Política

RUI descarta contingenciar orçamento de maneira formal e define cotas

Governador fez encontro com jornalistas já apelidado de 'cafezinho com a imprensa'. E rolou, de fato, café com sequilhos.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/01/2015 às 17:53
Rui vai controlar o orçamento com 'cotas mensais' para cada secretaria
Foto: BJÁ
O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta terça-feira, 27, durante encontro com jornalistas já apelidado de "Cafezinho com Rui" que, mesmo que haja uma retração na arrecadação do ICMS na SEFAZ nesse inicio de ano, não pretender promover um "contingenciamento formal no Orçamento 2015" como alguns governadores estão fazendo nos estados. Segundo Rui, a arrecadação do ICMS até dezembro do ano passado estava em curva ascendentes e, caso haja 'recessão técnica' na economia nacional analisará a situação mais adiante.

   O chefe do executivo baiano salientou que fará o controle do orçamento via 'cotas mensais' a serem liberadas para as secretarias, observando-se caso a caso.O que, no fundo, pode significar um contingenciamento ainda que não seja anunciado um volume x formal, como aconteceu no governo Wagner, da ordem de R$700 milhões. 

   O governo está otimista e fala em novos investimentos e ordens de serviço em projetos que já foram contratados pelo Estado como é o caso da Linha 2 do Metrô, que terá o inicio de suas obras a partir de 5 de fevereiro. Rui destacou, ainda, que vai iniciar a construção de um novo hospital em Feira de Santana, ainda este ano.

   PLANO PLURIANUAL

   O Plano Plurianual (PPA), que define as prioridades e como serão gastos os recursos públicos pelos próximos quatro anos, foi apresentado hoje. Durante o evento para o anúncio do plano, realizado no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Rui Costa explicou os objetivos e metas do planejamento orçamentário da Bahia para a atual gestão. 

   Segundo Rui Costa, a principal estratégia é definir com clareza as prioridades de cada área e concentrar os investimentos nessas ações, para evitar o que chamou de pulverização dos recursos. “Temos um desafio enorme de atender às necessidades da população com um orçamento muito inferior ao que precisaríamos, e, por isso, precisamos focar nossos esforços para as iniciativas que forem definidas como prioritárias para cada secretária, e, assim, otimizar a aplicação dos recursos”.

   Rui Costa ainda ressaltou a importância do trabalho de monitoramento da aplicação dos investimentos, mês a mês, por meio da Secretaria do Planejamento, e pediu apoio aos servidores. “Eu tenho absoluta confiança na nossa equipe técnica e contamos com o empenho desses servidores para multiplicar os nossos recursos e fazer com que a escassez seja menos sentida”. O Plano Plurianual define as metas do governo que serão detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais, que estabelecem metas da administração pública como um todo, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

   AUMENTO DOS SERVIDORES

   Ainda assim, o governador pretende enviar a Assembleia Legislativa mensagem propondo o reajuste dos servidores estaduais, sinalizou que dará um reajuste diferencidora mais aos diretores e vice-diretores de escolas.