Política

WAGNER critica Marcelo e Elmar diz que governador é ingrato com Nilo

O governador Rui Costa disse que anunciará o restante do seu secretariado dia 18, quinta-feira
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/12/2014 às 23:30
Ironia: O líder da oposição diz que é melhor tratado pelo governo do que Marcelo Nilo
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As declarações do governador Jaques Wagner criticando a possibilidade de reeleição do deputado Marcelo Nilo (PDT) - seu aliado político e quem apoiou à reeleição em 4 legislaturas- para mais um mandato (o quinto) de presidente da Assembleia Legislativa não mudaram um milímetro o pensamento e a trajetória de Nilo.

   2. Disse ao BJÁ que respeita a opinião do governador, não entra no mérito da questão, mas, segue na disputa porque essa é uma vontade da maioria da Casa, salvo da bancada do PT. Hoje, à noite, na solenidade de premiação dos destaques na Assembleia, Nilo elogiou o deputado Isidório (PSC) e disse que espera contar com seu apoio, pois, este é o único não petista que ainda não o apoiou.

   3. "Nenhum outro poder tem condução infinita. O STF não tem, o STJ não tem. Estou à vontade, pois Marcelo Nilo é meu amigo de sangue, mas ele tem uma opinião e eu tenho outra", disse o governador que se posicionou "totalmente contrário" à nova recondução do presidente da Assembleia.

   4. "Não acho que isso ajude o Poder Legislativo, agora tem que perguntar aos partidos políticos, inclusive os da oposição", declarou Wagner achando que "nessa hora todo mundo fica fazendo de bonito".
Por essa razão, alegou ser preciso perguntar  "à liderança do DEM, do PSDB para dizer publicamente o que acha da matéria. Eu sou contra. Não tenho briga com Marcelo Nilo. Já briguei antes dizendo que ele não devia ser candidato", reforçou, ressalvando que, no entanto, "não se mete" no processo de sucessão do Legislativo.

   5. Ironia por ironia, o deputado Elmar Nascimento, líder da Oposição (DEM), subiu na tribuna da Casa nesta terça-feira, 16, elogiou a conduta de Marcelo Nilo junto aos parlamentares, disse que "mesmo sendo oposição ao governo sou melhor tratado do que V.Exa., o qual deveria ser respeitado e tratado com toda deferência pelo governo". Elmar destacou que o comportamento de Wagner com Nilo é de "ingratidão".

   6. Elmar lembrou que Marcelo prestou um grande serviço ao candidato do governador, Rui Costa, pois, quando todos os institutos de pesquisas davam a vitória de Souto, "foi V.Exa, que, com seu Instituto (DataNilo) mostrou que Rui iria ganhar e levantou a autoestima de sua campanha".

   7. O parlamentar da oposição voltou a classificar Wagner de "ingrato" e lembrou que o governador preteriu Marcelo Nilo como candidato a governador, como candidato a vice, e agora quer fazer o mesmo na presidência da Assembleia. "Todas às vezes que eles precisam de V.Exa lhe procurar. Quando é pra ser correspondido, a resposta é zero", frisou.

   8. Por fim, Elmar destacou falando diretamente para Marcelo Nilo que, "pior do que perder é ganhar e não levar nada".
                                                      ***********************
   9. O ex-secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, participou, nesta terça-feira (16),  de uma reunião com o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin e o vice-governador eleito, Márcio França (PSB).

   10.  Na ocasião, França teve o nome oficializado para ocupar a Secretaria da Economia de São Paulo. O vice-governador destacou a importância da economia criativa para o Estado Paulista e afirmou que pretende contar com a colaboração do amigo Domingos Leonelli, de quem foi colega recentemente no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo.

   11. Durante o encontro, Leonelli entregou ao governador Alckmin o projeto que prevê a nacionalização dos festejos juninos. “Alckmin recebeu bem a ideia e disse que a iniciativa pode vir a ter o apoio do governo estadual”, disse. 

