Política

DILMA defende colher o que plantou e Aécio critica modelo gestão do PT

PM fez um bom programa de largada e usou o emotivo melhor do que Aécio. Candidato do PSDB já começou, de cara, criticando o governo Dilma.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/08/2014 às 20:52
Beto Albuquerque será o vice na chapa de Marina Silva, pelo PSB
Foto: Ulbra TV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Começou a propaganda eleitoral na televisão e no rádio. Como era de se esperar, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, amparou-se no ex-presidente Lula que deu aval ao seu segundo mandato. A tese defendida por Lula sustenta-se em que, seu segundo mandato foi melhor do que o primeiro; e com Dilma será da mesma forma ainda que reconheça na presidenta, uma boa gestora, que enfrentou uma brava crise econômica internacional, "sem demitir, sem cortar empregos".

   2. Foi uma fala casada. Dilma levantava a bola e Lula fazia o gol e vice-versa. Quando Lula levantou a pelota para Dilma dizendo que ela fará um segundo mandato melhor do que o primeiro, ele garantindo, Dilma fez sua parte e destacou que ela precisa "colher" (no novo mandato) o que"plantou" (no mandato atual). 

   3.  Ou seja, fez um bom governo entre 2011/2014, porém, precisa de mais tempo (2015/2018) para colher os frutos, pois, na sua opinião, os projetos que estão em curso no país necessitam de maturação. Dai, na visão de Dilma, o país vai entrar num "novo ciclo de desenvolvimento".

   4. Dilma elencou várias ações do seu governo, mostrou sua fase familia, disse das dificuldades e sabores em governar o Brasil, que matava um leão por dia, e foi mais humilde do que Lula, o qual se mostrou um tanto quanto presunsoso ao dizer que se ele não estivesse chegado a um segundo mandato não saberia o que poderia acontecer com o Brasil. Isto é, ele seria, assim, somente ele, o salvador da pátria. 

   5. O PT fez um bom programa de largada e colocou o quanto pode emoção nos discursos e nas imagens.
 
   6. Aécio Neves, do PSDB, veio logo no primeiro programa mostrando suas garras para Dilma, certamente uma estratégia mais contundente a partir da morte de Eduardo Campos e a possível ascensão de Marina Silva. Criticou o governo Dilma e disse que nos últimos 4 anos, com ela no comando da Nação, o Brasil piorou, a inflação assusta e a economia retrocede.

   7. Deixou claro que o problema não é do Brasil, até porque (subtende-se) outros países da América Latina do mesmo naipe do nosso estão bem melhores em sua economia, casos da Colômbia, Peru, México, Chile, e disse que o problema é de Dilma, da forma como ela governa o país.

   8. Cunhou uma boa frase de efeito: "O que depende do brasileiro está dando certo e o que depende do governo dando errado".

   9. Pelo exposto, Aécio vai para a goela de Dilma, até para evitar que Marina, caso seja mesmo a candidata do PSB, tome esse posição e polarize a campanha com a presidente, ela que já pontua com 21% na pesqauisa DataFolha e está 1% acima de Aécio. Lembrando que 1% no Brasil é um carretão de votos.

   10. Aécio também fez um bom programa de largada, falando direto ao eleitor e com boas imagens da população de todo Brasil postas de forma criativa.

   11.  O PSB fez o que era do seu direito e dever, até porque ainda não tem candidato, e usou todo o tempo com falas de Eduardo Campos. Inicialmente marcou seu gol até porque a morte de Eduardo ainda está na cabeça nas pessoas. Mas, isso passa rápido e o partido vai ter que se posicionar de outra maneira com seu candidato (a).

   12. O PSDB e o PT, com Lula, também lembraram de Campos apenas por dever de oficio.

   13. Portanto, vê-se que, nesse primeiro programa, as estratégias mudaram um pouco da inicial pensada, Aécio mais firme contra Dilma, e a presidente seguindo sua trajetória como se esperava, amparada em Lula, mas, mostrando trajetória própria no governo.
                                                                          ***
   14. O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) consolidou sua posição como candidato a vice na chapa que será encabeçada por Marina Silva. A decisão será anunciada nesta quarta-feira (20), em Brasília.

    15. Os pernambucanos trabalhavam com três nomes: do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), do ex-deputado Maurício Rands (PSB-PE), e do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. Mas, pesou na escolha de Beto Albuquerque o fato de ser um nome orgânico do partido, ter boa relação com Marina Silva e ter sido um homem de confiança de Eduardo Campos.

   16. Nesta quarta, 20, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através da sua Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), vai discutir as medidas protetivas que podem beneficiar a família de Geovane Mascarenhas, desaparecido depois de abordagem policial no último dia  02.
 
   17. Durante a reunião estarão presentes o pai de Geovane, Sr. Jurandir Santana, o Secretário Interino da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Reginaldo Silva e o Superintendente da SUDH, Ailton Ferreira. Na pauta a posição da secretaria sobre o caso, a possibilidade de inclusão da família do desaparecido em programas de proteção a vítimas e a posição do Estado nas investigações.
 
   18. A reunião está prevista para acontecer na sede da SJCDH, no Centro Administrativo da Bahia, às 10Hs.
 
   19. Em matéria paga no jornal A Tarde de hoy, o Sinpojud diz que o presidente do TJ/BA, desembargador Eserval Rocha é autoritário e se comporta com um cavaleiro da Távola Redonda. Na nota há um erro de redação e colocaram Távora.

   20. Os Cavaleiros da Távola Redonda, segundo a lenda, foram os homens premiados com a mais alta ordem da Cavalaria, na corte do Rei Artur, no Ciclo Arturiano. A Távola Redonda, ao redor da qual eles se reuniam, foi criada com este formato para que não tivesse cabeceira, representando a igualdade de todos os seus membros. Em diferentes histórias, varia o número de cavaleiros, indo de 12 a 150 ou mais.

