Colunistas / Crônicas
Jolivaldo Freitas

Carnaval é o diabo ainda mais com essa briga Rui x Neto

Diz que Carnaval é o diabo que Deus abençoou
21/01/2016 às 12:50
 Interessante este embate entre ACM Neto e Rui Costa para ver quem oferta o melhor carnaval para os foliões. Acho que neste quesito, moeda por moeda o prefeito vem perdendo a discussão, a partir do momento em que era melhor seu exército ficar acomodado do que mexer em quem estava quieto. 

   A questão nos mostra, expõe, assegura e garante – e a prefeitura estufou o peito e disse que ia gastar milhões com a estrutura da festa e saiu batendo no governador, quando este observou que o aumento no número de dias da folia e dos espaços não era coisa simples de oferecer segurança.

   Quando passaram a mostrar números o governo estadual jogou na cara quanto custa montar a estrutura policial e de segurança. Mas o que estão investindo estado e município pode dar certo por dois motivos: primeiro que o baiano e quem é de fora tem a certeza de que será um carnaval da maior qualidade e atrações não irão faltar. Segundo que a folia será mais segura. Enquanto brigam prefeito e governador quem ganha é o muvuqueiro que vai cair na gandaia até se esfalfar.

   O bom nisso tudo é que pela primeira vez está sendo inteiramente – das vezes passadas foram apenas atitudes isoladas de glumas estrelas que possibilitaram – beneficiado é folião pipoca: aquele que não tem grana para pagar trios, blocos e abadas, mas que fica espremido pelos cordeiro e haja porrada. 

   O governador deu uma dentro quando contratou aquele dois artistas que mais atraem foliões que foram Ivete Sangalo, que vai levar sua imensa tribo de admiradores e sabe como organizar a festa e Bell Marques, que ainda vive da imagem do Chiclete com Banana, este que deixa solto, deixa o pau correr e quem tiver coragem que siga seu trio – coisa que os preconceituosos dizem que só dá marginal.

   E os verdadeiros marginais são responsáveis pelos altos índices de violência, o que, por outro lado, é fator de limites para a festa. Se o carnaval não tivesse nenhuma ocorrência assustadora, como tiros e facadas, fosse uma festa de Baco, algo pantagruélico e ou no verdadeiro espírito de Momo, não haveria lugar para tanta gente na cidade. 

   Isso porque milhares deixam de vir de outros estados com medo da violência, o mesmo acontecendo aqui dentro mesmo, com gente de outros município. Como muita gente é frouxa deixa de vir. Daí que Carnaval vem a ser coisa para quem tem coragem e não receia o Diabo.