Política

VÂNIA GALVÃO defende maior participação das mulheres no poder

A pedista participou de debate promovido pela SPM
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 24/04/2015 às 18:51
Vânia: mais espaço para as mulheres
Foto: LB

A vereadora Vânia Galvão (PT) participou do debate “A inserção das mulheres no campo de trabalho das engenharias e das novas tecnologias”, na tarde de quarta-feira, 22, no Parque Tecnológico, na Av. Paralela, quando sugeriu a criação de novos programas para impulsionar a representação feminina no mercado de trabalho, na política e na área de exatas das instituições acadêmicas.

Para a petista “à exceção dos cursos de ciências exatas, a universidade é um caso diferenciado. Já há presença da mulher na Universidade Federal da Bahia ocupando muitos espaços e cargos. Agora, quando a gente faz o debate e vai para o lado da política, estamos numa situação calamitosa. No Congresso Nacional, somando senadoras e deputadas federais, as mulheres representam 10,77%. Esta é a nossa realidade nas Casas Legislativas”.

Em sua opinião são grandes os desafios para a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM): “Se você for analisar os dados estatísticos, eu diria que são críticos. Nós tivemos muitos avanços, não tenho dúvidas, mas, se entendermos que a mulher conquistou o direito de votar em 1932 e a nossa representação é tão pequena, você vê o quanto ainda é tímido o nosso avanço”.

O evento foi promovido pela SPM em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e destacou a ampliação da presença das mulheres baianas em áreas ainda pouco sensíveis à equidade de gênero, conforme diretriz do governo brasileiro e da ONU Mulheres, que trabalham pelo empoderamento das mulheres em todas as áreas sociais e da economia.