Política

CORRIDA sucessória em CAMAÇARI já tem 4 candidatos. É o pote de ouro.

O Governo do Estado publicou na edição deste sábado (17) do Diário Oficial decretos declarando em ‘Situação de Emergência‘ os municípios de Candeias e Santo Amaro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/04/2015 às 19:02
Governo decreta situação de emergência para Santo Amaro e Candeias
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Pesquisas internas do PTN, em Camaçari, apontam boa posição do ex-prefeito José Tude na disputa pela Prefeitura em 2016.  O partido já se movimenta para organizar um plano de governo baseado nas propostas apresentadas na eleição de 2012, quando o PTN disputou a prefeitura com Maurício Bacelar, na época com o nome de Mauricio de Tude, hoje diretor geral do Detran, que perdeu por uma diferença de 3% para o atual prefeito Ademar Delgado (PT).

   2. Esta semana, Tude teria sido surpreendido com notícias na imprensa sobre a indicação do seu nome para vice na chapa de Ademar, que tentará a reeleição. O ex-prefeito diz que se participar do próximo pleito será candidato a prefeito e não a vice. 

   3. O ex-prefeito falou neste sábado (18) sobre as pesquisas e os planos para 2016. “ Sinto-me honrado e feliz com a aceitação popular apontada nas consultas, fruto dos três mandatos que tive à frente da prefeitura, com um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.  O resultado demonstra uma insatisfação na cidade com o atual governo, abrindo espaço para um novo modelo de gestão. Por isso, vou colocar o meu nome à disposição do PTN para ser candidato a prefeito. Quero abrir o diálogo na cidade para a construção de uma frente política comprometida com o projeto de crescimento econômico e social de Camaçari”, declarou.

   4. Dificil é saber qual a frente politica que pretende Tude, uma vez que Ademar Delgado, o prefeito, é candidato à reeleição. O deputado Luiz Caetano, também do PT, mas, pode migrar para o PMDD ou outro partido se não conseguir a legenda petista, também tem dito nos bastidores que é candidato a prefeito. O vereador Elinaldo, suplente de deputado do DEM, de sua parte, também diz que é candidato a prefeito. Em sendo assim, como todos são adversários políticos, Camaçari, em tese, teria 4 candidatos a prefeito.

   5. A hipótese de uma aliança do PT (caso o candidato seja Ademar) com o PTN esta sim, é possível, uma vez que este último partido ingressou na base do governador Rui Costa. Quanto à pesquisas, na última que vi, quem estava na frente era Luiz Caetano.
                                                                              ************

   6. Policiais militares da CIPE/Caatinga erradicaram 6000 pés de maconha e aproximadamente 11000 mudas da erva neste sábado (18), as margens do Riacho Poção, no Distrito de Maniçoba, município de Juazeiro. Os policiais se deslocaram ao distrito após levantamento realizado pelo Setor de Missões Especiais daquela especializada. Chegando ao local foram encontrados os 6000 pés em ponto de colheita e as 11000 mudas que eram irrigados com a água do Riacho Poção por um sistema de motor-bomba.

   7. O plantio foi erradicado e incinerado no local, sendo colhida uma amostra e apresentada na 17ª COORPIN do município de Juazeiro 

   8.  defesa do tesoureiro afastado do PT João Vaccari Neto protocolou na noite de sexta-feira (17), por volta das 22h, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) um pedido de habeas corpus(HC). A defesa argumenta que a medida em favor de Vaccari se justifica por ele “estar sofrendo constrangimento ilegal emanado de ato do MP (Ministério Público)”. A prisão foi decretada pelo Juiz Federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR), Sergio Moro.

   9.  Um engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesalesteve no prédio atingido por um incêndio na tarde deste sábado (18) na Avenida Joana Angélica. O profissional não conseguiu entrar na edificação para uma análise
detalhada por conta da alta temperatura. Porém, de acordo com verificação externa, a estrutura não corre risco de desabamento iminente. Uma avaliação mais minuciosa deve acontecer neste domingo (19).  A Codesal permanece de plantão durante 24 horas através do 199.

   10. O Governo do Estado publicou na edição deste sábado (17) do Diário Oficial decretos declarando em ‘Situação de Emergência‘ os municípios de  Candeias e Santo Amaro, localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em decorrência de danos causados pelas chuvas.

   11. Em Santo Amaro, onde a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Casa Civil, constatou danos provados pelas inundações, o decreto se prolonga por 180 dias, para que haja pleno 
atendimento à população e as atividades econômicas afetadas. Em Candeias, atingida por deslizamento de solo/lama, será por 90 dias.

  12. Nos dois decretos, que homologam a solicitação das prefeituras locais, o Governo justifica que compete ao Estado “preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adorar as medidas que se fizerem necessárias”.

   13. Na última quarta-feira (15) o governador Rui Costa, acompanhado dos prefeitos de Candeias, Francisco Conceição, e de Santo Amaro, Ricardo Machado, apresentou a situação emergencial dos municípios ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em audiência em Brasília. O ministério  coordena as ações de apoio a municípios
vítimas de desastres naturais.
 
   14. A senadora Lídice da Mata comemorou o sucesso da audiência realizada nesta sexta-feira (17), na sede da Ceplac, na estrada Ilhéus/Itabuna, no Litoral Sul da Bahia. O encontro - que reuniu mais de 500 participantes - discutiu os entraves relacionados à cultura cacaueira e contou com a presença da presidente da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Ana Amélia Lemos, senadora pelo Rio Grande do Sul, bem como de produtores, pesquisadores e autoridades como os deputados federais Bebeto Galvão (PSB) e Davidson Magalhães (PC do B), além dos estaduais Fabíola Mansur (PSB) e Eduardo Salles (PP).

   15. Lídice disse que dois pontos são cruciais para a redenção da lavoura cacaueira: a recuperação da Ceplac, com a abertura de um concurso público e ampliação do orçamento do órgão e a aprovação do projeto, de autoria da própria parlamentar baiana, que prevê a adição de 35% de cacau no chocolate.

   16. Nisso Lidice é boa: debater.

   17. A passagem de Juca Ferreira por Salvador foi um fiasco. Flar nisso, quando Capinam vai largar o osso do Muncab?

   18. Na África do Sul, oe negões não querem saber de imigrantes africanos de Malaui e Quênia e expulsam-nos. E expulsam na base da porrada.

   19. Depois do beijo gay das atrises idosas a novela Babilônia nunca mais se aprumou.

   20. O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO) revela balanço ainda mais negativo da Operação Páscoa em 2015 no comparativo com 2014, em relação aos pescados congelados. Neste ano, o item atingiu um índice de reprovação de 73%, bem superior ao índice de 43% registrado no ano passado. Um total de 22 amostras foi coletada em supermercados e peixarias, da capital e interior do estado, de 23 de março a 02 de abril, e examinadas em laboratório. Órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o IBAMETRO tem como uma das atribuições fiscalizar a comercialização dos produtos pré-medidos, àqueles embalados que são pesados ou medidos na ausência do consumidor.