Política

NA BAHIA, há 28 anos, eleição de senador está ligada a vitória do GOV

O Corpo de Bombeiros contará, a partir desta segunda-feira (15), com 40 novas viaturas, das 62 adquiridas pela Secretaria da Segurança Pública, num investimento de R$ 17 milhões.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/09/2014 às 17:04
A disputa está polarizada entre Geddel Vieira Lima e Otto Alencar. Eliana marca posição.
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As campanhas para governador da Bahia estão chegando aos 20 últimos dias em caminhadas, carreatas e comícios pelo interior e na capital, e mais os debates que acontecerão no rádio e na TV, momentos decisivos para definições. É exatamente nessa época que o eleitor fixa o nome do candidato em quem vai votar, mais precisamente o número, e se interessa mais diretamente no pleito. Hoje, de acordo com o último Ibope ainda existem 11% de indecisos (não sabem ainda em que vão votar) e tudo pode acontecer.

   2. Também de acordo com o Ibope, Paulo Souto (DEM) tem uma boa margem de frente (46%) para Rui Costa (27%) e Lidice da Mata só tem 6% das intenções de votos. Para o Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB e da coligação com Souto) tem 36% das intenções de votos; Otto Alencar, do PSD e da coligação com Rui, tem 27%; e Eliana Calmon, (do Rede e da coligação Lidice da Mata), tem 4%.

   3. Historicamente, pelo menos menos na Bahia, a eleição do senador sempre esteve vinculada a eleição do governador, isso desde a redemocratização do Brasil, eleições de 1986, quando Waldir Pires elegeu-se governador pelo PMDB e arrastou consigo Rui Bacelar e Jutahy Magalhães. Nesse pleito, o candidato favorito na largada foi Lomanto Júnior e liderou as pesquisas até setembro. Nos 15 dias finais da campanha, o eleitorado sentindo a vitória de Waldir, elegeu Rui e Jutahy.

   4. Em 1990, ACM boicotou a candidatura de João Durval ao Senado e o eleito foi Josaphat Marinho, então alinhado com o "velho". Em 1994, Paulo Souto foi eleito governador e os eleitos ao Senado foram ACM e Waldeck Ornelas. Em 1998, César Borges foi eleito governador e Paulo Souto senador; em 2002, Souto foi eleito governador e ACM reeleito ao Senado com Cesar Borges; em 2006, Jaques Wagner foi eleito governador e João Durval ao Senado; e em 2010, Wagner foi reeleito governador e Walter Pinheiro e Lidice da Mata eleitos senadores.

   5. Veja o seguinte: fora César Borges, o qual em 2010 saiu como o preferencial do eleitorado e sofreu uma virada no final da campanha, os demais tiveram eleições tranquilissimas. Veja também que os governadores foram eleitos em primeiro turno desde ACM, em 1990, até Wagner. A exceção foi uma disputa de Souto x Durval, em 1994, em segundo turno.

   6. Agora, o que se denota é o seguinte: a eleição (por enquanto) está configurada em primeiro turno e se fosse hoje estariam eleitos Paulo Souto (governador) e Geddel (senador).

   7. Existe a possibilidade da eleição ir para o segundo turno? A resposta é sim.

   8. Agora, se isto acontecer, pela margem de indecisos que ainda há no pleito (11%) a diferença entre os dois primeiros colocados será pequena, salvo se houver um crescimento dos indicadores da senadora Lidice da Mata, hoje, pontuando com 6%. Os demais nomes, Da Luz tem 1%; Marcos Mendes 1%; e Renata Mallet não pontuou. Isso significa dizer que esse bloco minoritário, por ora, tem algo em torno de 8% a 9% dos votos. 

   9. Vê-se, pois, que há uma diferença de 9% dos votos entre Geddel (36%) e Otto Alencar (27%) e a missão de Otto é, mais do que nunca, correr o interior.

