Política

Vereador quer regulamentar 'food trucks' em SSA gerando novos negócios

A expectativa, agora, é de que a presidente Dilma Rousseff só vai anunciar os novos ministros depois que o Congresso aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/11/2014 às 20:59
Implantação de "food trucks" em Salvador pode gerar bons negócios
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A primeira Conferência Internacional sobre Políticas Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial será realizada nesta terça-feira (25), às 16 h, no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela, em Salvador. O objetivo é debater políticas públicas relacionadas e promover a troca de experiências entre Bahia-Brasil e Estados Unidos.

   2. O evento terá a participação da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), do secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Raimundo Nascimento, da presidente da Associação pelos Estudos da Diáspora Africana
Mundial (ASWAD), Kim Butler, do reitor da UFBA, João Salles, e do ativista norte-americano, Joseph Beasley.

   3. A atividade integra a programação da campanha Novembro Negro, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em homenagem à memória e luta de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.

   4. O vereador Orlando Palhinha (DEM) se diz satisfeito com as intervenções feitas pela Prefeitura no Subúrbio Ferroviário, solicitadas por ele através de projetos de indicação e requerimentos: “Tenho percorrido as obras originadas através de intervenções do meu mandato junto ao gabinete do prefeito ACM Neto. São ações importantes para a população e que trarão impacto econômico positivo para região”.

   5. Em visitas feitas à área conferiu a construção da Unidade de Saúde da Família Teotônio Vilela em Fazenda Coutos 3, em fase inicial de fundações; a da duplicação da Rua Luiz Maria, principal ligação entre os 22 bairros da região ao Centro, a requalificação da iluminação da Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, a construção de unidades de saúde no Rio Sena e a requalificação da orla de São
Thomé de Paripe e Tubarão.

   6. Vereadpor Leo Prates (DEM) apresentou projeto de lei regulamentando a comercialização de alimentos em vias públicas, através de veículos chamados de “food trucks”. Seu objetivo é “fomentar o empreendedorismo e propiciar oportunidades de formalização do comércio de comida de rua, gerando empregos diretos e indiretos”. 

   7. Além disso regulamenta tabuleiros e barracas desmontáveis, destacando a necessidade de higienização e o acondicionamento dos produtos para dar mais segurança aos consumidores.  Os "foods trucks" existem em várias partes do mundo e são investidos muitos recursos nos equipamentos, na mão de obra do pessoal e no abastecimento dos "trucks". Uma boa ideia para Salvador;

   7. A campanha iniciada pela Transalvador na quarta-feira, 19, de incentivo ao transporte escolar legalizado, deixou Euvaldo Jorge (PP) feliz. Presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara ele acredita que a iniciativa beneficia muitas famílias, proporcionando mais segurança no transporte de jovens e crianças. A ação foi alvo de um projeto de uma indicação do pepista ao prefeito ACM Neto.

   8. Claudio Tinoco (DEM) está propondo ao Município que dê o nome de José Pires Castello Branco ao novo mercado de Periperi, a ser entregue em dezembro. Vereador por oito mandatos o ex-parlamentar sempre se dedicou ao crescimento do Subúrbio Ferroviário e faleceu há dois anos, aos 83 anos.

    9. Trinta e oito dos 43 vereadores assinaram o pedido de criação Comissão Especial de Inquérito
(CEI) da Telefonia na Câmara de Salvador, cujo objetivo principal é investigar de forma rigorosa as atividades e serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel, fixa, TV a Cabo e internet. O requerimento foi protocolado na tarde de quarta-feira, 19, por seu autor, Duda Sanches (PSD).

   10. Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde estiveram na galeria da
Câmara, na quarta-feira, 19, pedindo a votação do projeto de lei nº 211/2014. Após acordo firmado, a proposição contempla modificação na regra de progressão na tabela de gratificação por avanço de competências dos ocupantes dos cargos de Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde, com a alteração do percentual de 35% para 37,5%, para os níveis 1, 2 e 3. 

   11. O projeto prevê ainda a alteração dos valores da remuneração dos profissionais Rádio Operadores, do Serviço de Atendimento Móvel – SAMU, admitidos através de Regime Especial de Direito Administrativo.

   12. (CRISTIANA LOBO) Depois de convocar a Brasília os convidados para novos ministros (Joaquim Levy e Nelson Barbosa) e a assessoria da Presidência da República ter preparado o Salão Leste para um comunicado oficial, a presidente Dilma Rousseff decidiu suspender o anúncio da nova equipe econômica. 

   13. Segundo fontes do governo, a presidente quer esperar a aprovação pelo Congresso da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias, com a mudança que, na prática, elimina a meta de superávit e, assim, não envolver os novos ministros nos problemas fiscais de 2014, que levaram à necessidade dessa alteração.

   14. A expectativa, agora, é a de que a indicação dos novos ministros aconteça na quarta ou quinta-feira que vem – a depender da votação do Congresso.

   15. Depois de dois dias de intensos debates e conferências, encerrou ontem, 21 de novembro, em Maceió, a XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, realizada no Hotel Meridiano, na Praia de Pajuçara, na capital alagoana. 

   16. Com o tema central “A agonia do São Francisco: a escassez de governança”, a plenária reuniu cerca de cem participantes, entre pesquisadores brasileiros sobre recursos hídricos, gestores públicos e ativistas ambientais, além dos membros do comitê que representam a diversidade dos usuários da bacia
do rio São Francisco.

   17. A gravidade da crise hídrica atual, os conflitos nos usos múltiplos das águas, as fiscalizações preventivas na bacia realizadas pelo Ministério Público, o projeto de transposição do rio São Francisco foram alguns dos temas debatidos.  

   18. Em sua fala final, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, aproveitou para cobrar dos governos federal e estaduais mais apoio aos comitês de bacia. Ele considerou que esse é o caminho para encontrar alternativas viáveis para garantir o abastecimento humano. 

   19.  Ainda em seu pronunciamento, Miranda convocou a todos para participarem do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro,
também em Maceió.        

   20. Durante a sessão final da plenária, os participantes escolheram a cidade de Petrolina, em Pernambuco, região do Submédio São Francisco, para receber a próxima plenária do CBHSF, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2015.

   21. Empossado como novo conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) para o biênio 2015/2016, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância do colegiado para a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável na Bahia. 

   22. O petista tomou posse nesta sexta-feira (21) junto com outros 98 conselheiros, entre titulares (33) e suplentes (66, no auditório da Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia. 

   23. “É uma honra compor o Conselho Estadual do Meio Ambiente. Acredito que assim como na Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, da qual sou o presidente, o Cepram é um espaço privilegiado de defesa do meio ambiente. Temos questões importantes a serem discutidas, a exemplo dos efeitos dos
agrotóxicos, a implementação do Código Florestal e da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a preservação das nascentes e dos rios”, afirmou Galo.