Política

Pacto contra Corrupção é um dos maiores desafios do 2º governo Dilma

A Associação Baiana de Medicina que tinha uma pendenga com o governo Wagner, graças a desentendimentos que tinha com Jorge Solla, fez encontro com novo secretário e as pazes com o governo.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 20/12/2014 às 18:59
Reeleita, a presidente faz apelo à sociedade para combater a corrupção
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia em que ela recebeu no TSE o diploma de presidente reeleita manifestou o desejo de instituir um 'Pacto Nacional Contra a Corrupção'. Seria, digamos assim porque tudo no Brasil tem ua sigla, o PNCC. Causa estranheza, no entanto, que o PT há 12 anos no governo e a presidente tendo pela frente mais 4 anos de mandato, fale aos brasileiros no dia em que é diplomada sobre corrupção.

   2. A essa altura, os brasis esperavam uma palavra de otimismo em relação ao país, à sua economia, a melhoria de vida dos cidadãos, e não sobre corrupção, malfeitos como gosta de usar essa expressão, e citações sobre a Petrobras como fez oito vezes num pronunciamento de 16 minutos.   

   3. Assim falou a presidente: “Chegou a hora de firmarmos um grande pacto nacional contra a corrupção, envolvendo todos os setores da sociedade e todas as esferas de governo. Esse pacto vai desaguar na grande reforma política que o Brasil precisa promover a partir do próximo ano.”

   4. Ora, a hora já passou faz é tempo, e foi no governo do PT que surgiram os maiores escândalos envolvendo 'malfeitos' no país, os casos do 'Mensalão' e agora o do 'Petrolão'. Evidente que ninguém duvida das boas intenções da presidente e de que a luta contra a corrupção é dificil, está impregnada na máquina pública em todas as esfera de poder, e de que ela precisa de apoio da sociedade.

   5. Esse 'pacto', no entanto, será uma das propostas mais dificeis que a presidente vai enfrentar uma vez que 'malfeitos', vemos a toda hora nos noticiários da impresa, estão espairados nos poderes municipais, estaduais e federal; no Poder Legislativo e no Poder Judiciário. Aqui na Bahia, por exemplo, fato inédito, afastou-se um presidente do Tribunal de Justiça e deputados são citados como 'propineiros" na Operação Lava Jato.

   6. Como estruturar um 'pacto' dessa magnitude num país com mais de 5 mil municípios com gestores que não conseguem sequer, na maioria dos casos, terem suas contas aprovadas pelos Tribunas de Contas? 

   7. Mas, antes tarde do que nunca, e que a presidente possa levar à frente sua idéia do PNCC, com ou sem reforma política. E ela, como a chefe da Nação, a caneta mais poderosa, pode dar bons exemplos nessa direção afastando os 'malfeitores' do governo federal.
                                                                        *****
   8. O prefeito de Salvador anunciou hoje, 20, na imprensa, que haverá aumento de 6.3% no IPTU de 2015. O aumento foi dado linearmente e afeta os valores os VUPs - Valores Unitários Padrão de todos os imóveis,  pois conforme o artigo 67 do parágrafo terceiro do Código Tributário Municipal aprovado ano passado pelos vereadores houve alteração na planta genérica de Salvador. 

   9. A Lei 8473/2013 dispõe que os VUPs poderão ser revistos por ato do poder executivo, quando se tratar de atualização monetária sem precisar passar pela Câmara de Vereadores.

   10. Em outras palavras, o prefeito ACM Neto irá através de simples decreto aumentar também os valores dos IPTUs dos imóveis isentos, pois a linha de corte, que anteriormente era de R$ 80 mil reais, com a Lei 8473 passou a R$ 75.200 e se houver aumento dos VUPs, aumentará o IPTU, prejudicando a população de baixa renda, que acreditou nas promessas do prefeito e o elegeu. 

   11. A população que não pagava  a taxa de lixo passará a pagar. Enfim, o projeto de Lei 8473/2013, que trata desses aumentos foi aprovado pelos vereadores Salvador, que não se atentaram na época da votação para esses detalhes irá causas prejuízos para aqueles que antes eram isentos da taxa de lixo. 

   12. "Vemos aqui na aprovação deste projeto mais uma manobra do prefeito, que oferece como presente de final de ano, aumento do IPTU e mais um ônus para a população de Salvador: a cobrança da taxa de lixo. Mesmo não estando na Câmara quando houve a votação e aprovação deste projeto (meu mandato começou em fevereiro de 2014), não posso deixar de repudiar essa atitude da administração municipal. Onerar quem já não agüenta mais pagar tanto imposto, chega a ser desumano", afirma Vânia Galvão (PT).