   10. Nas eleições nacionais existem dois casos, pelo menos, onde candidatos ao Senado poderão ser eleitos sem serem alinhados do governador. Um deles é Romário, PSB, pelo Rio, que está alinhado com Lindenberg Farias (PT), quarto lugar nas pesquisas, atrás de Pezão, Garotinho e Crivela; e o segundo caso é de SP onde Suplicy (alinhado de Padilha, terceiro lugar nas pesquisas) estava distante de Serra (alinhado de Alckmin, primeiro lugar nas pesquisas) e já está com intenções de votos tecnicamente empatado com Serra.

   11. Que fenômeno são esses? Romário e Suplicy têm muito mais a cara de Marina, dessa nova forma de fazer politica que está sendo apresentada ao país, do que César Maia e Serra. Na Bahia, quem teria essa cara é Eliana Calmon, mas, noviça na politica, não consegue essa empatia com o eleitorado num estado tão grande como a Bahia e ainda muito rural. Geddel e Otto não têm essa nova configuração a la Marina e vão disputar os votos pau-a-pau até o dia do pleito.
                                                                      *****
   12. Importante marco para a educação pública brasileira, concebido pelo educador baiano Anísio Teixeira, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, completa, no dia 21 de setembro, 64 anos de existência. A data será comemorada com uma série de atividades, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 

   13. A partir deste sábado (13/9), tem início o Grand Prix de Voleibol e o Aulão de Karatê, no Ginásio do Núcleo de Pluralidade Esportiva da Escola Parque, com a participação de estudantes, professores e comunidade do entorno. A programação comemorativa prossegue no período o dia 19/9.

“   14. A Escola Parque é um espaço onde as pessoas se identificam, se encontram e se realizam, tanto na área educacional, quanto no social, porque, além de desenvolver o lado pedagógico, a unidade não esquece a sua função com a sociedade”, afirma o diretor Gedean Ribeiro. Para isso, ressalta, o Centro tem como parceiros os estudantes e a comunidade em geral. “

   15. A partir do momento que eles veem o papel educativo e social da escola, eles se responsabilizam, também, por zelar por aquilo que é seu”, completa o gestor.

   16. Morre a avó da emprsária que foi assassinada pelo tio em Vilas do Atlântico.

   17. O cerne da questão que a imprensa baiana não está analisando a fundo é a má gestão do Hospital Espanhol. Quem são os responsáveis na comunidade galega por essa situação em que se encontra um hospital desse porte? Eles serão punidos? Responsabilizados?

   18. Aquela CGU do ministro Jorge Hage sumiu do mapa!

   19. A campanha do PT não está preocupada com a verdade dos fatos, diz Dora Kramer. Ou seja, quer vencer mais uma vez usando a ignorância do povo.

   20. Uma aula magna marcará nesta segunda-feira (15), às 19h, o início das atividades acadêmicas do curso de Medicina do campus Paulo Afonso, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

   21. A solenidade contará com a presença do governador Jaques Wagner, do diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Vinicius Muricy da Rocha, acadêmicos e estudantes. Com o início do curso de Medicina, em Paulo Afonso, a Univasf amplia a sua participação na Bahia, que já conta com outros dois campi, nos municípios de Juazeiro e Senhor do Bonfim.

   22. Na Bahia, o curso de Medicina já é oferecido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

   23. A Petrobras lançou nesta sexta-feira (12) o edital de um Processo Seletivo que visa o preenchimento de vagas e formação de cadastro em cargos de nível superior e médio/técnico. O concurso será organizado pela Cesgranrio.

   24. Segundo o edital, publicado no Diário Oficial da União, o concurso será dividido por polos (regional e nacional), onde os aprovados deverão ser alocados. São 575 vagas imediatas e 6.436 para cadastro para os postos de nível médio/técnico e 88 ofertas imediatas de nível superior, além de 989 ofertas para reserva.

