Política

GREVE DA PM: governo não aprendeu lição e comete mesmos erros de 2012

Soldado é emboscado e morto em Feira de Santana
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/04/2014 às 15:35
Insatisfação geral na base da tropa
Foto: Margarida Neide/A Tarde
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Por mais que deputados da base governista digam que a greve da PM é política e organizada para beneficiar o PSB da senadora Lidice da Mata e o DEM de Paulo Souto, uma vez que seus mentores, chamados de "incendiários" por parlamentares governistas são o deputado capitão Tadeu (PSB) e o vereador Prisco (PSDB) não tem o menor sentido tais afirmativas. 

   2. Evidente que, toda greve é política. Não existe "greve social", "greve filantrópica", "greve justa" ou que outra adjetivação se queira dar. A greve da PM também é politica mas não foi feita para beneficar , nem Lidice; nem Souto.

   3. Pode até beneficiar politicamente, isso é real, o soldado Prisco que vai ser candidato a deputado estadual; e o capitão Tadeu, candidato a deputado federal. Mas, a greve, em sí, vem sendo comentada há meses diante das vacilações do governo do estado em atender a categoria dentro do Plano de Modernização da Corporação com algo mais efetivo.

   4.  Para as associações ganhos reais são melhores salários e equiparação de soldos da ativa aos militares da reserva.

   5. O governo tem apresentando um PL preliminar e ainda em debate que não contemplam essas duas coisas essenciais e fica objetivando ganhos que, ainda que sejam importantes para a Corporação, não são vitais.

   6. Ademais, criar artificios como conceder aposentadoria às mulheres PMs com 25 anos de serviços é colocar nas mãos do contribuinte, de uma forma geral, uma aposentadoria honerosa por pessoas que, quando forem para a reserva, ainda estarão com 43/45 anos de idade, muito jovens e ainda produtivas.

   7. A saída para o governo do Estado, e são duas greves da PM no curriculo do governador Wagner, ele que usou contra-cheges de servidores públicos na campanha de 2006 para alardear que o pessoal vivia a mingua com Souto, é encontrar uma proposta que seja viável e aceitável pelos PMS e os recursos do estado capazes de honrar esses compromissos. 

   8. Sem isso, na base de chamar a Força de Segurança Nacional, decretar a greve ilegal e outros atributos, ainda que a PM volte ao trabalho o fará de cara amarrada.

   9. E aí, quem sofre, como sempre é a população. Se a violência é o calcanhar de Aquiles do governo Wagner com a PM em greve, então, mau agouro se seguirá. Parece que o governo não aprendeu com a lição de 2012.
                                                **************************

  10. Nota da OAB: Considerando a decisão adotada, ontem, por contingente significativo de oficiais e policiais militares da Polícia Militar do Estado da Bahia, no sentido da paralisação da prestação dos serviços de segurança, a OAB vem a público exortar a todos, especialmente ao Governo e às lideranças da PM, que:

  11) Protejam os valores, princípios e regras que emanam da Constituição Federal;

  12) Garantam a manutenção da ordem e da segurança públicas das cidadãs e dos cidadãos baianos;

  13) Empreendam todos os esforços necessários para o retorno rápido e pacífico dos policiais às suas atividades normais;

  14) Combatam a disseminação de boatos pelas redes sociais, especialmente pela internet, evitando provocar pânico na população e os prejuízos dele decorrentes.

  15. Cumprindo sua função institucional, a OAB da Bahia continua à disposição para colaborar no que for necessário para uma solução consensual do impasse, preservando-se a segurança e os direitos dos cidadãos.
Luiz Viana Queiroz
Presidente da OAB da Bahia

   16. Morte de soldado:Com profunda tristeza a Polícia Militar da Bahia informa que nesta quarta-feira (16, por volta das 09h, o soldado PM Thiago Maciel Silva (35 anos), pertencente a Base da Cavalaria da Polícia Militar, no Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), foi assassinado por quatro marginais.
 
  17. O soldado, que estava há três anos e quatro meses na instituição, não estava fardado. Quando foi abordado, ele trajava uma camisa marrom com o símbolo da PM/Equoterapia, sendo reconhecido e levado pelos marginais, a bordo de um veículo Fiat/Uno, cor preta.
 
   18. O grupo sequestrou Thiago Silva na localidade de Fazenda do Batalhão, em Feira de Santana. Imediatamente foram iniciadas as buscas, e o soldado foi encontrado na estrada da Formiga, com várias perfurações de arma de fogo. Ele chegou a ser socorrido por uma guarnição da PM, mas não resistiu aos ferimentos.
 
  19. As investigações estão em curso para capturar os assassinos. Informações sobre sepultamento serão divulgadas após posicionamento dos familiares.