   12. Batizado de São João do Brasil, o projeto idealizado por Leonelli já recebeu o sinal verde da Prefeitura de São Paulo, através da sua Empresa de Turismo (SPTuris), que deve apoiar a iniciativa.

   13. A Prefeitura, através da Transalvador, lamenta a morte e se solidariza com os familiares do agente de trânsito Valnei Carvalho Paranhos. Ele faleceu na tarde desta terça-feira (16), após sofrer acidente de motocicleta na região de Jardim de Alah, na orla. Valnei Paranhos, que não estava a trabalho no momento do acidente, atuava como motociclista em operações de trânsito, sendo pertencente ao quadro do órgão desde 1999.

   14. Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, às 14h, o Ministério Público do Estado da Bahia – MPE realiza um seminário para discutir as conjunturas atuais da bacia do rio São Francisco. Durante o evento, que acontece na sede do MPE, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, será lançado o livro Velho Chico – A
Experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia – FPI. 

   15. O livro, que tem o apoio do Comitê da Bacia do Rio São Francisco – CBHSF, relata as atividades do programa desenvolvido desde 2002 por órgãos federais e estaduais de fiscalização no âmbito do território baiano da bacia do São Francisco.

   16. A ideia é que a publicação possa propagar a metodologia do FPI junto a outros estados brasileiros e até países. O livro, além de evidenciar as características físicas e ambientais da bacia do São Francisco, apresentará um profundo diagnóstico da área fiscalizada na Bahia.

   17. O governador diplomado Rui Costa estava com o humor à flor da pele na solenidade que anunciou parte do seu secretariado. Primeiro falou para o radialista Cristovão Rodrigues: - Com sua idade recomende que se se sente e não assista a solenidade em pé.

   18. De repente chega o senador eleito Otto Alencar e pede desculpas pelo atraso e senta-se na cadeira que estava reservada a Rui: - Pior foi que v sentou na minha cadeira.

  19. Sobre João Leão no Planejamento disse que o colocou nesta posição para gastar menos ou só gastar o que conseguir trazer de Brasília em verbas federais.

   20. Sobre a indicação do jornalista André Curvello para a pasta da Comunicação: - Pela quantidade de palmas parece que a turma da imprensa gostou.

   21. Quando falou sobre Josias Gomes nas Relações Institucionais disse: - Levanta Josias e quando acabar a solenidade não esqueça de cumprimentar um a um os deputados prensentes.

   22. Rui tirou até uma de gaúcho e disse que, "quando eu era guri" estudei na Escola Luiz Tarquinio.
20. Sobre a volta da CPMF para a Saúde, Rui disse que preferia não batizar com este nome, mas defende uma nova remuneração para a Saúde.

   23. Teve uma senhora que sentou nas cadeiras reservadas aos secretários e alguém da imprensa perguntou qual a pasta que ocuparia. Nada! Foi só pra descansar.

   24. Aí perguntei a deputada eleita federal Moema Gramacho se ela pensava em ser prefeita de Lauro de Freitas. Resposta: - Sou a primeira deputada federal petista eleita pela Bahia. Vou pra Brasília. Mas, se o povo me chamar, quem sabe...

   25. O deputado Zé Neto tava tão entusiasmado na solenidade que, quem sabe..., seu nome pode ser anunciado na quinta.

    26. A nota destoante da coletiva de Rui foi que não tinha estacionamento para os veiculos da imprensa. Quem convida dá banquete e não pode se fazer uma coisa dessas. Teve coleguihnha que estacionou a 1 km de distância da governadoria. 

   27. Fernando Torres (PSD), primeiro suplente de deputado federal da colização Rui, volta à Brasília com a indicação de Josias Gomes para a Sec de Relações Institucionais.

   28. E você Daniel Almeida vai ocupar uma cadeira branca no governo Rui, perguntei. - Não, já indicamos o deputado Álvaro Gomes (PCdoB). Por posto, faleceu hoje a mãe de Álvaro e ele não pode sequer comemorar sua indicação para secretário do Trabalho e também receber os troféus na Assembleia.