   21. Então, fiquei bem sem entender o que deseja o Sinpojud com o desembargador Eserval, considerado um magistrado exemplar. Se uma crítica ou um elogio.

   22. O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT) realizará entrevista coletiva às 9h30 desta quarta-feira (20), no auditório da Instituição, para apresentar o resultado do exame de DNA de Geovane Mascarenhas de Santana e explicar os procedimentos adotados pelo Departamento para a realização da perícia.

   23. Esse caso levantado pelo Correio é assustador e a Policia deve ser mais objetiva e revelar tudo na maior transparência para salvar a Instituição.

   24. Um dos ferries que chegaram a Salvador deveria homenagear aquele personagem da TV, o "Ferrugem", como todo respeito.

   25. Dois golaços de Neymar diz a provinciana imprensa esportiva baiana sobre os dois gols, normais, do atacante do Barcelona, ayer.

   26. O PT chamava Eduardo Campos de "tolo" e "playboy" mimado. Na TV, no programa eleitoral, Lula fez a reparação, dizendo que sua relação era de pai para filho. Não se pode tripudiar de adversários políticos e o PT adora fazer isso.

   27. Na entrevista da presidente Dilma no JN, ela não se separou do olho grego presenteado pela primeira dama Fátima, da lavra de Rodeio, o joalheiro baiano.

   28. Muita gente não gostou da entrevista de Dilma. Eu gostei. Achei que William Bonner foi quem derrapou com aquelas perguntas quilométricas. Parecia Jô Soares querendo falar mais do que a entrevistada.

   29. Agora, o pano de fundo da presidente na entrevisa do JN com aqueles coleções de livros de juristas que ninguém lê não dá.

   30. Lembrei-me dos meus tempos de vendedor de coleções de livros de Malba Tahan e outros.

   31. Também faltou a Dilma uma frase de feito do tipo "não vamos desistir do Brasil".

   32. Com tanto zagueiro bom no Brasil, Dunga reconvovou David Luiz. Tá muito bem. Deveria tb ter chamado Lúcio.

   33. O papa Francisco tirou uma do profeta Salomão e disse que só tem 2 ou 3 anos de vida. Santo pai! Uma declaração dessa causa o maior agito politico nos bastidores de sua sucessão, entre os cardeais.

   34. Falar nisso, um ônibus desgovernado invadiu o Templo de Salomão do pastor Edir Macedo, o qual está encarnado em Salomão, em SP. Não houve mortes.

   35. Os candidatos a governador estão numa sofreguidão da zorra e mandam toda hora um novo release para os blogues.

   36. Vamos com calma minha gente, pois, noticia não se fabrica como uma montadora de veículos, em série.

   37. Está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19) a convocação de 700 candidatos aprovados no último concurso da Policia Militar do Estado da Bahia (PM), com provas aplicadas no dia 9 de dezembro de 2012. A convocação totaliza 3.295 novos policiais convocados nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. O total de convocados é 65% maior que as duas mil vagas iniciais previstas em edital.

   38. Os novos convocados têm como próximas etapas a entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares passarão pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e a partir de 2015 já estarão nas ruas. 

   39. Durante o curso, que tem duração de nove meses, o convocado recebe uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo + 10% desse valor para custeio do fardamento. Após formado, o novo PM recebe, por um período de um ano, o soldo de 725,21 + gap 3 (1.687,58) + auxílio alimentação (valor variável) + 10% do soldo para custeio do fardamento.

   40. Esta terceira convocação foi viabilizada a partir da prorrogação da validade do concurso por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), publicada no DOE em abril de 2014. O concurso público da Polícia Militar foi realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), sob organização da Fundação Carlos Chagas, e contou com 74.702 inscritos. 

   41. Ano eleitoral é uma belezura.

   42. O novo posto SAC do município de Valença, no Baixo Sul, inicia o atendimento ao público nesta quarta-feira (20). A unidade, que tem capacidade para realizar 9 mil atendimentos/mês, reúne oito órgãos públicos diferentes, que irão realizar 169 tipos de serviços como o a emissão do documento de identidade e da carteira de trabalho.
   
   43. Mensalmente, o posto irá emitir 2.100 carteiras de Identidade (RG) e 1.050 carteiras de trabalho (CTPS). O posto possui 476 metros quadrados de área construída.
           
   44.  O SAC do município irá contar com o atendimento do Detran; Planserv; Previdência Estadual; Sinebahia; Sefaz Estadual; Receita Federal, para emissão do CPF; e Secretaria de Segurança Pública (SSP), para emissão da carteira de identidade e da certidão negativa de antecedentes criminais. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.  
  
   45. O SAC Valença abrange também os municípios de  Aratuípe, Cairu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães, circunvizinhos à Valença. 

   46. Anteriormente, para buscar atendimento na região era necessário o deslocamento para o posto SAC de Santo Antônio de Jesus, distante 77 quilômetros de Valença.

   47. No próximo sábado (23), às 18h, no Mosteiro de São Bento, em Salvador, será celebrada missa em memória de Eduardo Campos, o candidato a presidente da República do PSB que morreu na última quarta-feira (13), em acidente aéreo em Santos (SP). A missa lembrará ainda os quatro membros da equipe de campanha de Eduardo, bem como os dois tripulantes do avião, que também morreram no acidente.

   48. Nos últimos meses de vida, Eduardo Campos esteve na Bahia seis vezes. Foi o Estado que ele mais visitou no Nordeste durante a campanha e a pré-campanha eleitoral, depois de Pernambuco, sua terra natal.

   49. O programa dos deputados na TV foi excelente.