Líder do governo deu essas declarações exclusivas ao BJÁ
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/05/2013 às 21:37
Deputado Uziel Bueno (PTN) conversa com Cacá Leão no plenário da Casa
Foto: BJÁ
A provável CPI do futebol baiano nasce "nati-morta". Ou seja, não vai prosperar. O deputado estadual Uziel Bueno (PTN) conseguiu 24 assinaturas - eram necessárias 21 - e protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça-feira (14), a proposta da Comissão de Inquérito, mas, não consultou as lideranças da Casa.
"A minha expectativa era de que um número maior de deputados tivessem assinado um requerimento que é de interesse de todos os baianos. Uma vez que existe a possibilidade de o Estado está sendo lesado, se for comprovada a sonegação de impostos", afirmou o deputado, por meio da sua assessoria de imprensa.
A Mesa Diretora da Assembleia terá até duas sessões para encaminhar o requerimento à publicação no Diário Oficial. "Após a publicação serão definidos os membros que irão compor esta Comissão. Essa CPI já é uma vitória para o futebol da Bahia, pois esperamos abrir a 'caixa preta' das relações entre empresários, clubes, dirigentes e jogadores", disse Bueno.
O principal alvo da CPI é o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, deputado federal pelo PMDB. O cartola enfrenta acusações de transações escusas e sonegação fiscal, reverberadas por Uziel durante pronunciamento no plenário na segunda-feira.
DEBATES INTERNOS
MAIS APROFUNDADOS
No entendimento do lider da Maioria, deputado Zé Neto (PT), esta CPI está "fora de cogitação" pois teria alvo específico e não tem interesse coletivo mais amplo. Segundo Zé Neto, tanto esta provável CPI proposta por Uziel, quanto a proposta pela deputada Luiza Maia (PT), sobre tráfico de pessoas, não deverão ser instaladas.
"A proposta da deputada Luiza Maia a depender dos arranjos e das conversações pode até acontecer. Quanto a CPI do futebol baiano se for restritiva ao Bahia, um assunto isolado, não teria cabimento. Agora, sendo sobre o futebol baiano nós vamos analisar com calma", frisou.
Zé Neto comenta que a Assembleia Legislativa deverá instalar uma CPI sobre a telefonia num acordo entre as lideranças da Casa, assunto de grande interesse para toda a coletividade.