   13. O governador Jaques Wagner gravou mensagem especial de fim de ano ao som da trilha instrumental da Orquestra Juvenil da Bahia, que integra o Projeto NEOJIBA. Ao se dirigir aos baianos, defendeu a “renovação dos valores da família e das nossas esperanças”.

   14. Wagner desejou um Natal de paz, fé e amor e para 2015 um ano de realizações e “boas notícias para todos nós – baianos e brasileiros”. O governador disse estar confiante e esperançoso “que a prosperidade também ilumine a caminhada de cada um de vocês”.

   15. Sina! A Reitoria da UFBA volta a ser ocupada por estudantes. As chuvas alagaram 6 dos 23 quartos da Residência Universitária no Corredor da Vitória. A UFBA deveria vender essa área e fazer uma residência decente em seus 'campus' do Canela.

   16. O ex-secretário de Comunicação do Estado, Robison Almeida, passa a ser o 1º suplente de deputado federal da coligação que elegeu Rui com a ascensão de Fernando Torres (PSD) e Davidson Magalhães (PCdoB) nos lugares de Josias Gomes e Nelson Pelegrino, que serão nomeados secretários de Estado.

   17. Depois de muitas chuvas na capital o sábado foi de sol e praia. Que coisa! O tempo mudou de uma hora para outra.

   18. Começa o feriadão do Natal com milhares de pessoas na Rodoviária de Salvador e as estradas com muitos carros. Toda atenção é pouca sobretudo com motoristas de caminhonetes.

   19. Um adolescente de 16 anos foi baleado na saída do show de Belo, em Salvador, e morreu.

   20. Enquanto ainda comemoram a vitória eleitoral e curtem o início do terceiro mandato petista no governo baiano, os militantes do PT não terão muita folga na virada para 2015. No compasso ditado pela Diretório Estadual, que se reunirá em janeiro, tendências como o Movimento PT, liderada na Bahia pelo deputado estadual Marcelino Galo, mobilizam suas lideranças para avaliar o momento e planejar as atividades para o próximo ano. 

   21. Na próxima segunda, Galo coordenará uma reunião ampliada da direção estadual da tendência.
Além dos desafios da conjuntura, que pedem cada vez maior capacidade de organização e de formulação, o agrupamento começa a se preparar para as eleições internas do PT que acontecerão em caráter extraordinário em cerca de 150 diretórios municipais em 2015. Galo começa a preparar sua militância para as disputas municipais, avaliando quadros que poderão disputar prefeituras e vagas nas Câmaras Municipais.

   22. Resposta a Jorge Solla, ex-secretário estadual de Saúde, eleito deputado federal: - A Associação Bahiana de Medicina, que nos últimos anos adotou um posicionamento crítico e de oposição ao governo, mudou de postura e declarou apoio ao novo secretário de Saúde do Estado, o médico Dr. Fabio Vilas-Boas, indicado no início da semana pelo governador eleito, Rui Costa. 

   23. A nota de apoio foi publicada no site oficial da ABM e diz que o novo secretário é “um profissional de extrema competência técnica e administrativa” e que acredita na capacidade da nova
gestão “em atender às expectativas dos médicos baianos e da sociedade”. 

   24. O deputado estadual Alan Sanches (PSD), diante da atual situação de caos em que 16 municípios do baixo sul baiano se encontram por causa das fortes chuvas, dentre eles Taperóa e Nilo Peçanha, pede apoio célere ao governador Jaques Wagner e ao vice-governador, Otto Alencar. 

   25. Estão em estado de emergência: Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha.

   26. Alan Sanches, que tem representatividade na região, bem como grandes amigos, conforme faz questão de frisar, ficou completamente sensibilizado pela situação que abateu essas cidades. “Muitas pessoas perderam tudo que tinha e precisamos dar às mãos em prol desse povo. Estou indo ao governador e ao vice para que de alguma forma possamos colaborar de forma célere para diminuir o sofrimento dessas famílias”, desabafou.

   27. “As estradas vicinais ficaram quase todas interditadas por conta de deslizamentos de terra, 12 pontes foram destruídas. Ou seja, o estado é de calamidade. Em Taperoá e Nilo Peçanha, por exemplo, os munícipes estão literalmente ilhados. Ninguém pode chegar e nem sair", lamentou o deputado.

   28. Imagina! Alan é aliado de Otto Alencar o secretário de Infra que fez as estradas desmilinguidas pelas chuvas.