   26. O governador da Bahia, Jaques Wagner, autorizou a abertura de processo licitatório para a implantação de um novo sistema de iluminação no Estádio Mário Pessoa em Ilhéus. Publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 9, o aviso adianta que a licitação, na modalidade ‘tomada de preços’, será oficialmente aberta no próximo dia 25. 

   27. A notícia foi analisada pelo prefeito Jabes Ribeiro que formalizou a solicitação, em maio passado, junto à Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Esportes do Estado (Setres).

   28. A reivindicação do prefeito de Ilhéus se deu logo após a classificação do Colo Colo – campeão do Intermunicipal da Bahia 2014, para a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Na ocasião, o prefeito, em conjunto com o presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado, recebeu a visita do diretor da Sudesb, Elias Dourado, também em maio, que inspecionou as instalações do Estádio Municipal durante um treino da equipe do Colo Colo.

   29. De 15 a 20 de setembro, o Shopping Center Lapa irá promover a 2ª edição da Semana da Sustentabilidade, para celebrar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21. O evento que será realizado em parceria com a Fundação Visconde de Cairu, vai contar com exposição de árvores feitas com material reciclado e de fotos do projeto de sustentabilidade desenvolvido na Ilha de Maré, orientações de empresas parceiras, oficinas, distribuição de sementes de plantas e etc.

   30. A ação que acontecerá na Praça de Eventos, tem o objetivo de contribuir para a conscientização da necessidade de defesa e preservação do meio ambiente.
            
   31. Para a exposição, serão confeccionadas três árvores com garrafas PETs. Na árvore do amor, as crianças poderão depositar desenhos e frases sobre o amor; na árvore do compromisso, os adolescentes irão colocar uma carta de compromisso com o meio ambiente; e na árvore da promessa, os adultos escreverão o que eles não irão mais fazer com a natureza.

   32. Há um ano a cantora inglesa Anna Calvi lançou seu segundo álbum, “One Breath”, que chegou ao Brasil pela Deck. O disco, produzido por John Congleton (Amanda Palmer, Marylin Mayson, David Byrne), trazia um tom mais pessoal, reflexivo e vulnerável, com letras que oscilam entre otimismo e desespero. Elogiadíssimo pela crítica, esse trabalho, assim como seu debut homônimo, foi indicado ao aclamado prêmio Mercury, como melhor álbum do ano.

   33. O Corpo de Bombeiros contará, a partir desta segunda-feira (15), com 40 novas viaturas, das 62 adquiridas pela Secretaria da Segurança Pública, num investimento de R$ 17 milhões. A entrega será feita pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, às 9h30, no Jardim de Alah.

   34. Os outros 22 veículos serão entregues até o final desse mês. As viaturas, dos modelos Auto Bomba Tanque, Busca e Salvamento, Suporte Avançado, entre outras, serão distribuídas pelas unidades em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado.

   35. O Ponto Cidadão de Olindina, situado a 216 quilômetros de Salvador, terá seu atendimento suspenso nesta segunda-feira (15) por conta da micareta fora de época do município, a Olinfolia 2014. A unidade retomará seu funcionamento na terça-feira (16), no horário habitual, das 7h às 13h. O Ponto Cidadão de Olindina atende na Avenida Cândido de Farias, Centro, de segunda a sexta-feira.
          
   36. O Ponto Cidadão de Olindina atende à população da cidade e municípios circunvizinhos com a emissão de carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF) e antecedentes criminais, além do atendimento do Sinebahia e da Prvidência Estadual. Antes da inauguração do serviço, era necessário percorrer 96 quilômetros até o posto SAC mais próximo, em Alagoinhas. A Rede SAC totaliza 16 Pontos Cidadão em municípios do interior baiano.
          
   37. Mais informações sobre serviços e horários da rede SAC na capital e interior podem ser acessadas no www.sac.ba.gov.br ou pelo 0800 071 5353. A ligação é gratuita.