Política

ANA RITA Tavares acompanha casos de agressão a animas na UFBA

O reitor da UFBA deu apoio à luta dos defensores dos animais
, da redação em Salvador | 21/11/2014 às 20:50
A reunião aconteceu na UFBA
Foto: Wagner Ferreira

Os casos de maus tratos a animais nos campi da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram discutidos pela vereadora Ana Rita Tavares (Pros), o reitor João Carlos Salles, professores da Escola de Veterinária e alunos, na última quinta-feira, 20. A motivação foram as agressões sofridas por cães, entre eles uma cadela, atacada a golpes de skate pelo aluno do curso de Farmácia, Jorge Luiz Chagas Vila Flor Júnior.

A edil deu apoio jurídico ao caso, que está sendo apurado pela 7ª Delegacia, a partir da denúncia feita pelas organizações não governamentais União de Entidades Protetoras dos Animais da Bahia (Unimais) e Terra Verde Viva. Em menos de dez dias foram três casos, pois mais dois cachorros foram cortados com estiletes.

O reitor condenou a violência e disse estar tomando providências para identificar os agressores. Para ele, é preciso criar políticas de proteção aos animais abrigados na UFBA: “Nós, protetores de animais, às vezes, somos tratados como loucos. Essa nossa dedicação é importante, mas não deve ser só isso. Devemos lutar por políticas que institucionalize essa proteção, pois, só isso nos deixará preparados para eventuais episódios como os que vêm acontecendo”.

O presidente da Unimais, Carlos Ferrer, defendeu a necessidade de movimentos de conscientização: “A universidade é um palco de segurança para os estudantes. Agredir um animal é uma questão humanitária. É preciso a realização de palestras de conscientização e humanização para protegermos animais e os alunos”.

Protetora e funcionária da UFBA há mais de 33 anos, Magel Castilho elogiou a postura do dirigente: “Votei no senhor sem imaginar que comungamos do mesmo sentimento pelos animais. Isso me deixa muito feliz. Peço mais apoio às protetoras, que geralmente custeiam tratamentos a animais daqui tirando do próprio bolso.”

Um grupo de professores e alunos do Instituto de Geociências está realizando uma contagem dos animais que vivem na Instituição, tendo registrado até agora 39 cães e nove gatos. Durante o encontro foi discutida também a institucionalização do atendimento clínico, laboratorial e de bioimagem para animais vitimados por ações agressivas ou não, pela Escola de Medicina Veterinária.

“Estou muito feliz com a posição do reitor, sempre soube da sua preocupação para com os animais. Eu trouxe a ideia de formar uma comissão com alunos da Ufba e pessoas interessadas na causa para unirmos forças e fazer uma agenda com as necessidades e medidas que vamos tomar com relação a estes animais’,  disse Ana Rita.