Política

GOVERNADOR, vice e presidente da ALBA lamentam morte de Rilza

Deputado Rosemberg Pinto também lamentou morte da prefeita
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/07/2014 às 20:42
Para Wagner, Rilza era a força da mulher negra que venceu com determinação
Foto: Manu Dias GOV/BA

O governador Jaques Wagner lamentou profundamente a morte precoce da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, 52, na noite desta quinta-feira (24) e destacou entre suas mais importantes lutas, a da implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) no município do Recôncavo baiano. 

Para Wagner, Rilza representava a força da mulher, negra e nordestina que venceu por sua garra e determinação. "Uma grande liderança, uma mulher guerreira com uma trajetória de lutas exemplar. É com pesar que recebo esta notícia e me solidarizo com familiares, amigos e o povo sanfranciscano que soube reconhecer seu valor", disse. 

A prefeita foi reeleita em 2012 com ampla maioria dos votos (75,89%). São Francisco do Conde é a cidade brasileira que tem a maior arrecadação per capta, com a segunda refinaria de petróleo do país. 

"O PT perde uma de suas vozes mais atuantes. Rilza cumpriu sua missão e será sempre um exemplo de luta em defesa das causas sociais e pelo desenvolvimento da nossa Bahia", finalizou. 

ROSEMBERG PINTO

"É com muita dor e tristeza que recebo a notícia da perda dessa companheira de luta e grande amiga, Rilza Valentim. Não só São Francisco do Conde, mas toda a Bahia perde hoje uma grande filha, mãe e mulher que nunca mediu esforços para lutar por conquistas para seu município e condições dignas para seu povo.", declarou o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia, que cancelou a inauguração do seu comitê, que aconteceria na sexta (25), bem como toda a sua agenda política, para dedicar sua atenção aos familiares e amigos da prefeita. 

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA

O falecimento da prefeita Rilza Valentim, de São Francisco do Conde, chocou e consternou o deputado Marcelo Nilo, que se solidarizou com os familiares e amigos da prefeita. O presidente da Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias em reverência à memória de Rilza Valentim, uma cidadã com serviços prestados a São Francisco do Conde e à Bahia que ultrapassam sua gestão à frente do Executivo Municipal.

Marcelo Nilo procurou consolar a família enlutada e aos muitos amigos que ela conquistou com sua a simpatia e dinamismo – “marca registrada daquela mulher lutadora, guerreira, que ingressou na política para prestar serviço a sua terra e a sua gente, de quem nunca olvidava”. Ele concluiu rogando a Deus para confortar a todos os seus entes queridos, que lamentam a perda avassaladora que empobrece a política, São Francisco do Conde, a Bahia e a todos nós baianos.

"Perdi uma amiga", lamenta Otto Alencar 
 
O falecimento da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, é uma grande perda para o município e para a política baiana. "Estou profundamente abalado com a morte da minha amiga Rilza Valentim, que a conheci antes de entrar na política e agora, como prefeita, nos encontramos no sábado, em comício, quando ela declarou apoio a nossa candidatura e agora nos deixou", lamenta o vice-governador e candidato ao Senado Federal, Otto Alencar, da coligação "Pra Bahia Mudar Mais".