Política

VEREADOR preocupado com consumo excessivo de álcool em Salvador

Vereador propõe várias medidas para mudar essa realidade
| 30/08/2013 às 20:25
Heber: buscando soluções para o excesso no consumo de álcool em Salvador
Foto: Limiro Besnosik

O vereador Heber Santana (PSC) está preocupado com o aumento do consumo excessivo de álcool em Salvador. Ele cita pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2012, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), apontando a capital baiana como a primeira nesse “ranking” negativo.

Para o socialista cristão, “já é sabido que essa é uma questão cultural, mas o consumo excessivo do álcool é prejudicial à saúde. Esse dado reforça a necessidade da discussão urgente dessa questão”. Ele defende medidas para modificar essa realidade: “Como a maior fiscalização da chamada Lei Seca; temos também o Projeto de Lei 33/2013, que proíbe a realização de eventos tipo open bar”.

De acordo com o estudo, cerca de 21% dos acidentes de trânsito no país estão relacionados ao consumo de álcool. “Causando ainda mais uma sobrecarga no Sistema Único de Saúde para atender essas vítimas da forma necessária e urgente. Sabemos ainda que esse número está crescendo assim como o consumo indiscriminado, por isso a nossa preocupação”, diz o edil.

Segundo Heber, essa é uma bandeira levantada pelo PSC há tempos: “O deputado Hugo Leal (PSC-R ) foi o autor do projeto que originou a Lei Seca. Com isso queremos preservar a vida e lutamos para que o consumo não seja excessivo como infelizmente temos visto ultimamente”.