considerar que a atual conjuntura está melhor do que no início de seu mandato.
                                                                          ******************
   9.  Nota de pesar da Fundação Gregório de Matos por Carlos Moraes: Pioneiro no ensino da dança na Bahia, alma boa e competente, esse gaúcho baiano fez parte da vida de várias gerações da dança no nosso estado. 

   10. Representante de uma geração que revolucionou o fazer artístico com ideias sempre contemporâneas, foi o farol que guiou muitos movimentos artísticos. A dança perde um dos seus mestres. A Bahia perde uma figura adorável e um profissional de conduta irrepreensível. 

   11. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lamenta o falecimento do historiador, antropólogo e professor Roberto Albergaria de Oliveira, que morreu nesta sexta-feira (03), em Salvador. A SecultBA transmite o seu pesar pelo acontecido aos familiares e amigos. Albergaria, que era membro do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA e comentarista da Rádio Metrópole há 15 anos, contribuiu para a divulgação e valorização da história e cultura da Bahia. 

   12. Formado em História, em 1974, Albergaria foi professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA por mais de 20 anos e era Doutor em Antropologia pela Universidade Paris VII, na França. Seu trabalho se concentrava na área da antropologia do cotidiano, urbana e histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, carnaval, sociabilidade, simbolismo e baianidade. Conhecido por seu tom irônico e debochado, Albergaria era conhecido pela sua versatilidade e sua capacidade de falar com propriedade dos mais variados assuntos.

   12. Um dos maiores sonhos dos moradores de Periperi e região foi realizado na manhã desta sexta-feira (2), com a entrega oficial do Mercado Municipal José Pires Castello Branco pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A nova estrutura, construída para abrigar os ambulantes que trabalhavam em condições precárias na Rua das Pedrinhas, homenageia o ex-vereador, falecido em 2012 e um dos maiores defensores do Subúrbio Ferroviário.
 
   13. O prefeito ACM Neto ressaltou que a homenagem a Castello Branco é uma forma de lembrar todos os líderes históricos do Subúrbio, e que a estrutura atende a uma demanda histórica de 40 anos da região.

   14.  “Antes em Periperi os feirantes ficavam amontoados, expostos na rua. Agora podem trabalhar de forma digna, com uma estrutura bem melhor. Aproveito para agradecer aos comerciantes pelo importante diálogo com a Prefeitura e peço a todos que ajudem a cuidar e conservar o patrimônio que é de todos vocês”. O prefeito também aproveitou para conhecer melhor a nova estrutura e conversar com os feirantes.

   15. Os moradores do município de Prado, no extremo sul do estado, que antes tinham que se deslocar 58 km para ter acesso aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Itamaraju, ganharam mais comodidade. 

   16. A partir de segunda-feira (6), eles vão percorrer apenas 18 km para tirar carteira de habilitação e resolver a documentação do veículo, em Alcobaça. A medida atende a um pleito da prefeita de Prado, Mayra Brito (PP), à direção do Detran, com o apoio do prefeito de Alcobaça, Bernado Olívio (PV.

   17. O diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar, disse que a mudança faz parte da orientação do governo do estado de interiorização dos serviços prestados pelo Detran. “Temos recebido a visita de prefeitos de várias regiões, que buscam a melhoria na qualidade de vida de seus munícipes, através de ações no trânsito. Por isso, sempre que possível, estamos atendendo os pleitos e otimizando o nosso trabalho pelo interior, como aconteceu agora em Prado”, declarou.

   18. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan lança o livro “Da cidade-monumento à cidade-documento”, da arquiteta e urbanista Márcia Sant’Anna.  O evento será na próxima terça-feira
(07), das 17h às 21h, na Casa dos Sete Candeeiros, em Salvador (Ba). 

   19. O livro, marco na seleção bibliográfica que o Iphan na Bahia oferece para o aprofundamento dos
saberes sobre o Patrimônio Histórico Nacional, é uma publicação da Oiti Editora, com o apoio cultural da Axxo Construtora.

   20. Na opinião do superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, a obra, entre diversos méritos, guarda o da originalidade da reflexão sobre o patrimônio, a história e as cidades. “Amparada em forte base teórica e documental, Márcia Sant’Anna deslinda as mazelas das ações de conservação, seus efeitos colaterais sobre o tecido urbano, terminando por admitir, também, a coleção fundamental de acervos de conhecimentos gerados pela ideia de uma cidade documento”, ressalta.

   21. Mais de 900 mil estudantes da rede estadual voltam às aulas nesta segunda-feira (06/07). O retorno vem acompanhado de novos desafios propostos pelo Governo da Bahia no programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. O foco é a melhoria da qualidade da educação pública, por meio da participação de todos os setores da comunidade escolar. 

   22. Os estudantes passam a ter mais direito à voz na gestão escolar com a eleição de cerca de 20 mil líderes de classe que, agora, no segundo semestre, iniciam sua participação como representantes de turma de cada uma das salas de aula das escolas da rede estadual.

   23. A Embasa informa que o serviço de manutenção de rede distribuidora de água, localizada na Avenida Paralela, foi concluído por volta das 15h de hoje (03/07). O abastecimento já foi retomado e será
gradativamente normalizado em até 24 horas.