Política

CAMPANHA chega ao fim com a paz e o amor sendo substituídos pelo Demo

Campanha chega ao fim com baixo nível e quem está no poder faz qualquer coisa para se manter nele
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/10/2014 às 20:33
Demo de Asura's e a god of war da politica nacional
Foto: ILS
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A um dia das eleições presidenciais os dois candidatos seguem na maratona de eventos pedindo votos aos eleitores sem nenhum deles baixar a guarda, ou como se diz na politica e no popular "jogar a toalha". Os dois institutos de pesquisas mais respeitados do país - DataFolha e Ibope - apontam uma frente confortável da presidente Dilma com 6% e 8% de frente; e dois outros menos confiáveis - Sensus e Veritá - apontam Aécio liderando com frentes que variam de 7% a 9%. 

   2. Como os institutos erraram muito no primeiro turno somente na noite de domingo é que saberemos quem tem razão. Nosso sentimento é de que Dilma vencerá. O Sensus foi o mesmo instituto contratado por A Tarde, TV Aratu e Rádio Metrópole o "pool" de empresas baianas para auferir a campanha na Bahia entre Paulo Souto (DEM) x Rui Costa (PT). No primeiro resultado, os veiculos se recusaram a publicar os números porque o Sensus não entregou a planilha com o resultado das intenções de votos para presidente.

   3. Foi um vexame. Somente a TV Aratu diante de algumas pressões politicas publicou a pesquisa capenga, com o resultado vantajoso para Souto x Rui faltando os números para presidente. Teria sido descoberto que o Sensu trabalhava para a campanha de Aécio Neves em avaliações internas. O "pool" deu uma nota desacreditando o Sensus e o contrato foi suspenso. Agora, no final da campanha reaparece em nível nacional com a Isto é dando 9% de frente Aécio a dianteira de Dilma. Quem quiser acreditar, acredite.

   4. A campanha chega ao fim marcada por muitas agressões e um baixo nível de civilidade sem precedentes na história da democracia recente do pais (1984/2014). Depois da vitória de Lula, em 2002, com o "Lula paz e amor" organizado por Duda Mendonça, imaginava-se que persistisse essa diretriz. Qual nada! Quem está no poder usa todas as armas para se manter. Daí que o PT e o próprio Lula, além do seu pessoal de marketing, partiram para as agressões, mentiras, infamias, etc, tudo amparado no que se chama de "descontrução".

   5. Primeiro aconteceu com Marina Silva (PSB), ex-aliada do PT, a qual se transformou numa Lucifer. O demônio era pouco. Marina não resistiu. Agora, com Aécio. Desde que o "tucano" avançou dando a impressão de que ganharia o pleito, o Demo passou a ser o mineiro. "Inimigo do povo", "inimigo da educação", "inimigo dos nordestinos", uma miséria. A política do medo imposta pelos adversários de Lula, em 2002, inverteu-se. Hoje, segundo o PT e seus aliados, quem pode ameaçar o Brasil é Aécio. 

   6. O Brasil sairá desta eleição menor em termos de civilidade. O que poderá acontecer adiante - quaisquer que sejam o vencedor - é impossível prever. Uma coisa parece certa e consensual: vai ser preciso fazer uma campanha de unidade nacional, de mais respeito aos cidadãos, de mais inteligência. Caso contrário, vamos naufragar na desordem.
                                                                                       *****
   7. O jurista Pablo Stolze Gagliano é o mais novo membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia e ocupará a cadeira nº 15, que tinha como ocupante o jurista Washington Luis de Trindade. A eleição ocorreu no último dia 16. 

   8. Pablo Stolze concluiu a graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1998.  É pós-graduado em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. É mestre em Direito Civil pela PUC-SP. 

