Política

WAGNER vê conteúdo político da greve mas não vai criminalizar politica

Governador Wagner em coletiva
Terra , da redação em Salvador | 17/04/2014 às 19:16
Governador Wagner e o conteúdo político da greve
Foto: SECOM
  O governador Jaques Wagner (PT) buscou um tom sóbrio na coletiva que seguiu o anúncio do fim da greve da polícia e dos bombeiros militares da Bahia, concedida na tarde desta quinta (17), na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia. Wagner evitou atrelar as reivindicações dos manifestantes com possíveis motivações políticas dos grevistas – um dos representantes da categoria, o vereador Marco Prisco, pertence à oposição (PSDB) e vai concorrer à câmara estadual.

 Ele afirmou que o acordo é resultado de longa negociação que vem sendo mantida há meses e até antes da greve. “Todo movimento é político, não quero insistir nisso. Não há como não ter uma contaminação. A negociação que estávamos fazendo está sendo feita há sete, oito meses. Não vou criminalizar a participação da política”, disse o governador.

Momentos depois do fim da greve, Wagner declarou, sem maiores euforias: “Recebemos a notícia que nos tranquiliza muito de que, com os esforços de alguns intermediários, finalmente os policiais aprovaram, em assembleia, o fim da greve”. 

O governador ainda anunciou que os homens das Forças Armadas e das Força Nacional permanecem na Bahia mesmo com o fim do movimento. Assim, o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinado pela presidente Dilma Rousseff está mantido. “O nosso planejamento não se encerra aqui, temos um feriado pela frente e vamos manter a GLO para uma reavaliação e ter a certeza de que a normalidade foi reconquistada”, ressaltou o governador.

SAIBA MAIS

As tropas federais designadas para reforçar a segurança pública na Bahia começaram a chegar a Salvador na última quarta-feira (16). Os militares estão autorizados a realizar patrulhas, vistorias e prisões em flagrante. O comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, está no comando das operações.
 
Ônibus voltam ao normal amanhã

Já o prefeito de Salvador, ACM Neto, elogiou o entendimento entre o governo do Estado e a Polícia Militar, que levou ao fim a greve de três dias. “Trabalhei e torci pelo fim do movimento para que Salvador voltasse a ter suas atividades normalizadas. Prevaleceu, portanto, o bom senso e o interesse coletivo”.

Os ônibus só voltam a circular normalmente a partir de amanhã, sexta-feira (18), de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador). Hoje (17), segue a determinação do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Bahia de recolher a frota às garagens a partir das 18h, devido ao retorno gradativo dos policiais às ruas. Cerca de três mil ônibus circulam em Salvador e na RMS diariamente, operados por uma média de 15 mil rodoviários.