   9. É autor e co-autor de várias obras jurídicas, incluindo o novo curso de direito civil. É professor da Universidade Federal da Bahia, da Escola de Magistrados da Bahia e da rede jurídica LFG. É professor-coordenador convidado da pós-graduação em direito civil LFG-Anhanguera e juiz do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

   10. (CAMAÇARI): A Prefeitura, por meio da Secad (Secretaria da Administração), realiza a primeira convocação dos candidatos aprovados e classificados no concurso público nº 001/2013. Os convocados devem comparecer entre os dias 3 e 7 de novembro, na rua Francisco Drumond, nº 391, no edifício Alzira Dias, 1º andar, no Centro, para apresentar os documentos pessoais e currículo profissional. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Ao todo, serão distribuídas 100 senhas de atendimento por dia.

   11. A relação dos documentos, original e cópia, que devem ser apresentados está disponível no portal da Prefeitura, no endereço eletrônico http://www.camacari.com.br/. Para acessar, os candidatos devem clicar no link publicações, situado na barra esquerda da página e em seguida selecionar o edital de convocação nº 001/2014, publicado no dia 23 de outubro.

   12. A Secad informa que, por se tratar de uma etapa eliminatória, o candidato que não comparecer no período mencionado será automaticamente eliminado do certame. Os demais candidatos classificados no concurso público devem aguardar nova convocação no portal da Prefeitura.

   13. No 26 de outubro, mais uma vez, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, exercerá sua cidadania, votando. votará  na Universidade Católica do Salvador – UCSal (Campus da Federação) e chegará ao local às 11h. Zona: 12, Seção eleitoral: 282.

   14. O ex-governador Paulo Souto vota, às 9h30min, na Escola Pedro Calmon, no Jardim Armação. Às 10 horas, Geddel Vieira Lima vai às urnas do Colégio Antonio Vieira, no Garcia. O prefeito ACM Neto votará às 10h30min, na Faculdade de Administração da Ufba, no Vale do Canela. 

   15. O governador Jaques Wagner vota na manhã deste domingo (26), às 9h, no Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto, em Arembepe (Camaçari, na Seção 321 da 171ª Zona Eleitoral. Em seguida, Wagner atende a imprensa no local. 

   16. O governador eleito Rui Costa (PT) vota às 10 horas, na segunda seção do Colégio Duque de Caxias, no bairro da Liberdade/Salvador. Após votar, Rui deve acompanhar sua esposa Aline Peixoto, que vota no Colégio Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho. 

   17. “Dilma representa, nacionalmente, o projeto que enxergou o Nordeste, enxergou a Bahia. Posso listar realizações que comprovam isso, como a chegada de luz elétrica para 2,5 milhões de baianos esquecidos na escuridão, as seis universidades federais implantadas na Bahia durante o governo do PT, os 31 institutos federais de educação”, declarou o governador eleito Rui Costa, na tarde desta sexta-feira (24).

   18.  Rui participou de uma caminhada pela reeleição de Dilma Rousseff, em Alagoinhas, acompanhado da senadora Lídice da Mata (PSD), de deputados federais e estaduais e prefeitos da região.
  
   19. O recém-eleito foi parado inúmeras vezes por jovens, idosos, crianças que queriam uma foto com o novo governador da Bahia. Centenas de pessoas participaram da mobilização. Rui está confiante na vitória de Dilma no domingo. “É só comparar e ver quem fez e pode fazer muito mais. por isso, peço ao povo de Alagoinhas que vote maciçamente no avanço".

   20. A candidatura de Aécio Neves à Presidência da República recebeu o apoio da população de Salvador, com acenos e gestos positivos, durante a Carreata 45, liderada pelo prefeito ACM Neto e o ex-governador Paulo Souto, na manhã desta sexta-feira (24), no bairro de Brotas.

   21.  “No próximo domingo, a Bahia vai manifestar sua vontade de mudança nas urnas, votando em Aécio”, afirmou Neto. Ainda nesta sexta (24), outras carreatas estão sendo realizadas nos bairros do Cabula, Cidade Baixa e Cajazeiras.
 
   22. No sábado, a partir das oito horas, no Farol da Barra, haverá a PEDALADA MUDA BRASIL - AGORA É AÉCIO, com a participação do prefeito ACM Neto. O evento ciclístico será aberto a todos, que queiram participar. A sugestão da organização do ato sobre duas rodas é para os participantes irem, preferencialmente, trajados de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil.